niveis do volume dos potenciometros, como funciona?

    Autor Mensagem
    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # mai/06


    Então galera, vi alguns tópicos e tb agora o forum tem um esquema loko 'mostra possíveis tópicos logo qdo vc vai digitar o título do q vc vai criar ehhehe, muito bom...estilo gmail e tal, usando ajax....parabéns :D

    mas voltando...os potenciometros do meu baixo, pelo q eu vi...nau mtem meio termo...é só desligado, medio ou alto...

    existem potenciometros de marca e tal, sei lá, alguns mais precisos e tal? mudaria alguma coisa no sistema eletrico do baixo ou é só trocar o potenciometro e já era???

    qdo vc compra o q vem, só a peça do volume com os fiozinhos? No caso adoro aquele estilo antiquado e quadrado dos pot do meu sjb75...potenciometros já vem com aquele plástico ou é só a peça mesmo ou vem com aquele plastico tb? se vier...tem como tirar ou é colado?

    ufa...acho q é isso...

    conehc
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    vamos por partes:

    - os potenciometros nao vem com os fios
    - a partede plastico, tambem conhecida por knob, nao acompanha o potenciometro e tem como tirar
    - quanto ao potenciometro ter so 3 estagios, tbm reparei isso no meu shelter, mas isso tem a ver com potenciometros logaritmicos e lineares...

    vc lembra das aulas de matematica, dos graficos logaritmicos de niveis de carbono no aço (hehe brincadeirinha), mas eh daquele jeito... a grosso modo, seria assim:

    linear: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    logaritmico: 1 20 300 400 5000 60000 70000...

    assim, utilizando o logaritmico, vc tem um range mto maior no potenciometro, mas o ajuste fino fica prejudicado, pq a escala dele aumenta os niveis muito rapido, ja com os lineares, vc tem um ajuste fino melhor, mas o range do potenciometro fica comprometido...

    so nao sei qual eh melhor pra cada ocasiao... mas se fosse chutar, colocaria linear no volume e logaritmico no tone

    acho que falei muita besteira... alguem me conserta ai por favor heheheh

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Desculpe mas tenho que descordar hehehe

    O seu ouvido percebe a amplitude dos sinais de forma logarítmica ...
    Se você utilizar um potenciometro logarítmico, vai perceber graduação no seu uso por inteiro...
    Se usar um linear, no final do giro vc vai ter digamos que 70% da diferença... sendo MUITO MAIS DIFICIL ajustar o volume desejado ....
    Compre potenciometros A (logarítmico), se seu baixo for passivo, potenciometros de 250k ou 500k, se for ativo, 25k 50k ou 100k (depende)

    Guto EADG
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    k ohms. hehehehhe

    conehc
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Gabriel Simões
    entao imagino que eu tenha trocado as coisas... logo, o lagaritmico qe e consigo ter mais precisão?

    Guto EADG
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    conehc
    eh q pra termos de audio um potenciomentro linear nao eh bom.. pq o ouvido humano nao eh "linearmente sensivel"... sacas?

    conehc
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Guto EADG
    sim... vivendo e aprendendo! ja mudei hoje uma coisa que eu sabia errado...

    mas entao, como conseguir um ajuste mais preciso em determinados potenciometros? um um valor de kohms mais alto ou mais baixo?

    Guto EADG
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    conehc
    http://trombeta.cafemusic.com.br/trombeta.cfm?CodigoMateria=1172



    talvez estejamos lhe falando bobagem...

    conehc
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Guto EADG
    ai que ferrou tudo... eu tava certo ou errado? heheh pq segundo la, eh o que eu falei, o linear eh progressivo e o logaritmico eh no salto... pra falara verdade nem me baseei em nada pra falar isso... so na logica da matematica e da fisica (ja sabia como funcionava um pot antes)...

    ai fica a duvida... e la falava que os mais usados nos baixos sao os lineares... ta certo isso?

    Luizclaudiobarboza
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Kamui_Sakeu
    se conselho fosse bom...
    mas já que estamos em um Forum:
    não sou Luthier mas sou formado em eletronica e embora a muito não mexa mais em componentes eletricos, aconselho a não trocar o valor do Potenciometro pois por mais economico que o seu baixo seja, alguem calculou e resolveu que este ou aquele valor e mais adequado para tal fim.
    existem varios modelos de equalizadores no mercado que irão suprir essa necessidade de uma melhor regulagem de timbre, não sendo necessario mexer no valor do potenciometro.
    quanto a linear ou logaritimo a regra e simples:
    volume sempre logaritimo
    timbre sempre linear

    esta e uma visão eletronica da coisa, pode ser que algum luthier genial tenha uma visão diferente , mas acredito que seria um caso muito expecifico

    Guto EADG
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    eh o que eu falei, o linear eh progressivo e o logaritmico eh no salto...

    mas isso eh verdade..... ng descordou disso. o q eu nao sabia era q se usava linear no potenciometro de timbre.... pra mim ambos eram logaritmos.

    Guto EADG
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    apesar de q isso faz bastante sentido...

    Guto EADG
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    pensando melhor.. todo sentido.

    Luizclaudiobarboza
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Guto EADG
    eh o que eu falei, o linear eh progressivo e o logaritmico eh no salto...
    sim e isso mesmo o linear e gradativo, já o logaritimo e no salto.

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    hummm...acho q entendi os esquemas...bom...mas se d'a pra ter um ajuste melhor no proprio empli e coisas assim entao t'a tudo bem...'e q meu ampli 'e tao fraquinho q d'a at'e dozinha :P


    vlw galera!

    Luizclaudiobarboza
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Kamui_Sakeu
    voce pode usar um pedal de equalização.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/31270/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a niveis do volume dos potenciometros, como funciona?