Autor |
Mensagem |
rickalencar Veterano |
# mai/06
· votar
Bem eu não sei muita coisa mesmo, eu não li sobre isso.
Eu sei esse poco de escala, pois li em alguma dessas revistinhas de cifras.
Mas vê se entendi.
Na escala de Dó maior, se tocar a 1ª e a 3ª, toquei 2 tons, pois foram 4 semi tons de diferença de um para o outro.
E na escala de Lá, 1 tom e meio.
Só que tenho uma impressão que ta tudo errado, rsss.
Mas vou estudar isso tbm.
Valew Leandro.
|
LeandroP Moderador |
# mai/06
· votar
rickalencar
Não está errado não. Era isso que eu queria ler. Você percebeu, através da contagem de tons que mesmo sendo terças em ambas as escalas, elas são diferentes em tons (ou em semitons, tanto faz) e na sonoridade. Uma parece ser mais alegre e outra mais triste.
A distância das terças são diferentes, o que faz uma ser maior e outra menor.
Simples, já classificamos este intervalo: terça menor (1,5 tons, ou 3 semitons) e terça maior (2 tons, ou 4 semitons).
3m = 1,5
3M = 2,0
Tá afim de classificar os outros intervalos dessas duas escalas (dó maior e lá menor) ?
|
rickalencar Veterano |
# mai/06
· votar
Cara eu respondi isso ontem a noite, hj de manhã, li sobre escalas, num outro método, e aprendi a nomear os intervalos.
Ao invés de 1 tom e meio, é 3ª menor, ou 3m como vc colocou.
E ao invés de 2 tons, é 3 maior, ou 3M como vc colocou.
Eu to afim sim de classificar os outros intervalos.
Quais são???
Abraço...
|
Guto EADG Veterano |
# mai/06 · Editado por: Guto EADG
· votar
Nome Distância Exemplo
Segunda Menor (2m) 0,5 tom C – C#
Segunda Maior (2M) 1,0 tom C – D
Terça Menor ou Segunda aumentada (3m)
1,5 tom C – Eb
Terça Maior (3M)
2,0 tom C – E
Quarta Justa (ou Quarta Perfeita)
(4J) 2,5 tom C – F
Quarta Aumentada ou Quinta diminuta
(5°) 3,0 tom C – Gb
Quinta Justa (5J)
3,5 tom C – G
Quinta aum. Ou Sexta Menor
(6m) 4,0 tom C – G#
Sexta Maior ou Sétima dim.
(6M) 4,5 tom C – A
Sétima Menor (7) 5,0 tom C – Bb
Sétima Maior (7M) 5,5 tom C – B
Oitava 6,0 tom C - C
No braço do baixo:
OITAVAS - Exatamente a mesma nota, só que com o dobro da frequência
(no caso de mais aguda) ou o dobro (no caso de mais grave). Muito
importânte quando se usa o "slap n´ pop"... bate o dedão na nota e faz
o pop (puxar a corda por baixo) na oitava.
G |-----|-----|-----|-----|-----|--8--|-----|...
D |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
QUINTA - A quinta é componente principal em quase todas os acordes,
em qualquer acorde que você digite uma quinta existe grande chance de
que feche perfeitamente com o som... também é util no slap´n´pop.
G |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
D |-----|-----|-----|-----|-----|--5--|-----|...
A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|--5--|-----|-----|-----|...
TERÇA MAIOR - Fecha quase com todo acorde maior, é a nota que diferencia
um acorde maior de um acorde menor.
G |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
D |-----|-----|--3--|-----|-----|-----|-----|...
A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
E |--3--|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
TERÇA MENOR - Idem a 3a maior, só que para acordes menores.
G |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
D |-----|--3--|-----|-----|-----|-----|-----|...
A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|--3--|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
SÉTIMA DOMINANTE (ou menor) - Fecha com diversos acordes, principalmente
acordes em sétima e em Blues. Tem o sentido de tenção, ideal para fechar
compassos ou voltar a tônica.
G |-----|-----|-----|--7--|-----|-----|-----|...
D |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
A |-----|--7--|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
[T]
O MAPA COMPLETO.
G |-5P--|-6m--|-6M--|-7m--|-7M--|-8---|-9m--|...
D |-2M--|-3m--|-3M--|-4P--|-4+--|-5P--|-6m--|...
A |-6M--|-7m--|-7M--|-XXX-|-2m--|-2M--|-3m--|...
E |-3M--|-4P--|-4+--|-5P--|-6m--|-6M--|-7m--|...
Ps. - m = menor
- M = maior
- P = Justa
- + = Aumentada
|
LeandroP Moderador |
# mai/06
· votar
rickalencar
É por aí mesmo. O Guto EADG postou os intervalos da escala de Dó maior como exemplo. É importante entender o exemplo acima, mas também não deve ficar por aí. Transporte pra outras tonalidades e procure classificar os intervalos de toda escala que você ver pela frente. A princípio pode não significar muita coisa, mas é de extrema importância que você tenha este assunto em mente, pois só assim poderá agir com firmeza quando ver um C7 ou quando ver um acorde com nome bem cabeludo.
|
rickalencar Veterano |
# mai/06
· votar
Blz
Valew pela ajuda de vcs ...
Agora ja to ligado nesses acordes C7, C7M, C7/9...
E o melhor é que sei o pq deles serem assim !!!
Abraço ...
|