Onde Ligar um Baixo Passivo?

    Autor Mensagem
    xTec
    Veterano
    # ago/03


    Onde Ligar um Baixo Passivo?
    R: Na entrada de plug
    QUAL?
    eu gostaria de sabe se deve-se ligar na High ou na Low!

    MthS
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    eu ligo o meu na HIGH.. num sei se ta certo, mas o som sai melhor q no LOW! hehehe

    xTec
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    MthS
    sério?
    aki no high sai mais baixo q no low
    poe isso eu uso low

    MKazan
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    xTec
    pode ligar em qqer uma.
    o High vai te dar todo o ganho do amp.
    o Low (na maioria dos casos) vai te dar metade do ganho, por isso ele é destinado aos instrumentos ativos.
    porém, talvez vc prefira o som do low. liga em um, depois liga no outro e vê qual vc prefere.

    xTec
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    MKazan
    tipo o maximo do high é metade do low ou menos.
    o low é muito alto
    o high mesmo com tudo no maximo.. baixo trebles mid e tals fica baixo

    MKazan
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    xTec
    então seu amp ta ao contrário.

    xTec
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    MKazan
    valew.. mas então não estraga se eu usa 1 ou outro?
    só estraga se for ativo?

    MKazan
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    xTec
    com passivo não estraga não.
    com ativo, pode ser que estrague, como pode ser que não estrague.

    xTec
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    MKazan
    ae valew.

    ordic
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Meu STANER GS 150 é mais alto o High do que o Low. Ligo meu passivão no High, hehehehe

    Ronin
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    com ativo, pode ser que estrague, como pode ser que não estrague.
    Iso vai depender do ganho do seu captador... ou seja, alguns captadores, mesmo ativos, tem um ganho maior ou menos que outros também ativos (com os passivos também).

    A diferença entre as duas entradas é que uma recebe o sinal normal e a outra corta cerca de 10dB do sinal (alguns amplis cortam 20, outros 15... em alguns amps ao invés de LOW na entrada está escrito -10dB). Alguns baixos, normalmente ativos, tem o sinal tão forte que ele clipa na entrada, ou seja, satura o sinal antes mesmo do pré-amp, gerando distorção... neste caso, apela-se para a saida HIGH com corte no ganho.

    Meu antigo baixo... o Curbow com captação Bartoline era phoda... tinha uma captação com o ganho tão absordo que não tinha ampli que aguentasse... pedaleira então, nem pensar... saturava tudo, mesa, ampli, pedal... fui descobrir bem depois que ele tinha um potenciômetro (escondido na parte de trás do baixo, junto com a bateria do captador) que controlava o maldito do ganho... dei uma reduzida e ficou tudo ok.

    Luizinho
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Olha velhinho HIGH significa entrada de ALTA impedância e LOW entrada de BAIXA impedância, um baixo passivo emite menos sinal do que um baixo ativo, logo ele precisa de uma entrada que seje muito sensivel para captar os sinais que no caso é a entrada HIGH. E para o Baixo Ativo ele usa uma bateria e um circuito que amplifica o sinal, então ele não precisa de uma entrada tão sensível assim então a mais indicada é a LOW (algumas pedaleiras e alguns pedais também emitem sinais fortes então é bom liga-los na entrada LOW).
    Se você ligar um baixo Ativo na entrada HIGH provavelmente o som vai sair meio saturado e talvez não seje o som original dele que você vai ouvir. E se você ligar o Passivo no LOW o som vai sair baixo porque a entrada não vai dar conta de captar todo o sinal do baixo...
    OK, então é Passivo no HIGH e Ativo, algumas pedaleiras e pedais no LOW.

    Ronin
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Luizinho
    Véio... nesta de impedância vc viajou legal... não tem nada a ver com impedâncie, que, (alguém me corrija, por favor!) é igual em ativos e passivos. Até onde um técnico me explicou uma vez (ele era meio tosco... então a info pode estar errado, o MKazam é a melhor pessoa para esclarecer) quando a impedância é menos o sinal é mais potênte e vice versa... o que vai contra o que vc escreveu aí.

    High e Low é ganho mesmo...

    Tive dando uma pesquisada e descobri o problema... o problema é como cada empresa trata o termo ganho: algumas tratam como o ganho do baixo, ou seja, passivo = baixo ganho, ativo = alto ganho... ou seja... a entrada com o volume mais baixo é a High...

    Outras, como a Peavey, tratam como o ganho do amplificador... ou seja High para instrumento passivos (que precisam de um ganho maior) e Low para ativos (que necessitam de menos ganho)... no caso do Peavey TNT (que foi o manual que pesquisei) a diferença entre o ganho das duas é de 6bD... mas não diz se é um ganho maior na entrada HIGH ou se é um corte na entrada LOw...

    Algumas empresas, mais espertas, usam o termo "Ative" e "Passive" nas inputs, para evitar qualquer tipo de confusão. Ou ainda, como já ví em alguns cabeçotes... ele possui apenas um input, mas possui um botão ao lado para fazer o corte de ganho necessário para instrumentos ativos.

    Ronin
    Veterano
    # ago/03 · Editado por: Ronin
    · votar


    Coletando mais informações...

    O Luizinho está certo no lance das impedâncias... além do ganho, a impedância também muda entre as entradas... no caso do Peavey é de 220K Ohms na HIGH (para passivos) e 44K Ohms para o LOW (ativos). Ou seja... o Luizinho também estava correto nas afirmações dele.

    Na verdade... como os lances são interrelacionados... Ganho e impedância acabam se tornando, neste lance, variações do mesmo tema.

    MKazan
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Ronin
    o q o Luizinho falou não está totalmente certo, assim como não está totalmente errado.
    existe sim essa diferença de impedancia entre as entradas Hi, e Lo.
    mas o lance é o seguinte. na entrada Hi, o sinal passa direto para o buffer de entrada ou pré amp (alguns amps tem buffer na entrada, outros não).
    a entrada Lo, tem um divisor de tensão antes do buffer.

    é tudo relacionado.
    por exemplo, meu Laney tem uma entrada com 500k e outra com 1M (o que daria 1000k).

    a propósito Ronin, o "k" é minúsculo.

    outra coisa, aquele lance de que pode ser que estrague e pode ser que não, não depende só da tensão de saída do pré amp do baixo (ou do captador ativo). Depende mais é da "fragilidade" (na verdade tem outro nome, mas agente pode encarar como fragilidade) da base do transistor que estiver na entrada. Alguns aguentam uma tensão mais alta que outros. Os que aguentam tensões mais altas, demoram mais para queimar. os que não aguentam tanto, queimam com mais facilidade.

    Ronin
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    MKazan
    Valeu pelos esclarecimentos...
    Ainda bem que sempre podemos contar com você sobre estes assuntos mais técnicos.

    Ronin
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    a propósito Ronin, o "k" é minúsculo.
    Hehehee... o pessoal da Peavey precisava contratar você (o que não seria má idéia, né?!). Pois no manual do TNT o k está maiúsculo. :)

    pagode alto astral
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    não fala TNT que o pessoal ta abreviando Tonante desse jeito aqui no fórum...kkkkkkkkkkkkk(tudo minúsculo)

    MKazan
    Veterano
    # ago/03 · Editado por: MKazan
    · votar


    Ronin
    k minúsculo é igual a 1000. agente usa como prefixo para não ter que escrever 1000 (economiza caracteres)
    K maiúsculo significa Kelvin, unidade de medida de temperatura no SI (Sistema Internacional de Unidades)

    MKazan
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Ronin
    Valeu pelos esclarecimentos...
    Ainda bem que sempre podemos contar com você sobre estes assuntos mais técnicos.

    Ow véio! Abração ae procê!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Onde Ligar um Baixo Passivo?