Baixo acustico ou violão

    Autor Mensagem
    Gabriel Ventura
    Veterano
    # abr/06


    Sou baixista e sempre que vou vazer umas brincadeiras acusticas uso um violão para fazer o baixo das musicas, não fica muito bom mas dá pra enganar...Estava afim de comprar um baixolão mas escutei muitas pessoas falando que n da para acompanhar um violão em lugares abertos com a maioria dos baixolões...Gostaria de saber se vale mais apena comprar um baixolão ou comprar um violão quando for fazer essas brincadeiras...



    (Sei que se for o violão estarei abrindo mão de tecnicas como slap e outras, mas tudo bem vale pela brincadeira pois no momento estou mais interesado na altura do instrumemto)

    Renato Dell
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Compra o baixolão
    Mais tarde você compra o violão, se não é tão importante assim

    brgodie
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    eiiii... tenho um violão aqui com o braço quebradoo...
    será q tem como eu colocar outro tipo de baixo.. e sei lá.. transformar num baixolãoo.. só pra brincar mesmo?

    polakinho
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    brgodie
    acho que não cara...e se der acho que não vai compensar :P

    polakinho
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Gabriel Ventura
    mais vc ainda num tem violão?
    se nção tiver compra um...é legal brincar com violão...caso contrario pega um baixolão :P

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Gabriel Ventura

    1. "Sou baixista..."
    Gil: Prefira então um baixolão.

    2. "...e sempre que vou vazer umas brincadeiras acusticas uso um violão para fazer o baixo das musicas, não fica muito bom mas dá pra enganar..."
    Gil: Mesmo assim, com o baixolão é melhor.

    3. "...Estava afim de comprar um baixolão mas escutei muitas pessoas falando que n da para acompanhar um violão em lugares abertos com a maioria dos baixolões. Gostaria de saber se vale mais apena comprar um baixolão ou comprar um violão quando for fazer essas brincadeiras..."
    Gil: Meia verdade. Nem mesmo um violão para concertista responderia bem em lugares abertos.

    4. "...(Sei que se for o violão estarei abrindo mão de tecnicas como slap e outras, mas tudo bem vale pela brincadeira pois no momento estou mais interesado na altura do instrumemto)"
    Gil: Se o interesse fosse a harmonização, tudo bem um violão. Mas como voce é baixista e quer brincar com o grave-baixo-pedal, então opte pelo baixolão. So não pense que ele serve para slap e coisas do tipo. Até "dá pra fazer" mas baixolões não timbram bem pra isso. Na verdade, não foram feitos para slap.


    brgodie
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    realmente se vc quer só pra brincar o baixolão é o melhor... é até uma opção de timbre q vc pode ter... como disse o Gilberto Ribeiro não foi feito pra slap..... e também ao lado de um violão o som parece sumirr... vc tem q descer a pancada pra fazer presença com ele.. geralmente o pessoal leva um daqueles amplis pequenos juntos...

    só q, eu te aconselharia no caso de vc nãoooo saber tocar violão... comprar o violão e tentar aprender... é sempre valioso conhecer outros instrumentos... e também vc pode aprender muito sobre acordees..

    Bero Vidal
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Gabriel Ventura
    Gostaria de saber se vale mais apena comprar um baixolão ou comprar um violão quando for fazer essas brincadeiras...

    Tudo vale a pena
    Quando a grana não é pequena

    isaqueras
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    po...tenho a mesma duvida. To afinzao de comprar 1 baixolao prakeles churrascos de fim de semana. Ontem fizemos um som e eu no violão da mesma forma q vc.
    Os baixolão q testei, todos tem um volume nada acústico. Vix q merda falei agora! Mas é verdade! N dá a acustica de 1 violão. talvez se as cordas fossem mais finas, mas ai... foge do contexto.

    brgodie
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Bero Vidal
    Tudo vale a pena
    Quando a grana não é pequena


    HUAHAUHAu.... qse um fernando pessoa do contrabaixo!

    Minow
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Gabriel Ventura

    se nao for amplificado vc quase nao ouve ele junto de um violao (ou qqr outra coisa)

    moog
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    o azzarini uma vez disse algo sobre tamanho do corpo do baixolão... ele disse q tem um... naum me lembro o nome mas é nacional com um corpo maior... q ta mais som... pergunte a ele... acho q ele tem ou teve mais de um e pode te informar... (acho q é del vecchio a marca do q tem um som mais alto)

    FBassist
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Não vai ter ressonância (volume) por causa do pouco tamanho da caixa acustica do violão, alem das cordas ficares frouxas demais por causa da curta escala, alem disso não vai ter tarraxa que aguente, sem falar do sufoco para passar as cordas no orifício da ponte.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Eu acho que depende muito do nível de qualidade dos instrumentos envolvidos no caso.

    Se você vai com um Baixolão Strinberg ou Crafter e o cara vem de palheta com um Martin 045 por exemplo, logicamente o som do baixolão vai ficar totalmente encoberto.

    Mas sendo realista, acho que em churrasco muiiito pouca gente vai de violão Martin... Então se for um violão comum, o som fica parelho sim, principalmente se for cordas de nylon dedilhado no violão.

    Se você usar uma palheta no baixo e uma pegada mais forte com a mão direita ai o som fica bem parelho.

    Se o cara meter a mão de palheta em violão de aço, fica difícil alguém escutar o baixo.

    Mas num lual aberto de noite à beira da fogueira acho que até o Martin perde amplitude sonora.

    Portanto tudo depende do clima em que o som irá rolar.

    Mas ter um violão e um baixolão acho fundamental. Ensaiar em casa sozinho com o baixolão é muito mais prático.

    Não precisar buscar ampli, cabos e ligar o baixo já é ponto para o baixolão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixo acustico ou violão