A qualidade do SX SJB 75 e do Fender Mexicano

Autor Mensagem
leomezz
Veterano
# abr/06 · Editado por: leomezz


Gostaria de saber a opinião dos Luthiers e dos membros deste fórum, do ponto de vista técnico, a respeito desses dois contrabaixos, coisas do tipo qualidade do madeiramento, processo de construção, acabamento e timbragem. Se tivessem que escolher entre um e outro, qual ficaríam e porquê?

maikonbass
Veterano
# abr/06
· votar


leomezz
Mano ja toquei umas cinco vezes no fendermexicano e achei uma bosta, a variedade dotimbre 'e bem limitada, vc pod mexer qto for q nao muda muita coisa.....ele 'e meio agudo, sem peso..sei la..naum gostei nao...meu tagima tg606 tem um timbre muito melhor.......

Os mexicanos dizem q 'e o pior dos fenders...

o outro ai eu nunca toquei.....mas sei la 'e bom vc testar os dois e v qualeq 'e!!

valew

leomezz
Veterano
# abr/06
· votar


maikonbass
Hummm....ok valeu pelo post..
abç

THE BASSMAN
Veterano
# abr/06
· votar


Oi amigo,
tenho um sjb 75, ja acahava q tinha um bom som original, mas faltava um pouco de timbre, um timbre mais encorpado, se me entende, tinha um bom volume estalava, mas depois q instalei captadores di marzio modelo j nele, ficou muuito bom!! um som encorpado, presença mesmo!!
nao pagaria o preço de um fender mexicano!! so pelas letrinahs lindas do headstok!! muito menos squier!
um abraco!!

conehc
Veterano
# abr/06
· votar


THE BASSMAN

onde e por quanto vc comprou os seus di marzio? qual foi o tamanho deles? Num perdeu mto do timbre um pouco "vintage" do baixo nao? Eu tava pensando em colocar uns ultra jazz no sx q eu acabei de comprar....

THE BASSMAN
Veterano
# abr/06
· votar


ola! conehc,
os di marzio comprei a muitos anos na loja Leimar quando ainda era na rua bandeirantes, hj é na av rebouças, paguei na epoca um preco muito bom US$ 100,00, o modelo j, me parece um modelo mais simples da di marzio , mas é muito bom, com cverteza bem melhor do q os originais do sx, q sao coreanos!
esses capas estavam em um outro baixo meu e resolvi colocar no sx por se de melhpor qualidade!
quanto ao tamanho pude perceber q sao ligeiramente mais estreitos q os caps originais do SX, pq houve uma pequena, pequena mesmo, sobra de espaço no escudo, mas nao me importa pq vou mandar fazer um escudo tipo tortoise p ele!
o timbre, ficou muito mais encorpado, aveludado ,macio, se assim posso descreve-lo!! valeu muito a pena!! mas isso e uma questao pessoal tb!!
pesquise! converse c mais propietarios de shelter!!
um gde abraço

THE BASSMAN
Veterano
# abr/06
· votar


Olha! tem um topico nome: baixo de ate 700reais. onde um colega diz q te,m um SX c caps ultra jazz e ta curtindo muito!!

leomezz
Veterano
# abr/06
· votar


THE BASSMAN
Legal mano...por enquanto estou muito satisfeito com o meu SX caps originais. É que ocorreu essa comparação entre o SX e o Fender Mexicano para saber se, do ponto de vista técnico, não o pessoal, vale a pena investir num SX 75 em favor de um Fender Mexicano. É que estou tentando explicar a um colega meu que só pelo fato de estar escrito Fender no Headstock não quer dizer que é um que tenha a qualidade da dos anos 70, 80...e que um SX, do ponto de vista técnico, pode ser melhor do que o Mexicano. Aguardo mais posts para poder ter argumento para convecê-lo. Não o estou convencendo a comprar um SX, mas tentando mostrar que nem tudo é o que parece ser.
Abç a todos e feliz Páscoa

Celso Pupio
Veterano
# abr/06
· votar


Estou interessado em comprar esse SX. Só tenho lido bem a respeito dele.

Bom, alguém já ouviu falar dos captadores NBS? Eu tenho esses caps num Eagle Jazz Bass (que vou vender). Será que convém eu pegar o SX e colocar os caps NBS ou, mais pra frente, "turbiná-lo" com outros caps mais "renomados"?

Aliás, quem souber, coloque aí pra gente boas opções e preços aproximados de captadores pra turbinar o SJB 75... pra ter uma idéia.

Valeu pessoal, até mais.

leomezz
Veterano
# mai/06
· votar


Celso Pupio
Seguinte, testei o Mexicano....o SX tem muito mais brilho, além de um som mais encorpado, mas o Mexicano, quando bem regulado, cordas novas e tal, tb tem altos timbres.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# mai/06
· votar


Celso Pupio

ouvi uma demo em algum lugar desses captadores... são muito bons, com certeza vai cair super bem no Sx... q eh mil vezes melhor q Eagle neh... hehhee...

FesterM
Veterano
# mai/06
· votar


Olha cara, existem vários modelos de Fender fabricados no méxico. generalizar dessa maneira fica meio complicado.
Existem alguns q são piores que um SX todo original, mas também existem outros melhores. Dê uma olhada no Deluxe Active Jazz Bass que é fabricado no méxico e vc vai sacar do q eu estou falando.
Como ja foi ditos várias vezes nesse forum, se existem diferenças de qualidade de acabamento e som entre dois baixos da mesma marca e modelo, imagine então entre modelos diferentes.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# mai/06
· votar


FesterM

Deluxe Active Jazz Bass

Não tem nem como comparar ai neh vei, eh um baixo ativo e tal, outras caracteristicas... o q a galera tah falando eh do passivão (eu acho)...

rushrush
Veterano
# mai/06 · Editado por: rushrush
· votar


leomezz
Pelo que sei os Fenders mexicanos tem o corpo em Alder e um circuito construído apenas para esse modelo. Ou seja...
Sinceramente, já toquei em alguns vários fenders mexicanos e de Fender eles só tem o braço de toco, pq o som não existe.
Já os Shelter, toquei em um uma vez e também toquei em um SX (são instrumentos de MARCAS diferentes), e achei ambos superiores aos Fenders mexicanos. Não são o meu tipo de instrumento mas são sim bons instrumentos levando-se em consideração o preço e sem dúvida tem mais som que o Fender Mexicano. Isso não é gosto e sim fato. Um tem som e o outro não tem. Basta ouvir.

alexafavilla
Veterano
# mai/06
· votar


leomezz

Cara... o SX é melhor. Mas agora. è um baixo de 600 reais (media)
Ou seja. tem seus contras. nao adianta querer milagre.

O acabamento dele é falho as vezes. detalhes. Mas tem defeitos em mtos. o captador é com mas obimnete tem de ser melhorado. os trastes nao vem mto bem nivelados. mas enfim. nada que nao valha a pena investir ja que ta pegando por tao pouco. Vale infinitamente mais a pena. Sem contar que , pra quem curte, ele tem a pegada bem bem bem parecida com a do fender Marcus miller/ fender 70 em geral.


bem legal :P

conehc
Veterano
# out/06
· votar


leomezz
Cara, ressucitei seu topico do nada aki... ta surgindo a possibilidade de no ano que vem eu trocar meu baixo por um fender mexicano...

quais foram as conclusoes que vc chegou? vc testou um lado a lado com o outro?


no meu caso, (ajudem ai) eu to pensando em trocar meu shelter (ta todo original) por um Fender Deluxe P Bass Mexicano

nao tem como testar mesmo... nao achei em lojas, e to tentando achar um eito de importar ele dos estados unidos (mesmo pagando os 60% de imposto ainda vai sair na faixa de 2500 - o mesmo preço de um jazz bass mexicano novo)...

vcs acham que compensa eu fazer uma coisa dessas pro ano que vem?

rushrush
Veterano
# out/06 · Editado por: rushrush
· votar


conehc
Cara vc não leu as opiniões do tópico?
Fender Mexicano não presta!!!! De Fender ele não tem nada.
Esqueçe esse toco e pega um bass de verdade com essa grana.

conehc
Veterano
# out/06 · Editado por: conehc
· votar


rushrush
tipo qual? tipo um bom ampli?

olha so... achei um fender jazz bass japones special por 1200.... so basta saber se ele nao eh feio como a fome ou ta so o caco...

THE BASSMAN
Veterano
# out/06
· votar


conehc

Caraca, tá barato esse ai heim!!! eu adoro esse bass, é o mesmo q o cara do guns usa ou usava sei la, nao escuto esse soma anos....
Se estiver bom, eu particualrmente acho mais negocio. se bem q lendo o topico, vi q eu mudei um pouko minha visao, outro dia peguei um fender mexico modelo signature do sting e achei muito bacana, gostosod e tocar,a cao baixinha...bom acabamento.....Na verdade o instrumento tem que ser bom p o proprio musico neh...eu conheço caras q tem Squiers e estao muito satisfeitos, e realmente tiram um otimo som deles...
Se sabe q eu tenho um bass igual ao seu, e euate trocaria ele pelo Squier precision special q toquei a uns dias tb...achei demas o bass...
Abç

leomezz
Veterano
# out/06
· votar


conehc
Seguinte, amigo...
Atualmente estou com um Fender mexicano lá em casa. Estou regulando para um amigo meu. Sem sombra de dúvidas, o SX casou muito mais às minhas expectativas. Eu buscava um som do tipo do Marcus Miller e encontrei no SX, claro que não é igual, mas muito semelhante o timbre. O que o Fender mexicano tem de melhor é a parte elétrica e os captadores, mas mesmo assim, não me convence com relação ao timbre, prefiro o SX.
Os caps do mexicano são de 500K, o que dá um ganho um pouco maior, mas isso você equipara no volume do ampli.
Pra bater o Jazz Bass da SX, só a fender nos modelos Standard pra cima.
Abç.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# out/06
· votar


conehc

se naum querer o bass mexicano.... troca a captação e compra uns pedais pro Sx... eu faria isso... vlw

FBassist
Veterano
# out/06
· votar


leomezz
cara, o ganho do seu sx tb é baixo??? eu achei o ganho dos caps originais dele baixissimos... será que os pots dele são de 500 tb??? to tendo que ligar meu amp d e150w no talo pra tocar com a banda... coisa que eu nucna fiz...

conehc
Veterano
# out/06
· votar


AnDerSon_BoLLo
eh... to vendo em comprar um hartke ha2500... ou entao quem sabe um bdi e uns fender custon shop 60

FBassist
eh... o ganho do meu eh baixo tbm... ate meu tonante da um volume mais alto... ja fiquei mto puto com isso no inicio, mas ah, agora ta de boa, ja acostumei...

FBassist
Veterano
# out/06
· votar


conehc
mas deve ter algum jeito de aumentar esse ganho... não é possivel, até aquelss eagles podrões tem um ganho mais alto... aposto que é os pots... deve ter laguma coisa ali dentro....hehehe

conehc
Veterano
# out/06
· votar


FBassist
ah, isso eu nao sei.. o ganho vem do captador, mas talvez trocando uns potenciometros, uns capacitores, aumente o ganho - e de quebra o brilho...

ah, vc sabe quais e de qual valor sao os pots do sx? eu to desconfiando que o meu pot de tone eh log e nao lin... un linear ajudaria a ter uma variação de tone mais suave... mas acho que perderia um pouco de brilho, nao sei.. alguem poderia explicar isso direito ai... o que eu sei sobre isso nao tenho mta certeza...

FBassist
Veterano
# out/06
· votar


conehc
cara, eu acho que o sx tem mtooo brilho, ele da um pau no meu outro baixo que tem circuito ativo! huehushushue

a questão do pot de tone, eu acho que aquele não é um linear, pq ele só da diferença no finalzinho...

eu to usando o meu sx com o botão de pot no meio... se eu coloco tudo fica igualzinho o timbre do baixo do marcus miller... atrapalha um pouco no pizzicato, mas pra slap é otimo!!!

FBassist
Veterano
# out/06
· votar


conehc
ah, só pra vc ter uma ideia do que eu to falando... recentemente eu toquei numa torre da mateoro (falantes de aluminio) e coloquei aqueles booster de agudos, pra vc ter uma ideia, meu sx ficou pau a pau com o timbre do baixo do geddy lee! hueuhshushuehu parecia que eu tava no rush in rio... tava demais o som!!! no dia anterior eu tinha deixado as cordas bem baixas e ajudou muito nesse timbre final... o.O

THE BASSMAN
Veterano
# out/06
· votar


FBassist
conehc

Caras, sem duvida há algo de estranho....nunca ouvi essa rclamação de ganho nos caps originais...será q estão cagando no Sx?? porra pra falar ma coisa p vcs...qdo comprei o meu, eu nem queria trocar, pq achava otimo o som, e tocava com banda, num ampli chamado mikassim, com uns 20 anos de uso, estourado e nao precisava colocar no talo.....
estranho demais, :(
O_o

conehc
Veterano
# out/06
· votar


THE BASSMAN
heheh a falta de ganho nao eh taaaooo perceptiva assim nao... eh apenas um pouco de volume a mais q vc tem que colocar no ampli,so isso... nunca tive nenhum problema... eu estranhei foi no inicio, mas agora ta tudo tranquilo... ah, a primeira vez que eu fui tocar num gk 800rb com ele, eu nao tinha acionao do filtro de corte de medios, o captador da ponte tava dando altas microfonias... mas assim, volume amais nunca eh demais... compare o seu baixo com esses dimarzio com a captação original... ela eh mto mais fraca (em volume)

THE BASSMAN
Veterano
# out/06
· votar


conehc
pow , o bass do fbassist, eu testei ele na loja, antes de enviar, e caras, vou falar viu.....ligado num hartke A 100, tava de arrepiar o cabelo meu.....ahauhauha mas certamente os emus caps tem um ganho maior, issoe uma caracteristica dos caps ceramicos, mas prefiro ainda o timbre dos alnico.....
aquelas coisas, volume, saida gira o botao "master" p direita q resolve ajahahahau
abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A qualidade do SX SJB 75 e do Fender Mexicano