Fender ou DiMarzio?

    Autor Mensagem
    Letargico
    Veterano
    # fev/06


    Desculpe se esse for mais um tópico parecido com algum antigo, mas não acompanho o fórum regularmente...

    Tenho um Shelter JB 75 e estou pensando em trocar os caps dele. Minha dúvida está entre os kits Fender Custom 60s, Fender Noiseless e o DiMarzio Ultra Jazz. A diferença de preço entre eles não é tanta, portanto quero comprar realmente o melhor para o que vou usar. Esse será meu baixo para tocar rock, indie rock e stoner... Estou mais inclinado para o DiMarzio, mas quero apurar opiniões antes de tomar alguma decisão, já que ainda não pude testar nenhum deles e provavelmente comprarei pela internet.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Se não pode testar nenhum deles, conselho: não compre nenhum.
    Como você vai pagar por algo que nem sabe se gosta? nem sabe se vai causar diferença e se essa diferença será pra melhor (em relação ao seu gosto).
    Procure lojas e instrumentos e depois tire as suas conclusões ok?
    Abraço
    ps: já existem inumeros tópicos sobre essa mesma pergunta, por favor, use a busca do site.

    Sabbath_Maiden92
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    fender

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    olha, se vc chegou a abrir um topico referente a escolher, ou fender, ou dimarzio, vai pela cabeça da maioria. compra fender. dificilmente vc vai se arrepender. tem o som bom... pior nao fica, eu garanto. compra pelo nome. tem maior preço de revenda. o dia q vc cansar do baixo, vc pode vender por um preço bem interessante por causa dos caps. a mulecada conhece mais a marca fender do q dimarzio. fender enche mais o ouvido. vai nos fender.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Não por isso. os captadores dimarzio ultrajazz são mundialmente mais utilizados como direct replacement de fender jazzbass e copias, mais até do que qualquer captador fender.
    O problema é que as pessoas hoje em dia compram pensando em revender. Se você gostasse do produto em questão na compra pensaria em não vender, se você já sai pensando em como poderá revender é sinal de que não te agradou 100%.
    Conselho: teste. Eu por exemplo iria no dimarzio já que acho o fender sem sal. pra mim não fede e nao cheira.

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    letargico, se vc conseguir testar no seu baixo os caps fender e dimarzio, aí sim eu aconselho q vc teste e apos o teste compre confiando no seu ouvido. se vc for testar fora do seu baixo, esquece. nunca terá o mesmo som. entao vai pela marca mesmo. se vc tiver grana sobrando, vai no mais caro e mais famoso. é praticamente impossivel vc testar os caps no seu baixo. lembrando, nao adianta vc testar em outros baixos esses caps. ainda mais captador passivo. em cada baixo vai dar um som. nos caps ativos a mudança de som nao eh tao abrupta q nem nos caps passivos. enfim, se vc tiver grana, vai na ideia do povao mesmo. se vc ta na duvida entre os dois, vai nos fender. seu shelter vai ficar legalzinho.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    2 questoes.
    Quanto aos captadores ativos, a mudança de timbre é abrupta sim. existe essa lenda de que independe do instrumento, mas isso é só uma lenda, e eu posso provar de diversas maneiras, inclusive com timbres de instrumentos diferentes que usam o mesmo captador e o mesmo pré.
    E claro que é válido testar captadores mesmo em baixos diferentes. Você pode observar características como saida, timbre, dinamica, etc .... ao menos pra mim é mais válido que a descrição dos sites oficiais (todo mundo quer vender seu peixe).
    Se ainda achar dificil, entra em contato com o seu luthier de confiança e pega a dica.
    (opiniões pessoais)
    Abraço

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    captador passivo é mto mais sensivel ao tipo de madeira. captador ativo nao é tao sensivel que nem o passivo. isso nao é lenda e nem nunca foi. prova é os captadores emg. vc reconhece o som do cap a kilometros. os bartolini.. o agudo claro e o grave roncando .... se reconhece de longe. os kent armstrong.. vc nao reconhece de longe pq nao tem som de nda.. srsrsr. brincadeiras a parte, cap passivo vc ouve o som do baixo todo... cap ativo... é aquele som praticamente em qualquer baixo... muda pouco. eu nunca fiz o teste de colocar um kit bartolini em um tonante. nao vamos exagerar... falo aki de instrumentos tocáveis.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Cara .... desculpa mas isso é lenda sim ...
    Os captadores ativos apenas tem menos ronco, devido a sua construção.
    A ideia do ativo sempre foi difinir mais o som e tirar o ruido, e com isso foi-se embora o ronco e o peso, que de certa forma faziam parte dessa sujeira. Por isso muitos dizem que captadores ativos tem um timbre esteril, artificial, e todo baixo com captador ativo tem essa estigma, ai muitos dizem que o timbre é igual. Eu ja fiz um teste, coloquei lado a lado 3 baixos com captadores emg 45J, com o spot muito parecido, inclusive 1 wood scorpion e 2 baixos baseados no wood, com o mesmo spot do captador ... e os timbres eram COMPLETAMENTE diferentes.
    Os captadores passivos possuem o ronco, o grave mais redondo, e a sujeira e o ruido que também os caracteriza .... so isso .... pode fazer qualquer teste e vai provar que é uma lenda essa ideia de que captadores passivos pegam mais som da madeira .... eh tudo uma questão de física :D

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    vc está me dizendo q cap passivo tem menos ronco? onde? quando? q marca? vc precisa conhece uns caps, famosos.. o pessoal usa bastante... se chama BARTOLINI. se vc nao ouvir esse cap roncando mais do q qualquer fender da vida... eu cancelo meus clientes e fecho minha conta aki no forum.

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    perai... continuando... foi-se embora o ronco e o peso? rapaiz... é pecado falar assim de cap ativo... srsrsr. a ideia do circuito ativo nunca foi tirar ruido. vc "levanta" algumas frequencias desejadas... nao tem nenhum noise reduction nisso... vá e nao peques mais. :D

    Gabriel Simões
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Amigo ... voce esta falando bobagem.
    Primeiro que você esta misturando captador ativo com circuito ativo.
    Os captadores da marca Bartolini sao, em 95% dos casos, passivos. Se o baixo com captadores bartolini que voce estava ou esta utilizando é ativo, tenha certeza, a maior probabilidade é que ele tenha captadores passivos e um preamp, que é sempre ativo.
    Captadores ativos possuem um preamplificador interno, precisam de bateria 9v independente da existencia de um circuito ativo, e sim! sao mais limpos, mais definidos e apresentam muito menos ronco.
    Quanto aos circuitos ativos, novamente você esta enganado. A funcao do preamplificador é apenas amplificar o sinal a um nível mínimo para que esse possa ser utilizado em um poweramp. Como equalizadores passivos diminuem o ganho do sinal, porem são úteis para gerar um novo contorno de frequencias e chegar no timbre desejado, aproveitamos o preamp e agregamos ao final da cadeia (logo antes do jack) um circuito equalizador passivo.
    A ideia da redução de ruido dos captadores ativos não tem também nada com a ideia do noise reduction ou noise gate como conhecemos, apenas utilizar uma bubina com menos voltas e um pleamplificador interno pra elevar a amplitude do sinal, diminuindo assim a interferencia e aumentando o SNR (em resumo).
    Ficou mais claro pra você agora todas essas diferenças ?
    Um abraço,
    Gabriel

    Dimmy_townshend
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Letargico

    em www.dimarzio.com ,vc pode ouvir o som dos captadores, ouve lah...

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    beleza, vamos falar de MEC, que vem nos warwick. vc ja colocou eles em outros baixos? coloca e depois me fala o q achou. o baixo q receber o cap ativo mais o circuito ativo do warwick, vai ficar com a carona e o sonzão do warwick. se vc me falar q um warwick ativo, cap e circuito, tiver menos ronco q um passivo, me desculpa, mas acho q vc nao conhece som de contrabaixo. A FUNÇÃO DO PRÉ AMPLIFICADOR (equalizador) é aumentar as frequencias desejadas, como grave, médio e agudo. nda mais. caps ativos ronca, DE LONGE, mto mais do q os passivos. os graves dos caps ativos são, DE LONGE, mto mais definidos do q os caps passivos. pre amplificador nao tira, NEM DE LONGE, chiado de cap q sempre chiou. captador ativo, A NAO SER Q SEJA FEITO PRA NAO CHIAR, chia a mesma bosta q os outros passivos. prova é o pessoal q tem baixo warwick. tem warwick q chia mesmo... com caps jazz bass. chiam e sempre vao chiar. isso eu digo em alguns modelos.. inclusive esses rock bass... mas tem tb warwick alemao q chia a mesma coisa q passivo, sendo ele ativo em todos os quisitos.

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    no mundo da eletronica, se vc tiver uma unica bobina, nao importa o tamanho,, seja ela fraca ou forte, o chiado vai acontecer. nao é o tamanho da bobina q importa... pra eliminar ruido RF vc precisa de mais uma bobina e assim é o q acontece com humbuckers. jazz bass com uma bobina, nao importa q tamanho eh essa bobina, vai chiar.. nao tenha duvida. emg chia.. mec chia... isso vai perseguir os caps com uma unica bobina (single) o resto de nossas vidas.

    daltones
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    letargico, se depois dessa discussão, q creio q acrescentará algo bom pro forum, vc nao trocar os caps do seu baixo, eu vo te matar! rsrsr.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    A minha definição de ronco é exatamente o que falta nos captadores ativos e faz com que eles soem com esse timbre que muitos chamam de esteril.
    Vejo que a sua definição de ronco é algo completamente diferente.
    E preamplificador é uma coisa, equalizador é outra, por mais que ambos sejam muito utilizados de forma combinada nos contrabaixos.
    Acredito que as diferenças já estejam esclarecidas, certo?
    abraço

    ps: demais duvidas existem zilhões de threads sobre captadores ativos X passivos e sobre preamps .... usem a busca

    daltones
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    se os topicos q agente acha por aki esclarecesse alguma coisa eu tava feliz. pelo menos os de caps tão fogo. simplesmente o cara chega e diz.. vai na loja e testa,,, raramente o cara aponta um cap.. mas enfim...

    Lp_
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Letargico

    Eu tenho um SJB75 com dimarzio ultra jazz! ficou muito monstro...slap fenomenal......uma preseçã ótima!!! um excelente negocio

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    A dimarzio tem no minimo 2 direct replacement pra jb, inclusive pra 5 cordas, a fender tem vários ....
    Fica dificil dizer "compra esse, compra aquele" até porque o gosto muda, o instrumento muda, um monte de coisas ...
    Melhor respsota: ambos tem qualidade, .... agora , vai pelo seu gosto, e se você não tem um gosto definido, não compra nenhum!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender ou DiMarzio?