Problemão com groove!

    Autor Mensagem
    Revenant
    Veterano
    # jan/06


    ae galera não sou muito de criar tópicos mas tow criando esse pq meu problema é serio!
    É o seguinte minha banda ta em fase de criação e músicas novas estão surgindo, ideias etc... dai ontem teve ensaio e o pessoal me passou a música nova.(ate ai tudo bem) o problema esta no desenvolvimento da mesma.. tem uma parte dela que fica so o baixo e a batera, e eu não consigo criar um groove que faça a música andar sem ir para traz se e que me entendem.. falaram que essa parte esta sem movimento, ai de primeiro caso colocaram a "culpa" no batera.. falaram: pow cria uns lances diferentes ae umas viradinhas usa os pratos etc..
    Blz.. mas ai quando chegou de novo nessa parte de baixo e batera o problema continuou a aparecer entendi então que o problema era comigo!
    Alguem ja passou ou passa por isso aqui? se alguem tiver alguma dica pra passar agradeço!
    vlw

    polakinho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    mais o vocalista canta nessa parte? ...se ngm canta, solta algum solo ae...mais se ngm canta soh faiz uns joguinho com terças e quintas, eh simples e legal ;D

    abraço

    Fá Mendonça
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Cara acho que todo mundo passa por isso. O lance é: qual o estilo da música? Ou melhor, nessa parte como é a levada da bateria? Entende? Em cima disso você tem que criar cara, em cima dos arpejos dos acordes, sei lá. Se for mais pra um funk, fusion, tenta usar umas dead notes. O lance é pesquisar sobre o estilo e fazer coisas dentro daquele rítmo.
    Bom, estou parado há muito tempo, mas acho que isso vale alguma coisa.

    Abraços

    Revenant
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Revenant
    · votar


    polakinho
    Não canta não cara.. é so o baixo e a batera mesmo. Pode ser que um solinho funcione bem... vou experimentar isso no proximo ensaio. Mas eu queria tipo deixar um groove meio pronto antes de tentar fazer um solo..ate mesmo pro batera não se perder ja que so vai estar eu e ele tocando.

    Revenant
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fá Mendonça
    A gente toca hardcore cara..nessa parte é uma levada mais calma de batera e por isso que eu acho que da pra explorar bem ela..vou tentar buscar umas coisas parecidas no estilo pra ver se pego uma ideia bacana.
    vlw

    FBassist
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Revenant

    Cara, groove não da pra ensinar, ta no seu modo de tocar, é puro feeling irmao!!!

    O que da pra fazer é improvisar alguma coisa basica,

    por exemplo, tonica G:

    Tonica, terça menor, quarta...

    vai brincando, ou ouve alguma musica que tem um groove bacana e copia ué! mas o legal é a improvisação, pense em intervalos ou use sua escala preferida...

    Revenant
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    FBassist
    blz cara.. valeu pelas dicas e que eu me perco mesmo nessa parte não consigo pensar em nada que funcione bem naquele momento. Mas ja tow pesquisando umas coisas do genero pra encontrar alguma coisa que de pra mim tirar uma ideia.

    FBassist
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Revenant

    Groove = Funk, Soul, Disco!!! ouve mtoooo!!! da pra tirar umas ideias legais!!!

    Revenant
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    FBassist
    hummm pow funk eh puro groove mesmo! mas não sei se ficaria bem com Hardcore pode ser que funcione vou testar todas as ideias aqui!

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Revenant

    Quer idéias para levadas de baixo com suingue dentro do Hard Core?

    Escute Suicidal Tendencies! Garanto que será uma aula de como tocar baixo no Hard Core! O Robert Trujillo manda até slap no HC... heheheh

    Muito foda...

    FBassist
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    marcioazzarini

    escutar é facil, o dificil é fazer! =P

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    FBassist

    Precisa ter muita personalidade dentro da banda pra mandar linhas como a do Trujillo no Hard Core...

    André GuitarMan
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    marcioazzarini

    Falou e disse!

    Revenant
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    marcioazzarini
    Pode crer cara essa banda eh foda mesmo! o baixista toca muito tbm nem tinha me lembrado deles.. eh uma boa dica pra pegar ideias de grooves..
    vlw ae!

    dpcl
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    marcioazzarini
    trujillo?..o mesmo do metallica agora??;..um tanto qto ignorante a pergunta..mas eh o mesmo?

    Grosskopf
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    sim

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Não manjo nada de escala, pentatônicas, espaços, tons e esses troços. Nessa hora peço um tempo, tomo um copo dáqua e imagino na cabeça um groove legal para a música. Sem o baixo. Uso a boca cantando o groove, até acertar uma sequência de notas bem legal. Dai vou pro baixo e "tiro" de ouvido a música que criei na cabeça.

    Assim é simples e sem crise.

    Para mim, ficar achando nota ou groove com o baixo não dá certo. O som tem que estar pronto antes na cabeça, se não só sai coisa mecânica e sem personalidade, sem clima....

    Entendeu?

    Revenant
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Maurício_Expressão
    Pode crer! entendi sua mensagem.. sem esse lance de ficar preso a regras do tipo usa terça depois quita etc. Isso é muito bom! vou começar a fazer isso pegar e cantar o groove e depois passar pro baixo.
    Valeu cara pela dica.. abraço ae \o/

    isaqueras
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ouça O Maurício_Expressão... pois ele disse tudo. Sem mais

    polakinho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Revenant
    kraa...eh o seguinte...se tu for ouvi soh hard core eh provavel ki num saia muita coisa...quero ateh baixar musica desse tal de trijulo ae pra ouvi hehe...

    mais eh o seguinte..ouça de tudo, va fazendo sua propria formaçao...e lembre-se "copir de UM é plágio, mais de VARIOS é pesquisa" tendeu? HAUUHAuhAUUAuiuUIAI

    eh aquele lance ae...deixa sair de dentrooo... ;D

    Obs.: soh bateria e baixo dava pra solta uns slap ein...kiki acha? :D

    abraços

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    dpcl

    É o mesmo sim...

    polakinho

    Escute Suicidal Tendencies e/ou Infectious Groove, aí vc verá o que é um Hard Core bem tocado no baixo (se bem q I.G. é mais funk metal.. mas deixa pra lá)

    Revenant

    O que o Maurício_Expressão disse tem todo sentido cara! Apesar de cada um ter um método particular para compor, o importante é fazer com que tudo apareça naturalmente! Evitando a "mecanização".


    André GuitarMan

    Aeh mano! Não vai mais em casa??? hehehe
    Sabe q não preciso nem ligar, né....

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    puts... meu problema é o inverso... crio os grooves tds na cabeça + ñ consigo passa pro baixo... ae termino so acompanhando mesmo :/

    Revenant
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    polakinho
    Pode crer cara.. eu tento sempre não me limitar a penas um estilo.. tentou ouvir e apreciar tudo de bom que me aparece.. essa da pesquisa é boa haushauhsu pow pode ate rolar uns slaps mesmo.. vou procurar alternativas. Valeu!marcioazzarini
    Blz cara! eu entendi..procurar não me perder nos mesmos caminhos neh?! vou tentar estudar mais frases pra mudar um pouco o repertorio delas acho q isso que esta me faltando.
    Vlw!!

    storrecilha
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Revenant

    Cara, eu tenho um metodo que chama "Classic Funk and R&B Grooves for Bass", o nome ja diz tudo, é muito legal pois vai direto ao assunto, ou seja, grooves, grooves e grooves, mas claro que é uma coisa para estudar para um médio prazo, nada que resolva sua vida até o proximo ensaio, mas se vc se interessar, eu posso te passar...

    espero ter ajudado

    Revenant
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    storrecilha
    Poooooooowww cara isso vai me ajudar muito com certeza! estou sim interessado cara.
    Entra em contato com o meu e-mail: rafael_david3@hotmail.com
    abraço!!

    storrecilha
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Revenant

    blz ... te mando hj à noite!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemão com groove!