Autor |
Mensagem |
Paulo Lima Veterano |
# jan/06
Contra-Baixistas, me contem como se pode tocar com dois contra-baixos em uma banda. Afinações diferentes? "Levadas" diferentes? Como se faz?
|
xShavo Veterano |
# jan/06
· votar
Já vi quem usa 2 por causa de afinação.
|
Claudio Zotelli Veterano |
# jan/06 · Editado por: Claudio Zotelli
· votar
Afinação ou usando outras notas do campo Harmonico!
|
marcioazzarini Veterano |
# jan/06
· votar
Paulo Lima
Nãp ficou muito claro.. Cada um ta entendendo uma coisa...
O que vc quer saber?
Como VOCÊ pode tocar com dois baixos numa banda, ou como uma banda pode ter 2 baixistas?
|
Paulo Lima Veterano |
# jan/06
· votar
A pergunta é: Como pode uma banda tocar com dois baixistas ao mesmo tempo? Eu já vi até com duas baterias, já pesquisei e compreendi. Agora quero entender se há alguma diferença de afinação no caso de dois baixistas! Já estou compreendo pela resposta do Cláudio, mas existe alguma outra maneira?
|
# jan/06
· votar
Paulo Lima
Bem... Nas turnês do Mix Sempre livre que eu fui, já presenciei Paralamas e Titãs, com Nando e Bi tocando juntos no palco, e os dois faziam exatamente a mesma coisa, vez ou outra um fazia algo oitavado, mas no geral era a mesma coisa. Com os bateristas, idem.
Isso depende da proposta da banda, se quer fazer algo inovador ou não, e depende muito da criatividade do músico. Se não ficar embolado, pode fazer o que quiser...
|
rcardo_lemos Veterano |
# jan/06
· votar
Dah pra faze umas jogadas com contra-tempos tbm....
|
Claudio Zotelli Veterano |
# jan/06
· votar
Opções existe um monte, contra-tempo tbm é legal basta saber utilizar os espaços, utilizar campo harmônico tbm oitavar é bacana tbm e até afinação! eu mesmo estou tocando um “ Blues” na minha banda que para não ficar na mesma altura do piano afinei ele 1 tom abaixo para poder usar os arpejos no grave bem no inicio da escala..opções tem bastante!
|
Yonas Veterano |
# jan/06
· votar
Fica bem legal!!! Não só por afinação, mas em questão de timbre mesmo! Por ex: Uso um Music Man Sting Ray 4 cordas e um Ibanez SR-405 Ativo (5 cordas). O Music Man uso drop de na corda A para B que da pra fazer uns acordes bem legais. Uma coisa beeeeeeeeeeeeem legal que dá pra usar com dois baixos é o Bassbone . Dá só uma olhada nas feras que usam isso aí! Ainda vou comprar o meu. Já toquei 5 minutinhos com um desse e devo dizer que valo o preço. Dá pra conseguir trazer por R$620 por um cara que conheci aqui no Fórum, o Glauco. Se tiver interesse te passo contato.
Abrax.
|
Yonas Veterano |
# jan/06
· votar
Entendi errado a pergunta desculpa... =/
Mas sei lá... não deixa de ser uma dica pra pesquisarem hehehehe
Foi mal!
|
Fá Mendonça Veterano |
# jan/06
· votar
Paulo Lima
Cara dá uma olhada no trabalho do Adriano Giffoni chamado Baixo Brasil.
É um quarteto de contrabaixo. Uma proposta bem interessante.
A partir disso você terá uma idéia do que fazer.
Quem tiver interesse eu tenho esse CD.
Os baixistas são: Adriano Giffoni, Felipe Lydia, Norton Daiello e Mauro Rocha.
Abraços
|
# jan/06
· votar
Fá Mendonça
Bem lembrado... Uma boa sacada tbm é o projeto Contresbaixos, composto por André Rodrigues, André Neiva e Alberto Continentino!
|
Paulo Lima Veterano |
# jan/06 · Editado por: Paulo Lima
· votar
...onde encontro algo sobre toda essa galera? Tem site, dvd, estudos...? Quero ir mais a fundo nisso, nossa equipe praticamente já está com 2 bateristas e 2 baixistas!
|
Maurício_Expressão Veterano |
# jan/06
· votar
Fiz um curso de baixo uma vez (4 meses). Dai fizemos uma apresentação no final do curso. Usamos 1 bateria eletrônica programada e 5 baixos.
Um fiz somente acordes. Outro fazia somente Walking e outro só groove.
O professor ficava só fazendo efeitos, did notes, blends e outras firulas.
Dai um de nós levantava e fazia um solo. Fizemos isso até todos terem solado. Foi uns 15 minutos dessa música, mais rock and roll.
Dai tocamos outra: uma bem funkeada com bastante pegada percutida. Uma maravilha para slapadores de plantão. Ficou bem legal e teve bastante comentários essa apresentação.
Numa banda normal, acho que daria tranquilamente para um fazer um som mais percutido e outro um walking mais suave por exemplo.
Não seria impossivel uma banda nesses moldes.
|
isaqueras Veterano |
# jan/06
· votar
Paulo Lima
Loca o DVD do show da Ilha de Mon..mon...ah sei lé... Monseha acho.
Na apresentação final, tem uns 4 baixistas, uns 10 guitarristas, uns 3 bateristas, uns 8 tecladista e uns 110 sapos tentando aparecer mais que o outro, mas no final o efeito é bem aprasível.
Se n achar pra locar, vai nas americanas, que tá baratim e tem de monte.
Outro show, foi no filme Blues Brothers 2000, com direito a BBKing e tudo mais. Nesse tem 2 baixistas.
Isaqueras tmb é curtura!
|
fussa Veterano |
# jan/06
· votar
the power of the bira tocava com 2 baixos..
bom e velho som underground do norte de SC ;)
|
Paulo Lima Veterano |
# jan/06
· votar
LEGAL EM !!! Podem continuar jogando aí o que vcs tem de material com vários baixistas na mesma banda, e já que estamos aqui, me ajudem com esses termos, hehe, em Mauricio! comé que é?! WALKING, GROOVE, BLENDS, DID NOTES... ! Sou tecladista e se vocês me perguntarem o que é SLAP eu até saberei responder, mas o que seria o resto dito aí? To gostando desse papo...! Sabe como é né, músico nunca pode parar de aprender!
|
# jan/06
· votar
Paulo Lima
WALKING - Walking Bass - Baixo andando.. As famosas linhas de baixo do Jazz, onde o baixo não fica parado, vai sempre executando todas as notas do acorde, de forma arpejada.
GROOVE - Linhas de baixo suingadas, que se repetem por grande parte da música, típicas da Funk Music.
BLENDS - Acho que ele quis dizer Bends, que é puxar a corda pra cima ou para baixo, alterando a nota executada... Muito utilizado por Guitarristas.
DID NOTES - Acho q ele quis dizer Dead Notes, que são notas abafadas, para dar um toque percussivo para as linhas de baixo. É utilizado para aumentar o suingue e deixar com mais rítmo as linhas de baixo.
|
André GuitarMan Veterano |
# jan/06
· votar
BLEND
Muito utilizado por Guitarristas
Magina... a gente quase nem usa, hauhauuahauaha
A não ser qm toca Jazz... quase não se ouve um bend no meio das notas em um improviso de Jazz...
|
Maurício_Expressão Veterano |
# jan/06
· votar
Nossa, que vergonha, quantos erros...
Eu uso corretor ortográfico no Lotus Notes no meus textos... viciei nisso, mas no fórum não tem corretor. Eu corrijo um monte de vezes a ainda sai coisas horríveis como essas...
|
Paulo Lima Veterano |
# jan/06
· votar
... "BEND" já é mais familiar, o teclado tem isso (PITH BEND) uma distorçãozinha na nota..., mas "BLEND" não conhecia ainda! Vejam bem: BEND=CURVA; BLEND=MISTURA; pela função usado na música, eu acho que o correto deve ser BEND!
|
isaqueras Veterano |
# jan/06
· votar
marcioazzarini... aÊÊÊ professor! Admiro seu estilo pra caramba.
Maurício_Expressão... a gente vicia nesse preguiçol...kra, vlw, t+, lojko entre outras.
|
alienatu Veterano |
# jan/06
· votar
Teve a época do "Double Trio" Do King Crimson, que eles estavam com um power trio "dobrado": 2 guitarras, 2 baterias e 2 baixos (na verdade usavam mais chapmanstick). Era o Tony Levin e o Trey Gunn nos graves! MUITO louco.
Escutem o ep "Vroom" de 94.
|
storrecilha Veterano |
# jan/06
· votar
O Zuzzo usa bastante 2 ou até 3 baixos numa mesma musica, mas geralmente, um faz uma base, outro faz umas percussões e um terceiro faz solo (esse terceiro as vezes é um piccolo). Aparece bastante isso no disco Raizes!
|