To fazendo meu bass! opinem pessoal!

    Autor Mensagem
    RodrigoBR
    Veterano
    # dez/05


    Devagarinho ou terminar ele, é um baixo cusomizado de 6 cordas, modelo Tune TWX, corpo em cedro, braço em arueira e escala em imbuiá, (quero opinióes sobre a escolha das madeiras pessoal!) pretendo por ferragens gotoh e ponte modelo mono-rail, os caps pratendo por bartolini, (por favor alguém me fale o modelo soap pra 6 cordas) agora o circuito é uma incógnita! não faço a minima ideia, queria opiniões aew!

    as fotos estão: www.rodrigobs.palcomp3.com.br

    favor pessoal opinem!

    obrigado!

    RodrigoBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    so um detalhe: o baixo esta so com seladora, falta dar acabamento completo!

    affcl
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    pow ta ficando muito legal
    gostei muito do formato, foi vc quem idealizou? sou guitarrista não entendo muito de marcas de baixo então me desculpe se esse for um design famosos e eu não conhecer!

    RodrigoBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    affcl
    Esse modelo e tirado de um baixo japones marca TUNE modelo TWX!

    Gunther
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Vc é corajoso. Fazer o corpo antes de ter as ferragens e a captação é perigoso. Eu fiz uma guitarra para uma ponte e mudei a ponte no meio do projeto, ficou bem esquisito. Pelo menos vc vai usar monorail, aí não terá problemas com o ângulo entre as cordas. Eu queria fazer uma monorail pra testar no meu baixo/cobaia, mas ele quase não tem espaço para colocar uma ponte de 68 mm de comprimento...

    Tava ficando interessante e acabei tendo uma idéia mais simples:
    http://www.joinme.net/nemesis/ponte_monorail_generica_render.jpg

    Quantos trastos tem esse baixo? Onde vai colocar o "carretel" para encaixar a correia? Parece fininho ali onde geralmente eles são montados.

    glauber
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    RodrigoBR
    Esse baixo foi inspirado no baixo do Adriano Giffoni???
    tá ficando muito loko!@!!!

    RodrigoBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Gunther
    Mas eu pensei nisso também, o braço foi construido com um espaçamento padrão, de 18mm, se caso for por outra ponte, creio eu que não terá problemas. ehehe!

    RodrigoBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    glauber
    esse foi inspirado no modelo Tune, um bass japones!
    o original:
    http://www.eno538.com/gakki/bass2.jpg

    Gunther
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    RodrigoBR

    Tem uns baixos com espaçamento de 16,5. No site da Status Graphite tem alguns assim. Pelo jeito, já que os baixistas não são escravos das alavancas, o monorail deve virar regra.
    Eu vi no site da Hipshot que a monorail custa 25 dólares (modelo mais simplório, cromada e aparentemente de latão)... quanto sai uma dessas aqui no Brasil? No Goggle não vem nada.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Muitos baixos warwick de 5 cordas possuem espaçamento de 16,5 mm.
    SObre as madeiras: escolhas não muito batidas, nao tenho ideia do q va soar, e acho que agora também nem adianta muito a opinião, ja ta feito hehe
    Captadores soapbar vc deve achar o p26cbc .... os captadores do tipo p4 tao dificeis de achar ....
    Circuito .... não é obrigatorio, e varia muito de acordo com seu gosto .... vc deve primeiro definir o que quer de um pre pra depois escolher entre as diversas opcoes de mercado.
    Eu mesmo faço um pre baseado no ntmb da bartolini, acho muito bom, mas tenho um wood com emg que eu tambem adoro e sao completamente diferentes.... depende do que voce quer nesse baixo em especifico.
    Abraço
    Gabriel

    Ademar
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ta show de bola teu bass, so q pintou uma dúvida...
    Como vc colocou o tensor no braço?
    É q eu tenho um projeto aqui para um de 5 cordas, e ainda nao comecei a construi-lo pq nao sei como é esta colocação, e o braço é inteiriço...
    Tem como vc me da uma dica desta parte ai?
    fico aguardando... valeu!

    RodrigoBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Gunther
    acho que ta variando de uns 120 mais simples até uns 20 conto mai ou menos

    Gabriel Simões
    Valew pelas dicas! realmente depois que fez não tem mais jeito ehehe

    Ademar
    Na verdade não sou eu que to fazendo (me expressei mal no topico) mas como o braço vai ser parafusado, o tensor desse braço aí foi colocado em baixo da escala (por cima)

    Gunther
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Pensei que JOINME estivesse com um problema momentâneo, mas a figura não abre aqui de jeito nenhum. Tentei entrar e editar meu texto aqui mas não deu também.
    Como html acho que vai dar:
    http://www.joinme.net/nemesis/monorail-001.html

    RodrigoBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Gunther
    so uma pergunta, ce fabrica essa ponte do desenho?

    cadastro1
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Eh tah ficando legal!

    Gunther
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    RodrigoBR

    Em 1999, para ter a ponte pronta na mão levaria apenas algumas horas. Hoje... minha agenda está desatualizada, os ferramenteiros que eu conhecia mudaram de telefone, mudaram-se ou fecharam. Eu tenho me dedicado mais ao desenho. A última coisa que fiz foi um cooler para micro meio "engenhocado" que acabou saindo caro demais, aí desisti. Só resolvi voltar às ferragens de algumas semanas para cá e estava escolhendo uma coisa de grande aceitação para trabalhar na idéia. Eu queria fazer uma alavanca... mas o protótipo sairia muito caro e eu pretendo fazer caixa com essas pontes. Aqui no meu bairro tem uma boa ferramentaria (sem CNC mas é decente), quando o desenho estiver maduro eu pretendo pedir um orçamento.

    RodrigoBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Gunther
    ehehe entendi tudo que voce falow, eu sou ferramenteiro (so tenho o curso mas trabalho como furador e frezador), e desenho também, mas não tenho os contatos como voce naum.

    Fazendo o estampo legal fica perfeito, so não pode ser de material muito macio, pois meu outro bass a ponte ENTORTOU por causa disso, se der pra temperar fica melhor ainda, se os desenhos forem seus fico irado, mas ficaria mais legal se a parte de tras da base fosse arredondada entende?

    Gunther
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Gunther
    · votar


    RodrigoBR

    O formato da parte posterior da base é bem "quadradão" para deixar barato e fornecer um grande cone contra o qual se apoiará a cabeça esférica do parafuso que ajusta a oitava, assim o parafuso não "briga" até achar uma posição, mas dá para quebrar uns cantos ainda.
    Pode ser arredondada no sentido de obedecer o raio do parafuso de fixação no corpo? Isso eu esqueci mesmo mas só incluirei se arranjar alguém com um centro de usinagem, senão sai caro (eu tenho "cultura de AK-47"; tem que ser funcional).
    Eu coloquei uma figura para este texto no fim da págfina (é o mesmo link):
    http://www.joinme.net/nemesis/monorail-001.html

    No meu último rascunho já dá para colocar a corda por trás do instrumento, só não dá para ter as duas coisas numa mesma peça, que é o objetivo pois a Hipshot faz isso.
    O desenho da hipshot é de fato bem arredondado. Eu tenho uma foto grande da triplelock e ela tem cara de peça fundida, eu tenho medo de peças fundidas. Não que seja o mais completo lixo... só que tem muita coisa desgraçada que pode acontecer com latão fundido; o latão usinado já é uma coisa bem vagabunda... eu queria usar inox martensítico (igual aço de paquímetro), mas: querer não é poder!
    Vou ver até onde eu chego.
    Se vc é do ramo, não precisa gastar com ferragens. Faça uns esticadores de headless e a ponte, aí só fica faltando a captação.

    RodrigoBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Gunther
    Nun e qualquer um que bola uns negocios desses não, tu estudou a fundo os tipos de pontes, mas eu me refiro ao parafuso que prende a base no corpo, ele esta muito na ponta não? o trazeiro podia ser arredondado...

    Gunther
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    RodrigoBR

    Agora entendi. É; de fato, a traseira tem duas quinas e eu poderia aparar matando os lados tangenciando o círculo do escareado do parafuso de fixação. Numa vista superior fica mais bonito mesmo. Esse desenho eu já abandonei, quando tiver os dois sistemas numa peça só eu vou arredondar e chanfrar onde puder. Tava pensando em fazer algo como aqueles aviões e barcos STEALTH americanos, sem arredondados, só chanfros, possivelmente em preto, só não sei como deixar o inox preto... sempre dá para usar cromo negro sobre aço 1070. Vou matutar algo ainda.
    (agora que acabou o Glenn Gould, já posso dormir, tá tarde pra burro)

    RodrigoBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Gunther
    1070 dever duraço, tem um acabamento que se chama oxidação negra, provavelmente funcionará no inox.

    Gunther
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Gunther
    · votar


    Em quanto se pode elevar as cordas?
    No meu baixo parece que a distância, medida na ponte, entre zero e alto demais dá uns 6,5 mm. Eu andei cometendo um erro primário no desenho. O ajuste da oitava deve, em teoria, ficar em paralelo com o corpo quando as cordas estiverem na altura mais usual, só que eu desenhava a posição paralela para altura zero, que jamais seria usada.
    Estou presumindo que o paralelo deve estar mais ou menos quando a altura das cordas for de uns 4,5 mm no vigésimo trasto. Quanto tem o seu no trasto 20? (no dicionário é TRASTO, tô tentando me educar)
    Oxidação negra? Aquela de arma de fogo? Eu imagino que esse banho não pegue no inox, se pegar vai ser um mico pois no estande que eu frequentava o pessoal das armas de inox apanhava dos reflexos (arma de inox é um lixo em campo aberto num dia de sol).
    Tem um banho aqui perto, vou checar hoje mesmo.

    ***Chequei:
    Inox não pega oxidação comum, no máximo ele pega o cromo negro, que tem o nome comercial de ÔNIX, e muito mal. Para usar cromo negro tem que sobre aço carbono ou outro metal. Um banho de cromo negro sobre cobre bem aplicado não custa muito mais caro, as muitas peças que vemos descascadas por aí são o resultado de uma Contabilidade de Custos mesquinha.

    Gunther
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    AChei no site da COVER BAIXO:
    Se alguém tiver a mesma dúvida...

    "Um descuido na construção fez com que a junção do braço com o corpo estivesse um pouco desnivelada, ocasionando um problema
    na altura das cordas na região do 24º traste.
    Nesse trecho, a altura das mesmas era de quase 7mm, o que, para alguns baixistas, acarreta uma enorme dificuldade na hora de tocar. Vale ressaltar que essa altura pode chegar a menos de 2 mm
    em alguns instrumentos."

    RodrigoBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    inox eh um material complicado, 1045 e um bom material pra usinagem!

    metal 4all
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    q ponte vc vai usar? usa uma q a corda se prende com a madeira...assim vc vai ter mais um ganho no timbre...soh uma ideia :)
    Gostei do formato =p

    RodrigoBR
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    metal 4all
    boa dica

    Gunther
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    metal 4all

    Como seria?
    Corda atravessando o corpo?
    A bolinha da corda diretamente encostada na madeira? (vai provocar um certo desgate, então o ponto deve parrudo e fácil de reparar)
    Enrolada ou travada numa falsa "bolinha" que seria uma peça de madeira?

    Eu vi um baixo Alembic onde a ponte era de madeira e havia apenas um pequeno pedaço de trasto entre a corda e a ponte para evitar desgaste.

    asda
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Eu tb estou fanzendo o meu...
    Eu já tenho as cordas..

    Ele está tao podre, que só refazendo ele...

    Gunther
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Gunther
    · votar


    asda

    Outro estava numa loja escolhendo cordas e abortei a operação.
    Meu baixo é tão fraco que nem vale o sacrifício de gastar em boas cordas.
    Também quero algo novo, só que o meu tem um problemão de madeira mesmo (casa de ferreiro, espeto de pau).

    Gunther
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Esse tópico está meio morto mas eu não desisti, só estava rascunhando e rascunhando... já achei uma empresa que usina isso rapidinho, só não sei o preço ainda pois demorei para simular as posições com cordas de 1 até 3,4 milímetros.
    Para evitar problemas com os americanos e para homenagear a minha tonteira de ficar tentando fazer double thumb quando deveria estar desenhando, chamei minha ponte de MONGORAIL: uma ponte desenhada por um verdadeiro mongo!
    http://www.joinme.net/nemesis/mongorail01.html

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a To fazendo meu bass! opinem pessoal!