AFINAÇÃO C-G-C-F

    Autor Mensagem
    xShavo
    Veterano
    # dez/05


    Gostaria de saber se da algum problema no braço do baixo com essa afinação.


    obrigado, abraço.

    DeFaCe_
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    A afinação do System é C#-G#-C#-F#

    xShavo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Então. mas empena o braço? e se qdo eu terminar o ensaio, voltar pra afinação original? ai da problema msm assim?

    []

    Gunther
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Essa afinação é mais baixa que a EADG, o braço vai "embarrigar" para frente pois o tensor vai ganhar a briga com as cordas (vai ficar convexo). Quando vc voltar o baixo para a afinação normal o braço se endireita. Com a afinação mais baixa e o braço convexo o instrumento vai trastejar; elevando as cordas elas terão um ângulo mais forte para puxar o tensor e possivelmente o braço atinja a posição correta, se não chegar, pelo menos vai parar de trastejar pela maior altura mesmo (ou vc precisará soltar o tensor um pouco). Vc tem de experimentar, é empírico e não funciona da mesma maneira em todos os baixos.
    Se isto estraga o braço... é uma boa oportunidade de verificar o que acontece com um instrumento que tem a altura das cordas, as tensões aplicadas nas cordas e a regulagem do tensor alteradas regularmente.
    Com a menor tensão o ajuste das oitavas pode requerer atenção também.
    Como é que os guitarristas tocam as coisas do Keith Richards? Pelo que sei ele usa uma afinação aberta. É tão inevitável assim mudar a afinação? Dá para usar dois baixos? Pode ser a hora de considerar uma mudança de repertório...

    PedrexBass
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    bem falado

    loudenvier
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Compra um cinco cordas. Resolve, é só aprenter uma nova digitação. Ou coloca as 4 cordas mais graves de um baixo de 5 cordas no de 6, e fica com a afinação normal do 5 cordas (isso nao estraga o braço do baixo, apesar das cordas mais grossas, a tensão que elas exercem é menor no total do que a com as cordas comuns do baixo de 4 cordas).

    Bico
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    DeFaCe_
    A afinação do System é C#-G#-C#-F#
    Acho q não. É C-G-C-F mesmo...

    xShavo
    Teve uma época q eu ficava tocando uns System de bobeira.. Meu baixo costumava ficar na afinação padrão e eu mudava toda hora pra tocar os SOAD... Não dava problema assim, não. Tipo.. é bem provável q fique trastejando quando vc colocar na afinação mais baixa, mas se vc não puder comprar outro baixo pra deixar só nessa afinação ou mesmo trocar o seu por um de cinco (teria q descer só 1 tom na afinação e a mudança seria menos brusca), não tem muito jeito não...

    xShavo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Bico, sim a afinação é C-G-C-F :)

    Ah, o q trasteja mesmo é a E, afinada em C, o resto é blz.

    meu amigo tinha um golden tb(afinava nessa do soad), disse que nunca deu problema no braço do bass.

    Mas.. valeu ae, to mais sussa.

    []

    Bard
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Como é que os guitarristas tocam as coisas do Keith Richards? Pelo que sei ele usa uma afinação aberta.


    ele basicamente usa soh 5 cordas na guitarra e elimina e 6 (mizaum) e afina a guitarra em Open G

    FRANK_
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Cara eu tava com o mesmo problema q o seu afinaçao C-G-C-F....
    mas como eu precisava das duas afinaçoes ....a melhor saida q eu encontrei foi trocar o bom e velho 4 cordas por um 5 cordas...mas sei la ....isso vai de cada um ...
    Falow..........

    xShavo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    falou

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a AFINAÇÃO C-G-C-F