Opinião e recomendações

    Autor Mensagem
    Starbolt
    Veterano
    # nov/05


    Olá

    Estou me iniciando no mundo dos contra-baixos e estou com muito interesse em aprender esse instrumento. O que eu queria saber de vocês é qual tipo de baixo é mais recomendável pra mim... Porque eu quero tocar músicas na minha banda que em grande maioria serão heavy metal, death metal e afins e uns hard rocks também... A única coisa que me recomendaram é pegar um de 5 cordas!
    E queria a opinião pessoal de vocês também, qual baixo vocês comprariam até R$2.500 ?
    Ou então recomendações de marca etc...

    Obrigado à todos :)

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/102836/

    MaurícioLeite
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: MaurícioLeite
    · votar


    nao acho bom pegar um de 5 cordas pra iniciar
    primeiro pega um de 4 cordas
    obs: minha opinião

    e com R$ 2.500 pegava um yamaha rbx-775

    Leandro Angelo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    A 5 corda vai fazer falta para o cara em muitas músicas dos estilos que ele predente tocar, senão o cara vai ter que dropar o bordão em D.

    A minha escolha foi um Ibanez SR-506 que sai por uns R$ 2.400, esse encaixa perfeito para muitos estilos de som pesado e por ter 6 cordas é versátil o suficiente para encarar até uns prog-metal.

    Recomendo tbm os SR505 e SR405 este de 5 cordas tem um puta timbre, peso e sustentação.

    Gosto do Yamaha mensionado acima tbm. o que vale é como sempre todos falam ir na loja e ouvir cada instrumento, mesmo não sabendo tocar ainda.

    asda
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu gastaria tudo em chocolate.

    FBassist
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    asda
    Vai la tomar o seu toddynho! =)

    asda
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    FBassist
    Hauhauh... besta...
    vc tah me vendo??

    Eu to tomando, cara... heuheaueha.. juro.
    :p

    FBassist
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    asda
    era de se esperar! =P

    Half
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Até 2.500 e de 5 cordas, Cort A5 artisan sem dúvidas: http://www.cort.com/basses/artisan/index.html

    (P.S: agora tá vindo com hipshot ou é só pras versões destinadas ao mercado yankee?)

    Gunther
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Eu vi um monte de baixos bons por menos de 1500 esta semana... heavy metal não requer grandes coisas.
    Tô velho, tava ouvindo AC/DC, para tocar aquilo basta um Jenifer ou Tonante...
    Rascunhei isto aqui, de tempos em tempos eu perco o bom senso e quero fazer um headless. Acho que nenhum luthier colocaria a mão no fogo pra fazer algo pouco convencional, é imprevisível... e não saco de madeiras.
    É só o arranjo da ponte e das cordas:
    http://www.joinme.net/nemesis/baixo_headless.html

    Half
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Gunther
    Desculpe a ignorância, mas não entedi a diferença do seu sistema pra um headless comum, como alguns steinbergers!

    Gunther
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Half

    Não conheço o steinberger por dentro, o único headless que eu desmontei para checar era um Alembic (o Alembic fantasma, não vi nenhuma foto na internet).
    No steinberger com cordas de duas bolinhas o esticador é o ponto final da corda (isso é notório), no Alembic também era o esticador que segurava a bolinha. A diferença na minha montagem é que as bolinhas ficam retidas na parte de trás do instrumento e o esticador pressiona a corda quando ela se dirige para a ponte, no meio do caminho. Tem gente que gosta disso mas na maioria dos baixos as cordas morrem na ponte mesmo. Eu apenas uni a melhor reduzida para o esticador com essa montagem pouco empregada pra ser diferente.

    Half
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Gunther
    Entendi, o seu sistema então é um headless com "string thru body", ou seja, as cordas se ancoram no corpo do baixo, e não na ponte propriamente dita?


    Uma sugestão minha é, conseguir adaptar um headless pras cordas normais, com uma só bolinha, pois com duas complica: é difícil encontrar pra comprar e também, difícil "fazer"!

    isaqueras
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Sou cbxista a 20 anos...até hj n sei tocar em cb de 5 cordas...
    mas deixa eu explicar: nunca me interessei por fiveshord pelo meu estilo predileto, que é o rock.
    Concordo com o MaurícioLeite em relação a tocaR até aprender, mas se teu pai tem um bmw, duvido que vc vai querer aprender a dirigir no fuskinha da tua mãe rsss.
    E convenhamos... 2,5 pratas é grana pra um bom cb.
    Leandro Angelo
    Respeitando sua experiência no estilo do kamaradas Starbolt, e satisfazendo a minha curiosidade, qualé a do fiveshord que o bom e velho 4 cordas n vira? Falta grave? Stive Harris tocou uma era com 4 cordas...
    na boa... me dá 1 toke q eu n entendi.
    Abrás

    Half
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Pra mim 5 cordas é desperdício, um sizão a mais não faz diferença... 6 cordas rola, é totalmente diferente no quesito improvisos/solo/virtuose, mas também, considero quase um outro instrumento.

    Gunther
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Gunther
    · votar


    Half

    Sim sim, já fiz! O meu primeiro e único baixo, feito em 1986 ( http://www.joinme.net/nemesis/baixo1986.html ), usava cordas comuns e era headless. O Alembic que vi tinha quatro trava-cordas na "mão" do braço.
    No momento estou decidindo se coloco quatro trava-cordas no final do braço ou se faço os trava-cordas atrás do corpo (onde, nas minhas renderizações, estão as bolinhas agora).
    Estou tentado a fazer os trava-cordas atrás do corpo para manter o peso no corpo, porém, em 86 eu comprei um jogo de cordas Giannini pro meu headless, cujas cordas não tinham encapamento nos primeiros centímetros e aí deu caca no traste zero. Faz tempo que não vejo estas cordas, creio que seria um problema menor.
    Ainda estou rascunhando, vou ter que visitar alguns construtores, não saco de madeiras e não quero dar murro em ponta de faca; mas tem que ser pessoalmente, email não funciona, a internet tem muito louco, já escrevi muito pra muita gente e ninguém sequer responde.
    Noutro tópico alguém colocou este link:
    http://www.basslab.de
    EXATAMENTE a minha filosofia! Tem que inventar um pouquinho de vez em quando.

    Half
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Gunther

    Heuheuehu
    Gunther, o Professor Pardal do fórum de contrabaixos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opinião e recomendações