Acordes no baixo

Autor Mensagem
leonardodrummond
Veterano
# nov/05


Queria uma opinião de vcs que sabem muito mais que eu sobre música e baixo. Na minha banda toco músicas mais animadas, principalmente num estilo rock clássico. A grande maioria das músicas que ouço possuem um baixo que fica na fundamental, no máximo um improviso em cima de uma pentatônica ou escala maior ou menor, mas normalmente só na fundamental. Eu queria saber a opinião de vcs quanto ao uso de acordes em músicas, sejam tríades ou apenas duas notas, mas tocadas ao mesmo tempo (uma 5ª, 3ª, 6ª, etc.), ou talvez harmônicos ou coisa assim. Em outras palavras, incrementar o baixo nas músicas com um pouco mais de criatividade. Isso vale para as músicas que a banda está compondo também. Fico me perguntando se isso de certo modo afetaria a música não pra melhor, mas pra pior. Quer dizer, é uma coisa mais ou menos incomum hoje (não raríssimo mas incomum), e na minha opinião pode dar um toque diferente à musica. Mas como quase ninguém usa, surge a dúvida se seria porque fica pior. O que vcs acham, dá pra usar coisas diferentes ou é melhor ficar na fundamental mesmo só de base, no máximo um improviso, mas sempre com uma nota de cada vez? O que vcs costumam fazer? Caso achem que uma coisa diferente melhora, sugestões são bem vindas.

Abraços

rodrigo_bass
Veterano
# nov/05
· votar


Boa também to querendo saber sobre isso.

Egregora Digital XIII
Veterano
# nov/05
· votar


Eu uso muito Acordes nas minhas linhas. Eu toco muito Heavy Metal, então quando eu tenho que tocar partes com mais peso ou mais agressivas eu uso Powerchords, e o resultado fica legal. O negócio é você sentir o que a música precisa. Vlw

fox_123
Veterano
# nov/05
· votar


Sempre penso o seguinte: nada é tão bom que nao possa ser melhorado!!

Portanto, crie novos grooves, novos improvissos! experimente coisas que voce acha que podem funcionar! quebre um pouco as regras! acho que dessa "atitude" nasce a "personalidade musical" que é o que todos nos perseguimos...

Mas pra uma boa criação de arranjos, procure escutar e tirar varias musicas que tenham variações de baixo (nao para copiar, mas como referencia e influencia), e é importantíssimo que vc grave suas apresentações ou ensaios e se escute tocando! e seja auto crítico!, pois só assim vai achar o ponto certo e a medida exata das coisas!! o caminho é esse mesmo!! rsrs

Um grande abraço

marcioazzarini
Veterano
# nov/05
· votar


leonardodrummond

É legal dar alguns acordes nos baixo pra encher um pouco mais a música em determinados momentos. Mas precisa tomar cuidado, senão embola tudo.

Gabriel_Bp
Veterano
# nov/05
· votar


começa a experiamentar com os acordes maiores, menores e maiores com sétima menor nas vozes Tônica+(b)10ª+(b)15ª a partir da 12ª casa.

vai no site www.michealdimin.com , da uma fuchicada por lá que tem umas músicas pra tocar em chord melody no baixo. coisas muito boas de um baixista muito bom que ninguém conhece aqui eu acho.

rodrigo_bass
Veterano
# nov/05
· votar


Egregora Digital XIII

Caramba, vc power chord no baixo??? Dá certo mesmo?

Egregora Digital XIII
Veterano
# nov/05
· votar


O pessoal fala para executar os acordes da 12 casa em frente, mas com uma equalização com mais agudos e médios é possível executar acordes no início da escala.




rodrigo_bass

Sim, o Steve Harris do Iron Maiden faz direto.
Sim,

rodrigo_bass
Veterano
# nov/05
· votar


Egregora Digital XIII

Cara é raro eu ouvir metal, mas vou tentar fazer um power chord com o baixo. Vamo vê no que dá. Valeu!

Revenant
Veterano
# nov/05
· votar


usar acordes é bastante ultil e enriquece muito as linhas, eu particularmente uso bastante como power chords assim como o nosso amigo Egregora uso bastante em Heavy Metal, mas isso ñ eh regra ousadia e o caminho da inovação! portanto ousem usar acordes encrementando que vai dar certo! Mas tem que ter a conciencia de saber usar nas horas certas.. existem espaços para isso e o que resta e acha-los e aplicar.
abraço!

zegotinha
Veterano
# nov/05
· votar


leonardodrummond
Cara curto muito trabalhar coma as sétimas de maneira simultanea as tônicas e as sextas, acho as sonoridades diferentes.

Maurício_Expressão
Veterano
# nov/05
· votar


Na música tudo pode, desde que fique bom, harmonioso e bonito. Uma vez num curso de baixo que participei, na entrega dos certificados fizemos uma banda de 6 baixos e 1 bateria eletrônica. Foi legal fazer base em acordes.
Mas não é em todo baixo que acorde fica bom...

Egregora Digital XIII
Veterano
# nov/05
· votar


Num Preciosion Bass fica legal.

Gybaz
Veterano
# nov/05
· votar


eu uso alguns acordes no final das minas frazes "as vezes claro"quando e muito repetiivo "enjooa"vc nao acha?use algumas inversoes como"3º,6º,7º" u em alguns casos quan vai´par a 5º da tonica q esta utilizando no momento utilize uma 9º+6º

leonardodrummond
Veterano
# nov/05
· votar


Entendi... eu só acho q talvez tenha problemas pra achar a hora certa, mas tudo bem hehehe acho que já foi o suficiente pra me incentivar a fazer uma coisa meio diferente =]
Origado a todos que responderam!

Abraços

leobozzo
Veterano
# nov/05
· votar


no inicio a gente tem medo de experimentar, depois a gente já tem é que ficar se policiando pra não extrapolar na experimentação (pelo menos comigo é assim...) ouse!! descubra!! seja feliz!!! hehehe

Revenant
Veterano
# nov/05
· votar


leonardodrummond
cara se você quiser uma referencia melhor sobre o assunto da uma pesquisada que você vai encontrar métodos tbm sobre o assunto, inclusive foi lançado 1 recentemente chamado Acordes Para Baixo do Sérgio Pereira, me parece ser muito bom e últil tem muita abodagem em cima do assunto e muito interessante você pesquisar essas novas fronteiras.
Boa sorte!

leonardodrummond
Veterano
# nov/05
· votar


leobozzo
Pois é, da medo de estragar a coisa toda uhahuahuauh

Revenant
Olha, vai ser ótimo pra mim, vou procurar no LimeWire! E eu estou pretendendo passar bastante do que faço hoje. Acho que criatividade é fundamental

Abraços aí a todos

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


Se não me engano o Lemmy do Motöhead costuma usar acordes, ou estou errado?

Revenant
Veterano
# nov/05
· votar


leonardodrummond
ok boa sorte amigo! Fritz_mkvl
ñ tenho certeza, mas acho que sim

flipe
Veterano
# set/06
· votar


voltando a história dos acordes, como vocês fazem para treinar execução de acordes?

tem exercicio próprio pra contrabaixo, ou vocês usam o mesmo que os guitarristas usam?

valeu!

dani_low
Veterano
# set/06
· votar


myung faz uns acordes nos harmonicos em umas baladinhas do dt.... mto massa

moog
Veterano
# set/06
· votar


tem um amigo q faz uns lances mto legais...
sergio pereira..

baixo & voz...

tem alguns mp3 no site
http://www.musicexpress.com.br/artista.asp?Artista=112

usa praticamente só acordes e arpejos

Cerberus
Veterano
# set/06 · Editado por: Cerberus
· votar


Eu tentei colocar powerchords em uma parte da música que tocava mais rápida, no inicio da escala, o resultado não foi muito legal. Acho que fica melhor mesmo aplicando depois da casa 12. No inicio da escala não fica muito confortável pra tocar também.

EDIT: alguém conhece músicas clássicas de aplicação do bicorde (powerchords) no heavy metal?

flipe
Veterano
# set/06
· votar


voltando a história dos acordes, como vocês fazem para treinar execução de acordes?

tem exercicio próprio pra contrabaixo, ou vocês usam o mesmo que os guitarristas usam?

valeu!

Cerberus
Veterano
# set/06
· votar


flipe
Não conheço nenhum. Sugestões são bem vindas.

flipeicl
Veterano
# abr/07
· votar


depois que vocês começaram a tocar contrabaixo, quanto tempo depois começaram a treinar acordes?

e quanto tempo levaram para começar a dominar o uso de acordes?

valeu.

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


flipeicl
sei la.
sempre curti acordes.
mais comecei a fazer depois de sei la uns 7 meses mais ou menos.
e só praticando pra domina, dai depende de você.

Cerberus
Veterano
# abr/07
· votar


flipeicl

Bem, acordes não é algo como SLAP que precise de bastante tempo para dominar. É só não tocar nada abaixo da 10 casa na quarta (ou quinta corda), porque não tem um bom efeito, soa embolado. Mas até isso pode ser contornado, com uma equalização.

Dá uma olhada em tabs do Cliff Burton e Steve Harris, os dois usam este recurso. No início de Anesthesia (Pulling Teeth), Cliff Burton encerra frases com powerchord (T+5).

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


Cerberus
la com nona na mizona é massa, bem gravona!
acordees com terças menores ficam melhores graves.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acordes no baixo