dicas para uma loja que está abrindo

    Autor Mensagem
    Randy78
    Veterano
    # set/05


    olá pessoal do forum de baixo!
    seguinte, estou abrindo uma loja de instrumentos musicais em curitiba e reparo que muitas lojas dão muita atenção ao publico guitarrista, deixando o baixista meio de lado, eu espero poder dar uma atenção maior aos baixista, gostaria de ter muitos efeitos de baixo, pois muitas das minhas vendas serão por internet e para outras cidades, os pedais por serem leves tem um frete bem mais barato, mas como não manjo muito de baixo gostaria de umas dicas. Quais os pedais mais procurados, pedaleiras, melhores encordamentos, vale a pena investir em captadores? que tipo de equipamentos vcs pretendem adiquirir??
    abraço a todos!

    rodrigo_bass
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Cara um pedal que toda a loja deve ter com preço bom é o Boss CS-3, todo baixista deveria usar um. Essa é minha opinião.
    Encordamentos é legal você ter as opções baratas como giannini e GHS, 0.40 e 0.45. Outras marcas como Daddario são bem procuradas também. Ernie Ball, Elixir e Fender já são mais caras, mas muitos baixistas procuram. Captadores é foda, eu compraria hj um, mas ta muito caro aqui no Brasil.

    Boa Sorte com a loja!

    Randy78
    Veterano
    # set/05
    · votar


    valeu pela dica, quero ver se encontro um bom captador a bom preço, sei que a maioria das guitarras vem com captadores muito fracos, vou ver o que consigo de captadores. Com certeza vou ter o boss CS-3, achei que fosse só para guitarra, eu curto muito o marshall ED-1, mas não sei se é tão bom para baixo quanto é para guitarra.

    José Mário Zanini
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Randy78

    Outro pedal que com certeza vc precisa tar um GEB-7 (Bass Equalizer da Boss) eu mesmo espero comprar um desses em breve! Vejo bastante comentários aki do Bass V-amp (pedaleira), mas é interessante vc ter opções mais baratas como Zoom 506-II, 607!

    Acho q é isso!

    Flw!

    Randy78
    Veterano
    # set/05
    · votar


    o GEB-7 é básico mesmo, inclusive o GE-7 para guitarra, esses pedais melhoram muito o som do instrumento.

    a zoom 506-II é bem vista pelos baixistas? é como na guitarra que todo mundo tem ou teve uma um dia?

    rodrigo_bass
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Eu acho que o grande problema de ter zoom em estoque hoje é que a maioria dos músicos acham que a marca está queimada. Eu não posso dizer pois nunca usei zoom junto com meus baixos, mas toco com guitarristas que usam e reclamam um pouco da tal zoom.

    Randy78
    Veterano
    # set/05
    · votar


    rodrigo_bass
    esse é um problema, eu não considero a zoom uma pedaleria ruim pelo preço que tem, é uma boa opção pra quem ta realmente iniciando e nem sabe os efeitos existentes. Uma pedaleira que pretendo trabalhar é o bass v-amp, que serve tbem para violão e teclado, creio que se eu conseguir um bom preço esse pode vender bem.
    esqueci de comentar, mas tbem quero trabalhar com algum luthier que faça baixos inteiriços e sob medida, com madeiras de qualidade, mas isso talvez só lá pro ano que vem, pois é preciso te rum bom capital e não quero sair me arriscando comprando de tudo.

    Half
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Cara, acho que isso não é bem a dica que vc tava querendo... Mas se for contratar vendedor, contrate não o que entenda mais de instrumentos, mas o mais humilde (não digo "humilde" financeiramente, mas sim espiritualmente) e sincero possível... Esse lances de vendedores trapaceiros pode fazer a loja vender muito pros iniciantes, mas vai sujar o nome da loja, afastando os consumidores mais experientes. É muito desagradável algum vendedor tentar te passar a perna, pensando que vc não entende um pingo do assunto.

    Não sou expert no ramo, mas creio que sejam dicas válidas:
    Captadores não vendem como água... Tenha disponível apenas para encomenda, acho que é mais proveitoso para a loja.

    Cordas: Não precisa ter um estoque muito grande como os de guitarra e violão, pois as cordas de baixo são caras e como os tempos andam difíceis, os baixistas usam a mesma corda enquanto podem. Disponha de mais de uma marca e calibre (0.40 e 0.45 são os mais vendidos), e também disponha de marcas mais baratas que vendem bastante mas nem por isso são ruins(Gianinni, Hartke, Fender). Em menor quantidade, marcas como Ernie Ball, Elixir, etc, que são bem mais caras.

    Baixos: É claro que é necessário ter algumas marcas mais acessíveis, mas tente buscar a linha do "bom e barato", do tipo Shelter, Condor, etc. Pra mim não rola Golden, Jennifer, e essas porcariadas.

    Se lembrar de mais dicas eu posto!
    Abração e boa sorte!

    Half
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ah, lembrei de uma...

    Me parece que está crescendo muito as vendas das "cópias" dos Jazz Bass (shelter Jb, tagima jb, etc),e muito desses compradores pretendem trocar os captadores originais por caps Fender... Tenha disponível captadores Fender Jazz Bass (modelos "Original" e "Custom 60" são os de maior saída) que, no meu ponto de vista, são garantias de lucros.

    otavio016
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Randy78
    ae cara eu sou de curitiba, vcs fazem regulagem tb?

    Centauro
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Randy78
    Prá quem tá começando tem de trabalhar com custo-benefício (Shelter, Shelter SX, Condor, Staner, Behringer, etc e marcas que tem marketing pronto que tá na cabeça da galerinha. Exemplos: Meteoro, Tagima, Boss.... não adianta querer ter coisas muito caras e demorar prá vender empatando capital. Além do CS-3, se tiver o Limiter enhancer melhor, o equalizer e chorus formam o kit mais comum de efeitos prá baixo. Pedaleira zoom pros que estão começando. digitech é boa opção prá pedaleiras de melhor qualidade sem ser muito caras.

    And the meek shall inherit the earth
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Randy78
    cara, se voce me arrumar a linha de caps do billy sheehan pro baixo eu compro agora! (é da dimarzio, chama-se willpower, tem a versao neck e middle, e nao vende no brasil)

    rodrigo_bass
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Half


    Concordo e assino em baixo sobre o que você disse à respeito dos vendedores. Tente arrumar alguem humilde e que seja honesto, porque senão sua loja vai ser queimada em dois tempos. Eu já fui em lojas na Teodoro e no largo do são bento atrás de instrumento, de bermuda e camiseta dos Ramones e tinha vendedor que olhava torto, tipo achando que você nunca compraria alguma coisa. É essa mentalidade que fode a loja.

    Half
    Veterano
    # set/05
    · votar


    rodrigo_bass
    Dá vontade de espancar vendedor assim. E não tem muito o que fazer... Ou melhor tem: eu não volto mais na loja. Se o dono ou gerenciador da loja não ficar em cima acaba acontecendo isso mesmo. O cara ganha o salariozinho dele e na maioria das vezes não se importa muito com a satisfação do consumidor. Eu sei que é clichê e tudo mais, mas na minha opinião a alma do negócio é o bom relacionamento com os clientes. Se for analisar o meu caso, são inúmeras as lojas que eu frequento, não pela quantidade e qualidade dos produtos, mas pela qualidade do atendimento.
    Na minha opinião, o que frustra no atendimento:
    -Má vontade do vendedor, do tipo vc pede pra ligar um instrumento e o cara escolhe o pior cabo, o pior amplificador, liga pra vc e vai conversar com o colega dele.

    -Não deixar testar determinado instrumento ou acessório: Ok, se o ítem estiver embalado e não der pra abrir, tudo bem, agora, não deixar testar porque tal baixo é caro e o vendedor não foi com a cara (ou melhor, acha que o "testador" não tem grana pra comprar) é deprimente. Conheço inúmeros casos em que uma pessoa foi na loja, pronta pra comprar, e o vendedor não foi com a cara (financeiramente, financeiramente!!!) do cliente, fazendo com que este procurasse outra loja.

    -Ter mais razão do que o cliente.

    Half
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Randy78
    Já que você é de Curitiba... Pra vc souber como NÃO administrar uma loja de instrumentos, vá na HOT LICKS, ao lado do Ibis, na Mateus Leme. O cara atende quem ele quiser, tem má vontade, é mal-educado... Como se a loja dele tivesse os melhores instrumentos do mundo - e está longe, muito, mas muito longe disso. Tem mais porcaria do que qualquer coisa lá.

    edusachini
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Randy78
    Selecione bem o pessoal que vai trabalhar atendendo o público. O que tem de vendedor cuzão por ai não é brincadeira...

    Randy78
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Half
    quanto ao atendimento, minha loja vai ser só virtual no começo, eu mesmo vou atender pessoalmente, esse problema que vc citou é muito comum mesmo, tem muita tendencia do vendedor vender o que ta encalhado ou o que da mais lucro a ele, eu já vendo algumas coisas, pois to sempre comprando e vendendo e sempre que vendo procuro ser o mais honesto possível, já perdi algumas vendas até quando o comprador me pergunta qual é melhor, levando em conta o preço tbem.

    Randy78
    Veterano
    # set/05
    · votar


    otavio016
    não faço regulagem não, eu manjo mais de guitarra, mas quero me especializar na venda de equipamentos para baixistas, pois é um setor não muito valorizado, já conversei com alguns baixistas que reclamam da falta de atenção de muitas lojas, que normalmente só tem o básico.

    Randy78
    Veterano
    # set/05
    · votar


    uma coisa que sei bem é que o melhor vendedor é o cliente, quem é músico sabe como é, sempre que vc compra algo as pessoas te perguntam, além de perguntas sobre o produto, o preço, onde comprou e até do atendimento e não tem melhor indicação do que de alguém conhecido e tem muito lojista que não se toca disso, a qualidade do produto é responsabilidade de quem fabrica, já o atendimento, a venda, é da loja, não adianta vender algo bom achando que por isso o cliente vai voltar ou indicar, marca tem em várias lojas, o atendimento que é o diferencial, preço normalmente é tudo o mesmo e pode ser negociado.

    leomezz
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Randy78
    Não deixe de comercializar o SX JB 75 (é o meu baixo)...rsrsrs
    abraço..bons negócios

    otavio016
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Randy78
    ae cara, vc ja tem a loja ou vai abrir? eu to afim de compra um amplificador. sou de curitiba

    Baixista_de_Deus
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Baixista_de_Deus
    · votar


    Randy78

    Tenta vender alguns instrumentos de qualidade só que para canhotos... é muito dificil achar. Meu irmão por exemplo quer uma guitarra ibanez pra canhoto e só achou uma na Teodoro Sampaio. Eu fui comprar um baixo e consegui um Tagima B5, gostei bastante dele, mas e se eu quisesse um fender (que eu sei que tem pra canhoto) os caras lá não tinham e quando vc pergunta se tem como encomendar eles te enrolam e desconversam... nem condor o cara lá da tango music queria encomendar pra mim... sei lá, to ligado que é mais dificil instrumento pra canhoto, que são fabricados em menor quantidade, mas acho que a maioria das lojas trata com descaso quem é canhoto e não conseguiu aprender a tocar como destro.

    isaqueras
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Cara, vou te dar 1 letra importantíssima:
    Aki na minha cidade, existia uma Loja chamada GIG (hj infelizmente n existe mais)
    Com o intuito de reunir a galera q toca, o proprietario fazia uma GIG toda terça feira a Noite.
    Além de Reunir os amigos, que era a grande intenção, essa galera que ia lá tocar, sempre voltava pra gastar alguma coisa na loja.
    Em Los Angeles é comum essa prática...tem até site sobre esses loja/bar e fazem muito sucesso.

    Sucesso pra vc!!!!
    ps. tmb sou do PR (pé vermelho)

    Randy78
    Veterano
    # set/05
    · votar


    otavio016
    me manda um e-mail no randy78@bol.com.br

    Randy78
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Baixista_de_Deus
    grande idéia, valeu pela dica!!!!

    isaqueras
    minha loja por enquanto é só virtual, mas quero muito ter uma loja junto com uma escola de música e essa idéia que vc me passou é genial mesmo, numa dessa consigo um sócio pra abrir um bar junto, tipo, do lado da loja, a idéia de convidar pessoas pra se reunirem e tocar é muito boa, da até pra rolar um test drive com alguns instrumentos. Valeu pela dica!!!!

    isaqueras
    Veterano
    # set/05
    · votar


    te garanto q a galera q toca vai curtir pra caramba.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dicas para uma loja que está abrindo