escalas para improvisso

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    tonbass
    Veterano
    # set/05


    bom e ae galera é o seguinte,eu to estudando escalas,mas to sem direçao ai vi ate ak pedir que vcs me socorram,gostaria de pedir que me mandassem algumas apostilas ou um endereço onde eu possa encontrar apostilas sobre escalas pentatonicas,aumentadas,dimunutas e por ai vai agradeceria muito pois acho que to perdendo tempo em meus estudos sem essa direçao vlw


    meu email é washingtonmota@hotmail.com

    tonbass
    Veterano
    # set/05
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    hei alguem ae

    fanho
    Veterano
    # set/05
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    up aew, tbm preciso dessas paradas...
    kd os musicos do forum??

    Edson Sousa
    Veterano
    # set/05
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    Peguei seu email e adicionei no msn

    Edson Sousa
    Veterano
    # set/05
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    Gosto desse assunto e tenho alguma coisa p falar a respeito.
    O mais importante nao é apenas decorar as escalas, e sim saber aplicar bem sobre os acordes.
    Abs

    Edson Sousa
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Edson Sousa
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    Quando a música está num tom maior por exemplo, com os acordes desse tom, nao é complicado, pois é somente tocar a escala do próprio tom, mas quando entram outros acordes, que nao fazem parte do tom, ae é q começa a complicar, pois a escala do tom somente, nao resolverá o problema.

    Ex: tom em C maior

    C6(9) | Am7(11) | Dm7(9) | G7(9,13) | C7M(9) |
    Só tocar a escala de C maior, popis esses acordes fazem parte do tom de C maior

    Mas quando entram outros acordes, dae entram tb outras escalas...

    C6(9) | A7(b13) | Dm7(9) | Db7(#11) | C7M(#11) |
    C maior...Mixob9b13...C maior.......Mixo#4........Lidia..........

    Abs

    tonbass
    Veterano
    # set/05
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    ah cara blz,mas me diz com faco pra construir escalas aumentadas e diminutos usando os modos gregos

    tonbass
    Veterano
    # set/05
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    ah e pentatonicas tb

    jkdias
    Veterano
    # set/05
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    tonbass

    O que o Edson Sousa colocou são alterações nos modos para atender às notas dos acordes. Por exemplo, Mixolidio b9/b13 trata-se de usar o modo mixolidio com as alterações b9 e b13.

    Escalas diminutas são escalas artificiais e não estão entre os modos gregos. Existem duas escalas diminutas:
    ST-T-ST-T-ST-T-ST-T, por exemplo escala de C diminuto: C-C#-D#-E-F#-G-A-A#-C

    e T-ST-T-ST-T-ST-T-ST, sendo a escala de C diminuto: C-D-D#-F-F#-G#-A-B-C.

    Ambas possuem os 4 graus do acorde Cº.

    As pentatônicas maiores possuem o 1º, 2º, 3º, 5º e 6º graus da escala Maior (modo jonio).
    As pentatônicas menores possuem o 1º, 3º, 4º, 5º e 7º graus da escala menor natural (modo eólio)

    Como o amigo Edson disse, tudo vai de acordo com o acorde que está sendo tocado.

    Abs
    Jackson

    tonbass
    Veterano
    # set/05
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    puxa cara valeu to comecando a entender

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