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tonbass Veterano |
# set/05
bom e ae galera é o seguinte,eu to estudando escalas,mas to sem direçao ai vi ate ak pedir que vcs me socorram,gostaria de pedir que me mandassem algumas apostilas ou um endereço onde eu possa encontrar apostilas sobre escalas pentatonicas,aumentadas,dimunutas e por ai vai agradeceria muito pois acho que to perdendo tempo em meus estudos sem essa direçao vlw
meu email é washingtonmota@hotmail.com
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tonbass Veterano |
# set/05
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hei alguem ae
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fanho Veterano |
# set/05
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up aew, tbm preciso dessas paradas...
kd os musicos do forum??
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Edson Sousa Veterano |
# set/05
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Peguei seu email e adicionei no msn
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Edson Sousa Veterano |
# set/05
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Gosto desse assunto e tenho alguma coisa p falar a respeito.
O mais importante nao é apenas decorar as escalas, e sim saber aplicar bem sobre os acordes.
Abs
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Edson Sousa Veterano |
# set/05 · Editado por: Edson Sousa
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Quando a música está num tom maior por exemplo, com os acordes desse tom, nao é complicado, pois é somente tocar a escala do próprio tom, mas quando entram outros acordes, que nao fazem parte do tom, ae é q começa a complicar, pois a escala do tom somente, nao resolverá o problema.
Ex: tom em C maior
C6(9) | Am7(11) | Dm7(9) | G7(9,13) | C7M(9) |
Só tocar a escala de C maior, popis esses acordes fazem parte do tom de C maior
Mas quando entram outros acordes, dae entram tb outras escalas...
C6(9) | A7(b13) | Dm7(9) | Db7(#11) | C7M(#11) |
C maior...Mixob9b13...C maior.......Mixo#4........Lidia..........
Abs
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tonbass Veterano |
# set/05
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ah cara blz,mas me diz com faco pra construir escalas aumentadas e diminutos usando os modos gregos
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tonbass Veterano |
# set/05
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ah e pentatonicas tb
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jkdias Veterano |
# set/05
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tonbass
O que o Edson Sousa colocou são alterações nos modos para atender às notas dos acordes. Por exemplo, Mixolidio b9/b13 trata-se de usar o modo mixolidio com as alterações b9 e b13.
Escalas diminutas são escalas artificiais e não estão entre os modos gregos. Existem duas escalas diminutas:
ST-T-ST-T-ST-T-ST-T, por exemplo escala de C diminuto: C-C#-D#-E-F#-G-A-A#-C
e T-ST-T-ST-T-ST-T-ST, sendo a escala de C diminuto: C-D-D#-F-F#-G#-A-B-C.
Ambas possuem os 4 graus do acorde Cº.
As pentatônicas maiores possuem o 1º, 2º, 3º, 5º e 6º graus da escala Maior (modo jonio).
As pentatônicas menores possuem o 1º, 3º, 4º, 5º e 7º graus da escala menor natural (modo eólio)
Como o amigo Edson disse, tudo vai de acordo com o acorde que está sendo tocado.
Abs
Jackson
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tonbass Veterano |
# set/05
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puxa cara valeu to comecando a entender
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