captacao em serie e paralela

    Autor Mensagem
    Blegous
    Veterano
    # jul/03


    alguem poderia me explicar isso aih?

    Metal bass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Eu tb naum sei o é isso naum!!!!

    Blegous
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    vi isso num baixo cheruti

    Metal bass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    ah.....eu acho q é aqueles captadores tipo do baixo do Ronin.....naum é??

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    MKAZAN!!!!!
    HEEEEEEELP!!!!!
    AJUDA NOIS AÊ!!!!

    Ronin
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Metal bass
    O Mkazam pode explicar melhor... mas é as duas ligações possíveis num captador Humbucking... quando vc liga de um jeito, ele age como um cap. Humbucking... e quando vc liga de outro ele age como Single Coil... só num sei as ligações... nisso o MK pode ajudar a galera.

    MKazan
    Veterano
    # jul/03 · Editado por: MKazan
    · votar


    Como alguns de vcs já devem saber, os captadores humbucker nada mais são do que dois singles grudados um do lado do outro.

    concorda que um captador single nada mais é do que uma bobina com um íma e um núcleo ferosso? bom, esquescendo o íma e o nucleo ferroso, sobra uma bobina.
    legal

    como podemos ligar duas bobinas?
    bom, podemos ligá-las em série com concordancia de fase (a saída de uma na entrada da outra), podemos ligar em série com discordancia de fase, podemos ligar em paralelo com concordância de fase (saída de uma na saída da outra, entrada de uma na entrada da outra) ou podemos ligar em paralelo com discordância de fase (pega uma delas e vira ao contrário)

    eu sei q a explicação não ta lá essas coisas, mas eu vou fazer um desenho e posto aqui para ilustrar melhor. vcs vão entender direitinho.

    o lance é o seguinte, cada ligação dessas dá um timbre diferente. e ligando em série, é como se vc tivesse um captador single grandão.

    MKazan
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    ae galera, eu ia desenhar pra vcs entenderem melhor.
    mas achei o desenho já feito em um outro site, então vou colocar aqui o endereço.
    se alguém não entender, aí pergunta q eu explico melhor.
    http://users.chariot.net.au/~gmarts/pix/p_pickdual.gif

    aqui tem uma explicação (em inglês) de como esse lance funciona:
    http://users.chariot.net.au/~gmarts/pickcomb.htm

    se alguém não entender, aí eu explico.

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    MKazan
    Quer dizer que em qualquer Baixo com capatadores humbuckers pode ser feito um sistema de switches que me dê essas opções?
    Um dos meus Baixos é um Tagima TG-6B com dois Humbuckers ativos, eu posso fazer isso?

    MKazan
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    nukebass
    se o humbucker do seu baixo tiver todos os 4 terminais das bobinas ascessível, vc pode sim.

    os humbuckers q são ativos ou o seu baixo é do tipo "circuito ativo"?

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    MKazan
    Os captadores é que são ativos... ele não tem circuito não... embora eu quisesse que ele fosse passivo com circuito ativo...

    MKazan
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    nukebass
    hum, aí tem que ver o caso dos seus captadores específicamente. provavelmente não deve dar, pois no seu captador, as bobinas são ligadas diretamente a um pré-amp que está dentro do captador.

    mas... como cada caso é um caso... se vc conseguir entrar em contato com a Tagima ou com o fabricante dos captadores, vai ser legal pois pode ser q haja alguma outra opção.

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Blz...
    Me responde só mais uma pergunta... aqueles capatadores que vem com um monte de fios... vc pode ligá-los de várias formas não é? Tipo... um amigo meu comprou um Bartolini pra 5 cordas e mandou colocar um monte de switches que, segundo ele, mudava a combinação de fios(invertia as fases) e mudava o timbre... eu cheguei a tocar nele, inclusive era um Fretless, e constatei que realmente mudava bastante a timbragem do instrumento ao trocar a combinação... se não me engano eram 7 fios que o captador tinha...

    MKazan
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    nukebass
    7 fios?
    bom, um captador humbucker passivo teria: 2 fios em uma bobina, 2 fios na outra, e eventualmente um fio saindo da blindagem. isso daria 5 fios.
    esse captador era ativo? se for, então ainda temos mais 2 fios de alimentação do sistema ativo (pré-amp) e poderíamos ter (dependendo do modelo) mais dois fios. um de entrada do pré e um de saída do pré.

    mas aí, tudo isso depende do modelo do captador.
    tem alguns captadores que tem até mais de uma bobina e tal. depende do captador. é por isso q vem um manualzinho qdo vc compra o captador.

    mas sim, esse mundo de fios servem para vc escolher como vai ligar.

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    MKazan
    Era ativo sim pois eu me lembro que no Baixo dele teve que usinar um local pra colocar a bateria.

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Valeu pela informação!
    Qualquer coisa tamos aê!

    MKazan
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    nukebass
    ah ta.
    mas então, esse monte de fios q saem dos captadores são para ligar o pré amp na bateria e para vc escolher como vai ligar as bobinas mesmo.
    aí para saber que fio é oq, tem q olhar no manual.

    nukebass
    Veterano
    # jul/03 · Editado por: nukebass
    · votar


    MKazan
    Sei que estou esgotando sua paciência... :-D
    Mas... mais uma dúvida...
    É verdade que dependendo de como vc liga o capatador vc pode fazer o auto-falante "trabalhar" ao contrário? Tipo... quando vc toca a bobina do auto-falante ao invés de empurrá-lo pra frente empurra-o para trás... se não tiver nada a ver com o captador existe alguma outra situação que aconteça isso???

    Estou fazendo essa pergunta porque uma vez me falaram que isso tinha acontecido, e então na hora do show ele percebeu que o som estava sem "peso" e sem "punch"... daí ele deduziu que o Bumbo da Bateria fazia o auto-falante ir pra frente enquanto que o Baixo fazia o contrário, anulando assim um ao outro e deixando o som "xôxo".

    Achei muito esquisita essa história... mas não falei nada pois não estou por dentro desse assunto...

    MKazan
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    nukebass
    vc pode fazer isso virando ao contrario o captador, pode fazer isso com um estágio inversor de amplificação (facinho de fazer), pode fazer isso invertendo a bobina do falante...

    mas isso não é perceptivel ao ouvido humano.
    pra falar a verdade, metade da onda o falante vai pra frente. na outra metade ele vai pra trás.
    se vc inverter, metade da onda o falante vai pra trás e na outra metade o falante vai pra frente.

    se for só um falante, não faz a menor diferença, o ouvido huhmano nem é capaz de perceber isso. mas se forem dois ou mais falantes trabalhando em discordancia de fase, aí sim faz grande diferença.
    pq se um falante estiver fazendo um sinal, e o outro estiver fazendo o mesmo sinal com fase invertida, duas ondas iguais e opostas se anulam, aí o som fica fraco.

    MKazan
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    nukebass
    esse lance entre o bumbo e o baixo, só aconteceria se os dois estivessem perfeitamente afinados iguaizinhos, dando a nota exatamente no mesmo instante de tempo e o baixo dando a mesma nota do bumbo.

    dois seres humanos não seriam capazes de fazer isso nem que treinassem muito.

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Ah! Blz... valeu denovo!!!

    Blegous
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    valeu aí MKazan pela aula! eu quero ser como vc quando crescer aheheaieaoeaieaoeahoieeahu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a captacao em serie e paralela