DUVIDA...sobre pentas e escalas

    Autor Mensagem
    polakinho
    Veterano
    # ago/05


    desculpe para akelis ki acharem meu post idiota, mais to com uma duvida cruel :P HUAuIUHuauAuUAhAiuUA

    eh ki tipow...eu comecei a anda com uma cadernetinha onde fiko escrevendu as escala, e jah escrei todas as maior e as relativa menor...mais agora vo começa a escreve as penta, e tipow...
    ateh onde eu sei para faze uma penta menor tem que esclui o segundo e o sexto grau e a maior o quarto e o setimo...mais agora ki veio a duvida:

    "para fazer uma penta menor eu tenhu ki exclui o 2° e o 6° grau duma escala menor??? e mesma cosia pra maior (esclui o 4° e 7° grau da maior)???

    e tbm...eu faço as escala na caderneta quando num tenhu nada pra faze em qualquer lugar e em casa eu procuro elas no braço, achei varios desenhos, se vcs podessem me dar algumas dicas aew, de outros tipos de escala, de como fazer, dos desenhos no braço e etc... Eu agradeceria, e espero que issu possa ajudar mais genti...abrigado deiz de já

    abraços a todos \o/'s

    joaopaulonascimento
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    é o seguinte.......procura um professor!!1

    polakinho
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: polakinho
    · votar


    joaopaulonascimento
    kra...o forum eh meu professor!!!...e por mais q eu procure, naum encontrarei em nenhum lugar kras taum bons quanto os que tem nessi forum ;D ...espero um dia ser igual a vcs :P

    abraços

    marcioazzarini
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    polakinho

    As escalas menores são relativas das maiores...

    Exemplo:

    C = Am

    D = Bm

    G = Em

    etc...

    Aí fica mais fácil...

    polakinho
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    marcioazzarini
    sim sim...issu eu intendi...fiz assim na caderneta...fazia a maior e embaixo a relativa menor :P ...valeww

    fox_123
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Polakinho, quanto ao excluir aquelas notas da escala maior e menor pra formar as pentatonicas eu penso que é isso mesmo

    Uma dica super legal que eu achei com relação aos desenhos de escalas, é que você não precisa decorar aqueles milhares de desenhos de escalas. É so decorar uma digitação só, da tonica ate a oitava, e depois comece a visualizar varias tonicas e oitavas espalhadas pelo braço do instrumento (não importa se você não conseguir chegar a oitava), dai é so ligar essas digitações nas diferentes regiões do braço, que você estara literalmente passeando pelo braço do seu instrumento

    Um abraço

    Guto EADG
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    polakinho
    "para fazer uma penta menor eu tenhu ki exclui o 2° e o 6° grau duma escala menor??? e mesma cosia pra maior (esclui o 4° e 7° grau da maior)???

    sim....
    compare os desenhos:


    ---ESCALA MAIOR

    G |-----|-----|-----|--M3-|--P4-|-----|--P5-|...
    D |-----|--M6-|-----|--M7-|OCTAV|-----|--M2-|...
    A |-----|--M3-|--P4-|-----|--P5-|-----|-----|...
    E |-----|-----|TONIC|-----|--M2-|-----|-----|...


    ---PENTATÔNICA MAIOR

    G |-----|-----|-----|--M3-|-----|-----|--P5-|...
    D |-----|--M6-|-----|-----|OCTAV|-----|--M2-|...
    A |-----|--M3-|-----|-----|--P5-|-----|-----|...
    E |-----|-----|TONIC|-----|--M2-|-----|-----|...

    ---ESCALA MENOR

    G |-----|-----|--m3-|-----|--P4-|-----|--P5-|...
    D |-----|-----|--m7-|-----|OCTAV|-----|--M2-|...
    A |-----|-----|--P4-|-----|--P5-|--m6-|-----|...
    E |-----|-----|TONIC|-----|--M2-|--m3-|-----|...




    ---PENTATÔNICA MENOR

    G |-----|-----|--m3-|-----|--P4-|-----|--P5-|...
    D |-----|-----|--m7-|-----|OCTAV|-----|-----|...
    A |-----|-----|--P4-|-----|--P5-|-----|-----|...
    E |-----|-----|TONIC|-----|-----|--m3-|-----|...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DUVIDA...sobre pentas e escalas