Gravação

Autor Mensagem
Alloc
Veterano
# jun/04


vcs conhecem algum programa q eu posso pegar uma música intrumental em wav e gravar voz nela?

Gippe
Veterano
# jun/04
· votar


Alloc
Wav studio, eh bem fácil e tem umas opções bacanas... tem no kazaa, dê uma procurada.

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Ae galerinha!
Vou utilizar o tópico aqui.

Dúvida: Qual a diferença de gravar ao vivo e não ao vivo?

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
Up!!

Dúvida: Qual a diferença de gravar ao vivo e não ao vivo?[2]


eheheh..é o seguinte, quais mudanças se faz na gravação, qndo está não é ao vivo?

vinm
Veterano
# jun/04 · Editado por: vinm
· votar


Barbara Jolie
quais mudanças se faz na gravação
Na verdade, as gravações "ao vivo" de hoje em dia também ganham muitas modificações em estúdio, mas é outra história... Para as gravações "de estúdio" propriamente ditas, geralmente cada instrumento (inclusive a voz) é gravado separadamente (isso quer dizer: primeiro grava um , depois outro e assim vai, porque "ao vivo" na verdade os instrumentos são gravados em trilhas separadas também). Geralmente a ordem é: bateria, baixo, guitarras/teclados e voz (no rock em geral). Essas gravações são repetidas várias vezes, ou seja, são feitos vários takes de cada e depois são escolhidos os melhores takes (hoje, com as gravações digitais, você pode escolher os melhores momentos de cada take e juntar tudo formando um take "perfeito"). Depois de todas as trilhas devidamente gravadas e escolhidos os takes, procede-se à mixagem, que nada mais é que a "junção" das trilhas de cada instrumento em um contexto musical (neste momento detecta-se a necessidade de aplicar alguns efeitos nas trilhas). Com o material mixado*, procede-se à masterização* que repete alguns passos da mixagem e faz um som "de verdade", comprimindo a mixagem final etc. Mas como já disse, as gravações "ao vivo" de hoje são praticamente "gravações de estúdio", pois na maioria ocorre até a escolha de takes (são gravados vários shows e depois se escolhem as partes de cada um que ficaram melhores) e retoques em estúdio (se o vocal ficou ruim, tem gente que substitui a trilha gravada "ao vivo" por uma gravada "em estúdio")... Ufa! Acho que o Demolisher pode explicar melhor, mas já dei uma ajudinha... hehehe

* mixagem e masterização também são feitas para gravações "ao vivo".

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
brigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...alma viva q me ajudou...eheheh

(hoje, com as gravações digitais, você pode escolher os melhores momentos de cada take e juntar tudo formando um take "perfeito")
Eu tentei fazer isso, mas nao grudou certo.
Q técnica usar?

Com o material mixado, procede-se à masterização que repete alguns passos da mixagem e faz um som "de verdade", comprimindo a mixagem final etc
Não entendi.

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
Eu tentei fazer isso, mas nao grudou certo.
Q técnica usar?

No Cakewalk, você vai pra Audio View de uma trilha e corta um pedaço legal. Depois, cria uma trilha nova e cola lá. Vai repetindo isso com cada pedaço bom até que a trilha nova esteja completa (com todos os pedaços, como se fosse um take gravado de uma vez). Seleciona todos os pedaços, clica com o botão direito e dá um "Combine...". Acho que é isso!

Não entendi.
Masterização na verdade é um passo meio abstrato pra nós amadores... geralmente é feita em estúdios profissionais... hehehe

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
Acho que tenho um arquivo aqui que dá uma visão geral de como gravar uma trilha perfeita de vocal, usando essas "técnicas de take perfeito"... hehehe vou ver se acho e te passo por email!

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
pra q serve o combine?
eh q eu fiz isso, colei numa sequencia lah, mas nao ficou certo no compasso e tals.

Masterização na verdade é um passo meio abstrato pra nós amadores... geralmente é feita em estúdios profissionais... hehehe
tah td bem...ainda mais eu leiga q só....
mas só explica esse procede-se à masterização que repete alguns passos da mixagem e faz um som "de verdade

Se der....please =]

maggie
Veterana
# jun/04
· votar


O CD do Yamandú Costa foi gravado ao vivo no estúdio, sem retoques.

Escutando dá pra perceber a diferença.

maggie
Veterana
# jun/04
· votar


mixagem e masterização -->
Juntar os melhores takes e depois regular tudo pra ficar uniforme, harmonioso e 'ouvível'. hehe

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
Acho que tenho um arquivo aqui que dá uma visão geral de como gravar uma trilha perfeita de vocal, usando essas "técnicas de take perfeito"... hehehe vou ver se acho e te passo por email!
meu.....agradeceria mtttoooo! =D

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


mixagem e masterização -->
Juntar os melhores takes e depois regular tudo pra ficar uniforme, harmonioso e 'ouvível'. hehe

ah entao...isso q quero aprender. =]

vinm
Veterano
# jun/04 · Editado por: vinm
· votar


Barbara Jolie
Vou procurar o arquivo... a Maggie explicou ae mixagem e masterização , é por aí mesmo... depois vou pensar numa explicação mais detalhada... bem que o Demolisher podia aparecer pra dar uma luz... hehehe

quanto ao combine... ele junta os pedaços que você colou em separado... tipo quando coloca reajunto no azulejo, saca (que analogia podre... hehehe)? Agora, pra acertar no compasso e talz é só treino mesmo... uma hora você pega o jeito. Tem também um jeito de calcular o local onde deve colar, usando aquele lance de "01:001:120" (compasso um, tempo um, semínima* 4 - acho que é um trem assim), já viu?

*semínima não, acho que 120 dá uma figura menor... colcheia ou semicolheia sei lá

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


bem que o Demolisher podia aparecer pra dar uma luz
eh neh....mas nem sinal dele...=/


"01:001:120" (compasso um, tempo um, semínima* 4 - acho que é um trem assim), já viu?
onde no cake???

*semínima não, acho que 120 dá uma figura menor... colcheia ou semicolheia sei lá
acho q semifusa...eheheh

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


up!! nao esquecam de mim!

PuNk Bass
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
Aonde que eu arranjo o Cakewalk?
Não conseguir pegar no Kazaa... :/
Ele é encontrado em barraquinha de camelô?? hahahah

PuNk Bass
Veterano
# jun/04
· votar


up!! Nao esqueçam da Jolie...! haha :P

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
onde no cake???
quando você vai colar, aparece uma caixa de diálogo com esse valor, que é a posição onde você vai colar. e também tem tipo um "reloginho" que fica lá nas barras de ferramentas... ele serve pra mostrar onde você está mexendo, o quê está sendo tocado (quando está em play)... aqui fica meio difícil, depois eu tiro umas screenshots e faço outro tuto... huaheuahau vou ter que fazer um monte, hein... :)

PuNk Bass
Aonde que eu arranjo o Cakewalk
Vou ver se arranjo um espaço por aí e coloco na net... você tem email com boa capacidade (tipo yahoo, ibest)? se tiver te mando no fds!

PuNk Bass
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
Tenho do IBEST. Qual o tamanho dele? No Kazaa eu achei uns arquivos de 50, 100, 500, 600 MBs... mas nenhum funfou :/

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Aqui estou eu!!!!!
Atendendo suas preces, huahuahuahua!!!!!!!!

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
Aqui estou eu!!!!!
ahhh meu amorrr ainda bem q apareceu...
ti amo sabia? ahahaahh.....=P

bom, ajuda eu ae, o vini tah tentando....=]

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Qual vossa dúvida, oh, minha musa inspiradora????

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
depois eu tiro umas screenshots e faço outro tuto... huaheuahau vou ter que fazer um monte, hein... :)
pois é...o cake tem mtas opções.

mas vendo isso ali, eu sei mais ou menos o tempo neh?
eh q tipow, eu quis colar num final de frase, e deixar um compasso de pausa, mas nao consegui, ae como q esse negocio conta??? ai ai...q confusoo :S

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
Qual vossa dúvida, oh, minha musa inspiradora????
Puxa...sou ateh musa inspiradora agora? eeheheeh =P


Bom estas aqui são minhas dúvidas:
Qual a diferença de gravar ao vivo e não ao vivo?
eheheh..é o seguinte, quais mudanças se faz na gravação, qndo está não é ao vivo?

Coloque com suas palavras aqui, pra eu associar o q vc me disser com o q o vini me disse.

Ae se tiver mais dúvidas[com certeza] pergunto.

Grazie!

PuNk Bass
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
Demolisher
ahhh meu amorrr ainda bem q apareceu...
ti amo sabia?

Poxa, nunca recebi uma mensagem dessas, agora eu fiquei com ciúmes!! hehehaa :P

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


PuNk Bass
heheh =P
fica nao rapaizinho mais fofinhu du fórum =*

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


PuNk Bass
Qual o tamanho dele
o meu acho que é 12 Mb... tá "rareado", eu acho... ".rar" é tipo ".zip", mas você precisa do WinRar pra abrir..

Barbara Jolie
ae como q esse negocio conta
é tipo assim, ele te dá a posição em compassos, tempos e batidas (acho)... tipo aquele exemplo: 01:001:120 é -> compasso 1, tempo 1, batida 120, o que equivale à última semicolcheia do primeiro tempo do compasso... acho que é isso...

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
aliás, a nomenclatura correta é "bars, beats e clicks"... tipo "compassos, batidas e cliques"... meio confuso mesmo, eu já acostumei a mexer mas é meio estranho realmente... aprendi meio na raça, mas com um pouco de teoria de música e um pouco de prática e "fuçada" a gente aprende rapidim (nem tão rápido assim)... :P

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
Demolisher
ahhh meu amorrr ainda bem q apareceu...
ti amo sabia?

PuNk Bass
heheh =P
fica nao rapaizinho mais fofinhu du fórum =*

e eu fiquei jogado pras traças... hauaheuahauahauhaue

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravação