Gravação

Autor Mensagem
Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Bem, a grosso modo, você gravando ao vivo não tem como editar partes da música, fazer correção de vocal, refazer takes, coisas que podem ser feitas em estúdio.
Se você grava ao vivo, os erros que acontecem durante a execução das músicas, não são filtrados, o público escuta, mas no "calor do show" vc não repara, porém, ao repassar a gravação, esses erros são vistos.
Já na gravação em estúdio, vc grava em pistas diferentes, uma por instrumento (gravação multipista). Se vc já viu filmes em que aparecem cenas de gravação, muitas vezes vc vê apenas o vocalista colocando a voz na música, assim, tanto ele quanto qqr outro músico da banda pode refazer "sua pista" quantas vezes quiser até alcançar seu objetivo.
Em estúdio vc pode ainda editar a voz do cantor (como é que vc acha que a Xuxa, a Angélica, Sérgio Malandro e outros tantos por aí conseguem gravar???), vc consegue até afinar a voz do cantor...
Já ao vivo, vc não tem tantos recursos. O que se costuma fazer é Gravar ao vivo, em multipista, e editar em estúdio posteriormente, assim, vc consegue melhorar muito a qualidade de gravação.
Me fiz entender???
.

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
"bars, beats e clicks"...
onde q fica isso no cake?

e eu fiquei jogado pras traças... hauaheuahauahauhaue
ow...ti amo tb...ehehehe ....=*
eh q soh to querendo mto saber disso, e o demolisher demonstrou q sabia e vc logico, ahhhh amo td mundo pra nao dah briga....[quem vê pensa q sou a "dona do fórum" ahahahahah]

hahaha...eu só do risada, com certos comentários....=PPP
vide outro tópico.

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
uhum entendi.

agora esses takes ae q queria aprender a fazer.

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
"bars, beats e clicks"...
onde q fica isso no cake?

é o reloginho... isso aí é a unidade de tempo que ele usa...

amo td mundo pra nao dah briga
sei, sei... unhé. :/ heauehaueaheua tô brincando :)))

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
então, grava várias vezes a mesma coisa em trilhas diferentes. daí você escolhe os melhores, depois os melhores pedaços, vai cortando e colando! heheheh alguns chamam isso de trapaça, eu chamo de tecnologia... fico mais nervoso em gravaçoes do que ao vivo, por isso acabo errando mais, e acho que escolher os pedaços em que soei melhor não diminui meu valor... pelo contrário, acho que é preocupação com o ouvinte - pelo menos tento não fazer coisas em estúdio que eu não faria ao vivo... blé... tô filososfando demais...

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
Vc pode fazer, mas precisa ter equipamentos de gravação mais sofisticados...
Inclusive os programas profissionais de gravação eram todos pra MAC, e não pro Windows.

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
danou-se, o arquivo que te falei ta´ em inglês... vc manja? se quiser eu traduzo quando tiver um tempinho...

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
Vc pode fazer, mas precisa ter equipamentos de gravação mais sofisticados...
Inclusive os programas profissionais de gravação eram todos pra MAC, e não pro Windows.

Com o CAke dá pra fazer algumas coisas né.. pelo menos eu faço... e hoje em dia tem Pro Tools pra Ruindows também, mas exige um PC muito foda pra funfar...

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
hehehehe... Mas nem forçando muito o Windows supera o MAC pra qualquer tipo de edição... É comparar um Rolls Royce com um fusquinha, huahuahuahua...

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
amo td mundo pra nao dah briga
Eu sou ciumento, hein????
huahuahuahuahua...

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
Mas nem forçando muito o Windows supera o MAC pra qualquer tipo de edição... É comparar um Rolls Royce com um fusquinha,
Isso com certeza... MacOS foi feito pra isso, e arquitetura dos Macs é bem melhor que a dos PCs... o que falta pra Macintosh é marketing, só isso! hehehe

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
danou-se, o arquivo que te falei ta´ em inglês... vc manja?
alguma coisa sim, se te contar q fiz 5 anos de curso de ingles, e sei poca coisa tu naoa acredita ahhaha...
mas pode mandar, tudo q vier eh bem vindo...eheheh...


é o reloginho...
eu nao to lembrando onde q ele tah =/


sei, sei... unhé. :/ heauehaueaheua tô brincando :)))
=P

Demolisher
É comparar um Rolls Royce com um fusquinha, huahuahuahua...
caraca! entao to perdida mesmo...=/

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
o que falta pra Macintosh é marketing, só isso! hehehe
e preço...

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


Demolisher
Eu sou ciumento, hein????
huahuahuahuahua...=P


vinm
o que falta pra Macintosh é marketing, só isso! hehehe
e diminuir o preço, ou nao eh mais alto q os PCs, eu to por fora.

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
aliás, isso não falta, sobra, huahuahuahuahua.... é tudo muito caro!

vinm
Veterano
# jun/04 · Editado por: vinm
· votar


Demolisher
e preço...
Barbara Jolie
e diminuir o preço
mas é aquele lance... tostines vende mais porque é mais fresquinho ou mais fresquinho porque vende mais? o preço é alto porque o povo não compra... acham que um Pentium de 1GHz é melhor que um Mac de 500MHz...

Barbara Jolie
vou postar aqui o treco, é pequeno... perae... ah, e o reloginho fica lá em cima, no meio daqueles botões lá... com imagem é mais fácil mostrar, depois eu te mando... :)

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


O único jeito de "grudar" esses takes é vendo o tempo, compasso e etc neh?

ou seja jah tem q gravar usando o metrônomo, q ajuda mais, mas só q qndo uso o metr. grava junto o barulho dele...buáááá´....como sou péssima nesse assunto de gravação...


Mio Dio! Preciso de vcs....=]

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


O original não é pra Cake, mas pra Acid Pro... então não confie muito nos comandos e atalhos, mas a filosofia é a mesma!
http://www.freeloops.co.uk/Acid%20tutorials/acidvocals.htm

Creating the perfect vocal track in Acid
1. Load your finished track into Acid.

2. Start recording your vocals to a new track, if it goes wrong just keep going and when you are finished start another track.

3. When you are through recording you will have 1 music track and a multitude of vocal tracks all with varying good and bad points. How many tracks will depend on the amount of hard disk space that you have available to you.

4. On each vocal track add a volume envelope (shift + v). Mute each vocal track and set the loop points to cover the first line of singing.

5. Start playback and one at a time turn on and off each vocal track until you find the best one for that part of the song. It may be that half of one and half of another are needed to finish that line or that a single word from one would finish off what is wrong in another. It depends how precise you want to be really.

6. By adding points (4 for each volume change) you can mute out the bits you don't want and keep the bits you do want. Now move the loop pointers along to the next section and start again.

7. Now that you have the whole song done in this fashion you can mute the music track and turn on all the vocal tracks. Save this as a new wav file and this combined with your music track will be your eventual finished mix. Before you close down make sure that you save everything that you have done here along with all the vocal tracks (you may need to store these on a cd). It's better to be safe at this point as you may want to come back and try this process again.

8. You may want to add effects to your vocal track now with some third party applications, nows the best time to do that. Maybe some reverb, chorus and delay at certain points.

8. Start a new song and load your music track and your newly created vocal track. Make sure your EQ's are correct and then save the result to a new wav file. Hey presto a perfect vocal track.

In Conclusion

Hopefully if you follow this method you should be able to erase pops, pitching and timing errors from your vocals and produce a far more professional final mix. Remember there's nothing wrong with cheating either. If one chorus is stronger than the rest then cut and paste it over the other one, double up certain pieces and knock the tuning of one off a little bit. You can even take this process down to single word level but thats a completely different ballgame and requires a lot more time and dedication. One final tip, if you can't decide between two takes then pan one left and one right. Play them together and see which one is best. Who knows you might even want to leave both in. Life's like that though, if it works it works. No-one will care how you got there just that the results are worth listening to.

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
usando o metrônomo
pode usar o playback mesmo... o metrônomo é bom pra gravar instrumento, no caso de voz eu prefiro o playback.

grava junto o barulho dele
eu apanhei pra isso no começo! faz assim: usa fone de ouvido e seleciona a entrada de áudio só pelo microfone (vai naquele ícone de alto-falante do windows que fica na barra de tarefa, dá 2 cliques, vai em Opções, Propriedades, "Ajustar volume para" e marca Gravação! Daí na caixinha em baixa deixa marcado só o mic, desmarca o resto!)

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
o metrônomo é bom pra gravar instrumento
então, meu play back seria eu tocando o violao.

...em baixa deixa marcado só o mic, desmarca o resto!)
e mesmo fazendo tudo isso aqui eu tenho q usar o fone de ouvido?


4. On each vocal track add a volume envelope (shift + v). Mute each vocal track and set the loop points to cover the first line of singing.
Não entendi esse item, nao li td ainda, mas aqui jah me veio duvida.

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
metrônomo é bom pra gravar instrumento
tipow aqui....pra voz eu nao quero aprender a fazer os takes, é mais pra tocar no instrumento, q por enquanto erro mto... =/

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
meu play back seria eu tocando o violao
é, aí não tem jeito, vai ter que usar o metronomo.

tenho q usar o fone de ouvido?
a menos que seu violão seja elétrico e você ligue ele direto na placa de som, ou numa mesa ou amp e depois na placa de som, tem que usar fone sim. toda gravação feita com microfone deve ser monitorada através de fones para não ocorrer feedback, e para não gravar muita ambiência (o que inclui o metrônomo e o som do violão já gravado vindo das caixas de som).

Não entendi esse item
envelope no cake é um pouco diferente... a filosofia desse item é: use o "mute" para ir escolhendo os melhores takes em cada parte da música... hehehe :)

vinm
Veterano
# jun/04 · Editado por: vinm
· votar


Barbara Jolie
é mais pra tocar no instrumento, q por enquanto erro mto
a filosofia é a mesma... mas é comoo vc mesma disse, tem que usar metronomo entao... :P perae q vou tomar um café... depois tenho q fazer umas ligações... depois volto! heheheeheh

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
o q q eh o mute?


chega acho q vou parar por aqui....tah dando nó...
e ainda nao li teu tutorial, puts....to te enchendo de perguntas aqui...nao adianta, vou le-lo primeiro.

Mas a princípio mta coisa jah foi sanada.
Brigadaum =*

vinm
Veterano
# jun/04 · Editado por: vinm
· votar


Barbara Jolie
o q q eh o mute?
tem uns botões lá (s, m, r) que fazem certas coisas com a trilha: s é solo (somente a trilha "solada" irá tocar), m é mute (todas as trilhas menos a "mutada" irão tocar) e r é record (arma a trilha pra gravar)... "mute" é tipo o botão da televisão, é "mudo" mesmo... deixa a trilha muda... hehehe


Mas a princípio mta coisa jah foi sanada.
Brigadaum =*

Disponha! hehe é sempre um prazer... ;^)

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
Baixou o XG da Yamaha???

Barbara Jolie
Veterano
# jun/04
· votar


vinm
hehe é sempre um prazer
duvido! mas finjo q acredito...ehehe =P

Demolisher
não, vou baixar no PC de casa, ou melhor posso baixar aqui enviar no mail e abrir em casa....

Demolisher
Veterano
# jun/04
· votar


Barbara Jolie
Só...

S Baz
Veterano
# jun/04
· votar


alguem ai pelo amor de deus me da um toke de como gravar separadamente o instrumento depois a voz no sound forge 6.0
se alguem souber me ajuda!!!!

vinm
Veterano
# jun/04
· votar


S Baz
nunca usei o sound forge, mas ele é da sony, não é? bom, eu comecei a mexer com o Acid, que também é da sony... vou dar uma fuçada lá e depois te dou uns toques! mas o lance nesses programas costuma ser parecido... você grava o instrumento numa trilha, depois grava a voz em outra, já ouvindo o que foi gravado (use fones de ouvido)... daí, vc tem um monte de controles lá para mixar até ficar legal... pega o meu tutorial de cakewalk (básico, viu?) no outro tópico (vou dar um up lá), pode ser útil também!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravação