[Minifuse 2 + YDP-145 + P120] Como fazer voz e piano (VST) soarem no mesmo espaço? Testei tocando e

Autor Mensagem
    MetalJames
    Veterano
    # 06/jun/26 00:36 · Editado por: MetalJames

Título completo, não coube: [Minifuse 2 + YDP-145 + P120] Como fazer voz e piano (VST) soarem no mesmo espaço? Testei tocando e cantando Dear Prudence, by The Beatles

Pessoal, buenas.

Estou vindo aqui porque sei que esse fórum ainda é frequentado por alguns macacos velhos que manjam mais das coisas que eu, e respeito essa galera. Recentemente comprei uma interface de áudio Arturia Minifuse 2 e ela veio com um timbre VST de piano que achei muito bom e dinâmico (presente no Analog Lab V), então decidi controlar esse timbre VST com o meu piano digital Yamaha YDP-145. Gostei do resultado, mas sinto que quando adiciono a voz (com meu microfone condensador AKG P120) parece que o piano está em um espaço e a minha voz está em outro, é como se o reverb não interferisse da mesma forma nessas duas pistas.

Estou usando o Reaper, e apliquei o reverb que também veio com a Minifuse 2 (Rev PLATE-140) no canal master, mas mesmo assim sinto que o reverb afeta mais a minha voz que o piano. Gravei o vídeo abaixo pra exemplificar.

Alguém daqui teria alguma dica de como fazer essas duas pistas soarem no mesmo espaço? Será que o problema é o timbre do piano? Até pensei comprar o Keyscape, mas é caríssimo. Talvez eu compre um dia, caso eu queira realmente botar dinheiro no âmbito musical da minha vida, mas por enquanto, queria ver o que consigo fazer com esse timbre que veio com a Minifuse 2.

Um abraço!

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 03/jul/26 10:14
    · votar

vc está certo, a voz está fora mesmo

eu tenho um piano yamaha e ele soa bem e tem vários tipos de reverb. Não sei para que vc está usando VST

JJJ
    Veterano
    # sábado às 10:12 · Editado por: JJJ
    · votar

MetalJames

O problema não está no piano ou na voz, nem no reverb. Está na falta de algo que o pessoal de mixagem e masterização chama de "cola" ("glue", em inglês, já que a maioria dos textos sobre o tema está em inglês).

Procure por "how to glue tracks on a mix?" que vai encontrar inúmeros textos sobre o assunto. Ou tente numa IA a mesma questão.

Ismah
    Veterano
    # sábado às 18:00
    · votar

No meu ouvido, o problema só é a falta da mixagem. Sinto a voz bastante seca, frente ao piano extremamente ambientado...
    Talvez esteja com algum cancelamento devido a polaridade... Tens que checar como está essa interação.

Ningen
    Veterano
    # há 15 horas · Editado por: Ningen
    · votar

MetalJames

Primeira coisa que você tem que fazer é desativar qualquer reverb que exista no Arturia.. O som tem que sair do plugin limpo.. Voz e piano nunca soarão no mesmo espaço se o piano já estiver saindo com algum reverb estranho.

Hoje em dia o que funciona pra mim é o esquema do Chris Lord Alge que é ter 4 delays e 4 reverbs no projeto. E ir dosando cada um. Quase sempre uso uns 3 delays e 3 reverbs. Quase nunca todos.

Mas pra simplificar: tenha as duas tracks limpas, sem reverb.

Eu usaria uns 3 reverbs, pelo menos: um curtinho ambience, um hall longo, e um plate. Mande voz e piano para os 3 e vá dosando. O ambience vai colocar quem vc jogar lá um pouco atrás, os outros dois vai dar personalidade.

Faz o seguinte, manda as tracks limpas aí, sem reverb, já comprimidas e pré-processadas. Vou tentar ambientar de um jeito que acho que fica legal. Depois explico como fiz. Acho que fica mais fácil pra você entender.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a [Minifuse 2 + YDP-145 + P120] Como fazer voz e piano (VST) soarem no mesmo espaço? Testei tocando e