Minha experiência definitiva com ensaio de banda em apartamento

Autor Mensagem
    kevinluis
    Veterano
    # 18/dez/24 12:26

Sei que já tem alguns tópicos relacionados ao tema, mas criei esse novo para contar a experiência que eu estou tendo ensaiando nesse formato, explicar como eu fiz, o que usei e dar dicas para quem pretende, ou ainda não havia pensando em fazer os ensaios dessa forma.

Primeiro acho necessário explicar o porque optei por isso, já que foi um investimento muito alto e demorado... Eu toco guitarra faz 15 anos, desde o primeiro ano já tocando com banda, e ao longo desse tempo fui aprendendo outros instrumentos também, mas guitarra sempre foi meu foco. Sempre ensaiei na casa de algum dos membros da banda ou em estúdio. Porém hoje eu toco em várias bandas, e pelo menos 3 dias da semana tem ensaio, e show quase toda sexta e sábado. E isso que pra mim música é só um hobbie...

No início do ano eu me mudei para um apartamento, sempre morei em casa, mas como eu já gravo música para jogos há alguns anos, já tinha um sistema de equipamentos para gravação aceitável, mas ao longo do ano fui cansando da correria de ficar me deslocando pra ensaiar, dando carona pros outros e mais o gasto com combustível e aluguel de estúdio. Então avaliei o que eu já tinha de equipamento e o que precisava comprar, e pra eu ter mais paz na minha vida eu vi que valia a pena investir.

Antes de falar sobre gastos, vamos a experiência... Ensaiar com fone de ouvido é outro mundo, tem pontos positivos e negativos, como qualquer coisa na vida, lembrando que existem 3 situações possíveis, ensaiar só com os amplificadores e bateria; ensaiar com os amplificadores e bateria com tudo microfonado e indo como retorno aos músicos (o mundo ideal, mas extremamente caro) e a minha situação que é todos os instrumentos indo para a interface de áudio utilizando guitar rig + o baterista na bateria eletrônica, todo o som fica no fone de ouvido, e quem tá sem fone só vai ouvir a batida nos pads e o vocalista cantando.

Ensaiar dessa maneira, a última listada é bem diferente, realmente a perda da pressão sonora dos amplificadores e bateria acústica deixa o ensaio menos empolgante, porém a vantagem não é só a paz pros vizinhos, como tá tudo no fone e com todos os volumes regulados, você escuta todos os instrumentos muito melhor, então cada um consegue entender bem o que cada músico tá fazendo, além da possibilidade de gravar o ensaio inteiro e a banda analisar o que pode ser melhorado em cada música, o ensaio fica muito mais técnico e analítico, e isso tem sido muito bom, dessa maneira as bandas que eu toco estão conseguindo melhorar muito os arranjos e os instrumentos estão casando muito melhor, quando vai pro show o som fica muito mais limpo porque cada um já sabe o que tem que fazer pra não embolar com outro instrumento, e nesse sentido eu estou tendo os ensaios mais produtivos da minha vida.

Porém, é um investimento caro e que precisa ser considerado. Pelo que eu pesquisei, tem 4 formas de se fazer isso:

1ª a mais simples é ligar tudo em uma mesa de som, onde os instrumentos de corda ou passam por pedaleiras, ou utilizam a saída emulada de amplificadores, ligando por exemplo a guitarra em um amplificador e mandando a saída dele pra mesa + a bateria eletrônica, ou acústica microfonada, e a partir da mesa você liga em um amplificador de fones de ouvido multicanal (tem vários na shopee de 4 a 8 canais que são bem baratos), como esses amplificadores só tem 1 ou 2 entradas, mas várias saídas, você não consegue alterar muito a forma como cada músico vai ouvir, mas funciona e é uma opção mais barata.

2ª a melhor maneira, microfonar a bateria acústica e todos os amplificadores, mandar isso pra uma mesa com várias saídas, ou uma interface com várias entradas e mandar isso para um um amplificador de fones multicanal (com entradas e saídas separadas), ou em vários amplificadores de fone de uso individual. Já ensaiei assim 1 vez e é sensacional, mas é uma pequena fortuna pra fazer dessa forma.

3ª a maneira equilibrada entre custo e qualidade (a forma que eu utilizo) os instrumentos vão todos em linha para a interface de áudio, utilizando uma DAW, dá para utilizar simuladores de amplificador na guitarra e baixo, da para ligar a bateria eletrônica e utilizar o som dela ligando em linha, ou ligar ela como controlador vst através de cabo midi ou usb e usar um vst de bateria como o Ez Drummer ou Addictive Drums, mais alguns plugins para melhorar a qualidade da voz e violão, e cria canais separados para enviar eles para o amplificador de fone de ouvido (ele deve ter a entrada da master para todos os canais, mais uma entrada individual para cada fone) dessa maneira você consegue regular o que cada fone vai ouvir, por exemplo pro baixista ele ouve a banda e o baixo um pouco mais alto, para o guitarrista a banda toda e a guitarra um pouco mais alta e etc.

4ª e a maneira mais prática, porém não tão barata. utilizar sistemas de mixers próprios para ensaio com fone, como o Roland HS5, nele você consegue ajustar o volume de tudo, e com um dispositivo já ele controla as entradas e saídas, é muito prático, porém sistemas assim são difíceis de achar e geralmente são caros.

Agora especificando como eu faço: ligo tudo direto na minha interface de áudio, no Reaper eu utilizo o guitar rig para o baixo e a guiarra, e alguns plugins no microfone e no violão, ai utilizo uma bateria eletrônica, poderia utilizar ela como controladora vst, mas gosto do som dela, então ligo ela em estéreo na interface também, ajusto o pan de tudo no reaper. Da interface mando em canais separados para o amplificador de fone de ouvido, mais dois canais master para o master do amplificador, assim consigo ajustar bem o que cada músico vai escutar.

Equipamentos que uso para isso:
    -Interface Scarlett 18i20
    -Amplificador de fones Soundvoice power 8
    -Bateria eletrônica Roland TD4kp

Assim, são equipamentos bem caros, talvez se fosse apenas para usar para ensaio, não compensaria nenhum pouco, mas como eu já tinha a interface e a bateria para gravar bandas e as músicas pra jogo, e elas já meio que se pagaram pela música, então meu investimento mesmo foi o amplificador de fones (paguei 900 nele) + os cabos para realizar todas as ligações necessárias, não só entre a interface e o amplificador (são 2 cabos para para a master mais 1 cabo estéreo por canal) mas também os cabos extensores para ligar os fones de ouvido. Porém agora consigo ensaiar todo dia em casa, sem sair do meu conforto, gravando todos os ensaios e principalmente sem incomodar nenhum vizinho!

Wanton
    Veterano
    # 18/dez/24 14:10
    · votar

kevinluis

Você usa alguma plataforma para a bateria eletrônica? Geralmente, ela transfere bastante som para o vizinho do apartamento logo abaixo. Já vi algumas que são construídas em cima de bolinhas de tênis. Estou procurando alternativas.

sobrevivente
    Veterano
    # 20/dez/24 07:52 · Editado por: sobrevivente
    · votar

kevinluis
    Há um tempo atrás eu queria fazer justamente isso, trazer o pessoal da banda pra ensaiar em casa. Então depois de pesquisar, eu aderi o método utilizado por você, que é usar interface de áudio com bateria eletrônica. Eu fazia uma mix de modo que ficasse bom pra todos se ouvirem, e rolou muito bem! Gostei bastante do resultado.

Baixo, guitarra e microfones iam nas entradas da interface. Teclado e bateria conectados via usb. Eu usava uma Focusrite 18i8, com amplificador de fones simples da arcano.

kevinluis
    Veterano
    # 24/dez/24 16:17
    · votar

Wanton
    Você usa alguma plataforma para a bateria eletrônica? Geralmente, ela transfere bastante som para o vizinho do apartamento logo abaixo. Já vi algumas que são construídas em cima de bolinhas de tênis. Estou procurando alternativas.

Uso somente um tapete grosso, o prédio que eu moro é um pouco antigo, então as paredes são muito grossas, ainda não tive nenhuma reclamação de barulho. Porém, antes eu morava em uma casa e tinha uma bateria eletrônica da Medeli, agora com a Roland é outra história, os pads dela são muito mais sensíveis, então não precisa descer a mão nela pra tirar som.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Minha experiência definitiva com ensaio de banda em apartamento