Gravar instrumento em casa sem aterramento

    Autor Mensagem
    ReddyRen
    Membro Novato
    # 18/jan/24 20:31


    Eu uso uma interface Focusrite para captar a guitarra, porém tem momentos em que a rede elétrica causa chiados extremamente irritantes e altos. Esses mesmos chiados diminuem quando eu coloco a mão sobre o computador (caixa do pc).

    Queria saber se existe alguma solução mais simples e efetiva. Por exemplo aqueles Clampers de tomada ou algo do tipo (não entendo nada sobre)

    Lelo Mig
    Membro
    # 18/jan/24 23:36
    · votar


    ReddyRen

    Mora em casa ou apto?

    ReddyRen
    Membro Novato
    # 19/jan/24 08:57 · Editado por: ReddyRen
    · votar


    Mora em casa ou apto?
    Moro em casa. A afiação da casa foi mal feita e é bem antiga. (Não sou proprietário, portanto não quero arriscar uma reforma na afiação inteira)

    Ontem resolvi um pouco do ruido colocando um fio na grade do pc enrolando no suporte da TV. Porém diminuiu só um pouco rs.

    Um aterramento apenas da tomada onde fica o home studio resolveria?

    Lelo Mig
    Membro
    # 19/jan/24 16:17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ReddyRen

    Se tiver quintal, faça o seguinte:

    Faça um furo numa caixa de tomada (dentro do quarto) até varar para o lado externo da casa, no quintal (atravesse a parede).

    No lado de fora, espete uma barra de cobre (barra de aterramento, encontra em qualquer loja de material elétrico). Se tiver algum canteiro, jardim, ótimo, se for cimento fure o concreto (no piso) que você vai encontrar terra. (espete a barra o máximo que conseguir, de preferência inteira).

    Deixe apenas uns 10 cm para fora e fixe um fio nela (compre um terminal de fixação quando comprar a barra, o fio pode ser 1,5mm). Leve o fio pelo furo para dentro da sua caixa de tomada.

    Têm multimetro? Se tiver chaveie para medir corrente (110/220V), coloque uma ponta na fase e outra na barra (ou no fio da barra), se der 110 V, vc têm um "terra*" bastante efetivo. Se não têm multimetro pegue uma lâmpada, ligue uma ponta na fase outra na barra (ou no fio da barra) se ela acender bem esta ok.

    (*) Dentro dos critérios técnicos isso não é exatamente um aterramento, mas é um terra bastante bom e seguro tanto para a proteção como para eliminar ruídos e estática. Pode usar em som, pc e demais aparelhos eletrônicos com segurança.

    Aproveite, passe esse novo fio terra pelo conduíte, e aterre todas as tomadas do ambiente. No lado de fora, onde esta a ponta exposta com a presilha, passe um silicone com um pincel para proteger da umidade (pode pintar também se preferir)

    ReddyRen
    Membro Novato
    # 19/jan/24 18:02
    · votar


    Estou buscando alguma solução mais prática, inclusive achei um filtro de ruido para USB ( na amazon), porém fico em dúvida sobre seu funcionamento.

    Como não entendo muito vou procurar a ajuda de algum técnico para fazer esse aterramento caso nenhuma outra alternativa for viavel

    Ramsay
    Veterano
    # 19/jan/24 22:05 · Editado por: Ramsay
    · votar


    ReddyRen
    Esse ruído da rede elétrica não aterrada na verdade se chama "Humm" e não "chiado" conforme vc disse.
    Para se fazer um aterramento correto que elimine todo o ruído da rede elétrica são necessárias não uma mas, sim 3 barras de cobre de 1m de comprimento cada, enterradas no solo de modo a formar um triangulo equilátero de 60 cm de lado, sendo que essas 3 barras de cobre deverão ser interligadas e conectadas no 3º pino ou pino central de sua caixa de tomada.
    Se não tiver plug de tomada com o 3º pino, então o ideal é ligar as barras de cobre no chassis da torre do PC ou no da interface Focusrite.

    Mas, como vc mesmo disse que não entende muito, então o certo a fazer é chamar um técnico que faça o aterramento que inclusive pode ser feito na própria caixa de fornecimento da sua rede elétrica.

    Lelo Mig
    Membro
    # 19/jan/24 23:57 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ramsay

    Para esse caso dele... chiado (Humm) 01 barra é suficiente. Não há necessidade da formação em triângulo, não fará diferença.

    Já aterrei studios dessa forma (mais de um), e laboratórios de informática também.

    makumbator
    Moderador
    # 20/jan/24 08:48
    · votar


    ReddyRen

    Faça uma pesquisa na usa região de eletricistas para fazer esse serviço. Faça orçamentos para saber quanto algo assim sairia. Mas precisa ser profissional com experiência e que saiba como fazer essa operação corretamente. Já que vc não sabe fazer, não consulte Zé faísca.

    É o que eu faria antes de decidir o que fazer. Talvez essa pequena obra se bem feita fique melhor e mais barata que outras soluções paliativas. Mas só com orçamento prévio vc vai poder ter uma ideia melhor.

    Pradela
    Membro Novato
    # 30/jan/24 08:45
    · votar


    Apenas para o caso de um aterramento localizado... Estar certo de ter todos equipamentos envolvidos na produção ligados nesse aterramento. Se não, vai gerar diferença de potencial... Jah vi isso causar pane no meio do evento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar instrumento em casa sem aterramento