E quando a bateria só entra no meio da musica e precisa gravar 1 instrumento por vez?

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/13


    tou trabalhando em um projeto q ja até postei aqui ,mas a mixagem nf icou muito legal e talz , fora q ja mudei bastante coisa , vou chamar varios musicos meus amigos pra tocar , vai ter até violino , vou pagar um estudio pra ser gravada a bateria ... agora o problema é o seguinte , a musica é uma baladinha , e no começo tem uma sessão de piano e voz ... só que quem canta não é o pianista .... , a duvida é , oque eu gravo primeiro? se eu gravar a bateria primeiro como é que o pianista vai começar 2 minutos antes e acertar o tempo da bateria q ja vai estar gravada , se eu gravar o piano primeiro , mas sem vocal como que o pianista vai acertar o ritimo e as pausas da musica? tou muito confuso heheh .

    oque sugerem? tava pensando em fazer todo tocar ouvindo uma guia , q dai n tem erro .

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    quer dizer , me colocando no lugar do pianista , se tiver uma musica q começa só guitarra e voz , tipo starway to heaven , e não tiver a voz , eu n vou me garantir tocar 7 minutos sem errar 1 segundo de tempo ,só com um metronomo.

    Gui Tsuu
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    metronomo

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    Aí que é a parada..

    se a música não tiver nenhuma mudança de andamento, ou deja, bpm constante do inicio ao fim, pode confiar no metronomo direto...

    Agora, se tiver variações de tempo, aí complica... como vai ser gravado em estúdio, se for o caso, grava por partes...

    JJJ
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    guia, sem dúvida, que pode ser descartada (ou não...) depois

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    strinbergshredder
    só vai ser gravado eme studio a bateria , n tenho din din pra gravar o resto rsrs

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    JJJ
    mas sera q a guia nao vai atrapalhar mais ainda?
    tipo eu gravei uma guia (mas a versão final da guia ainda vai ter umas mudanças e ta quase saindo do forno)
    https://soundcloud.com/lucascampagnolo/little-sailor-vocal-escroto

    ( o vocal ta bem ruim , pq fui eu q cantei e eu canto super mau , foi só pra dar uma noção mesmo, tudo ai é vst , menos o baixo e a guitarra)

    .omni
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    Grava uma guia com click e leva pra lá. Se tiver mudança no andamento dá pra fazer automação nele.
    Mas se você vai num estúdio, por que você não aproveita pra gravar tudo junto?

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    rhoadsvsvaí
    ah sim..kkkk

    de qq forma, o que eu disse eu reitero, mesmo se for pra gravar em casa...
    grava as partes de tempos diferentes em sessões diferentes....
    depois trabalha isso na DAW pra "encaixar"...

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    .omni
    da ultima vez q eu fui , duas horas mau de pra gravar a bateria , fora q como o estudio nao tem piano a sonoridade das teclas tenho certeza absoluta q seria superior se o pianista viesse gravar comigo em casa usando o piano eletrico dele como controlador ... ai eu aplico o midi em um kawai mais caro q a minha casa e fica lindo heheh.

    .omni
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    Duas horas não dá nem pra montar uma base média.
    Você tem que relaxar quanto a isso, não tem jeito, vai demorar pra montar as coisas, passar som e etc. Depois que isso estiver pronto dá pra gravar muito rápido, se vocês estiverem ensaiados.

    Sobre o piano, que pena, poucas coisas são mais legais do que um piano bom gravado, ainda mais pra ser piano e voz.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    rhoadsvsvai

    Amigo, nesses casos o normal, aceitável é gravar com guia....

    Não sou muito afeito a click de metronomo do começo ao fim em Pop, Rock e etc...acho que pequenas variações de BPM deixam a música mais orgânica, mais humana e menos automatizada, mas aí é questão pessoal. Metronomo, prá mim, é só para estudo...

    Contudo, você têm de gravar uma guia antes da gravação final, com a música exatamente do jeito que vai ser. Não adianta uma guia "anterior" e depois uma finalizada com alterações...aí dá merda.

    Se fosse eu, na hora, gravava uma guia "ao vivo" com a banda. E usava essa guia para as gravações individuais finais.

    Abç!

    MMI
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    metrônomo, põe os clicks sempre!

    .omni
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig
    O problema de gravar sem click é que o tempo vai variar na guia e é impossível o baterista adivinhar o andamento. Quando todo mundo toca junto as pessoas vão se equilibrando e se mantém no tempo, mas pra seguir uma coisa pré gravada é bem fácil dar xabú.
    Também não gosto muito de metrônomo, geralmente. Legal mesmo é todo mundo tocando junto. Mas isso nem sempre é possível, né. Nesse caso é meio perigoso tentar seguir uma guia totalmente livre.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    o problema pessoal é que no caso não é a minha banda , são varios musicos amigos meus ai q conheci pelo cenario da cidade de varias bandas q vou chamar pra fazer participações, por isso q a ideia era gravar um de cada vez.

    MMI
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Tá, eu vou reconhecer, chato demais seguir o click. Ainda mais com um técnico/diretor pegando no pé que saiu do tempo. Mas é um jeito bem eficaz de marcar o tempo e ter o que seguir.

    Ainda mais se os músicos não se conhecem, não mexeram com a composição e nem tem como fazer uma guia juntos. O metrônomo é a solução para seus problemas... rs

    ogner
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Cara, no seu caso acredito que só com o metronomo mesmo, e os compassos certinhos, por exemplo do piano e voz incial. Quantos compassos são? logo depois entra a batera...Tudo no metronomo...

    Deixa o DAW/Tracks bem organizadinho, usa os Markers pra auxiliar quando termina ou quando começa um instrumento e etc..

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    .omni

    Já gravei muitas vezes (na verdade 90% das vezes...heheh) sem click, inclusive músicas que começavam sem bateria, no entanto sempre com um guia "alive" pré gravado. (Obs: Contudo, contagem inicial sempre à partir de um click de metronomo).

    À partir daí a música ia embora....

    Fica com alteração de BPM no caminho? Sim, fica... mas prá mim sempre teve um efeito, assim como o efeito da dinâmica.

    E nunca tivemos problemas de o baterista não entrar no andamento certo e conduzir corretamente....

    Até porque, no trabalho autoral, nunca fizemos uma música que fosse 4x4 do começo ao fim, nem que tivesse o mesmo BPM de cabo à rabo, então nesse caso ou gravaríamos por partes ou click iria mais atrapalhar do que ajudar.

    No meu caso, o trabalho autoral sempre foi gravado após a banda esta muito afiada, ensaiada perfeitamente, com uma guia ao vivo e à partir daí instrumento por instrumento.

    Mas sei lá eu....outros tempos......talvez fossemos mais toscos do que eu achava...kkkkkk

    JJJ
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    rhoadsvsvai
    mas sera q a guia nao vai atrapalhar mais ainda?

    Bom, já te responderam... Se a guia for bem feita, claro que não atrapalha, pelo contrário!

    Agora, o que é uma guia bem feita?

    É uma linha, normalmente de uma guitarra ou piano (embora eu já tenha usado até bateria como guia...) ou as vezes mais de um instrumento (baixo e bateria, por exemplo), que contém a música toda, eventualmente com um vocalzinho, no tom e andamento corretos. Nisso ela tem que ser perfeita, senão acaba atrapalhando mesmo... Mas não precisa ser extremamente bem tocada, nem ter um timbre maravilhoso, apenas tem que ser afinada e precisa no tempo. Algumas vezes, a guia fica tão boa que acaba sendo usada como base, outras vezes é simplesmente descartada.

    vinibassplayer
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    é fi, o metrônomo é quase unanimidade nessas horas. afinal ele serve é pra manter o tempo mesmo!! :)

    Slash_1989
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    grava um violão + voz que possa ser descartado depois.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a E quando a bateria só entra no meio da musica e precisa gravar 1 instrumento por vez?