Problema de delay na gravação ao vivo

    Autor Mensagem
    titanzl
    Membro Novato
    # 18/jan/24 11:23


    Olá, tenho um home-studio e estou com um problema de muito tempo atrás... faço gravações com minha interface BEHRINGER UMC22 e tenho um bm800 e recentemente comprei um microfone dinamico acreditando ser o problema na gravação ao vivo para não ter RETORNO.

    Quando eu entro no fl e ativo o microfone usando o ASIO4ALL e abaixo o buffer size, o minimo que pede é 224 (6ms) e 6ms é mt tempo de retorno.. teria que ser no minimo 2ms para conseguir cantar ao vivo sem retorno utilizando efeitos.

    Se eu abaixo de 224 (6ms) para uns 108 (aproximadamente 3ms) ele começa a travar a voz e não sei o que fazer..

    nao sei se pode ser os drivers do computador que está desatualizado ou qualquer outra coisa..

    Quero gravar ao vivo pela caixa de som mas esse é um problema que nem com equipamentos médios/bons não está funcionando...

    Se puderem me ajudar agradeço desde já!

    Ass. Guilherme

    makumbator
    Moderador
    # 18/jan/24 15:13
    · votar


    titanzl

    Pra ter uma latência menor vc precisa usar interfaces de som com drivers próprios (as que usam asio 4 all não acessam o hardware como os drivers nativos)

    E além disso, seu computador precisa suportar ter estabilidade de áudio no processamento (quanto menor a latência, mais parrudo o computador precisa ser). Muitas vezes um computador mais antigo (chip obsoleto, pouca ram, sem Ssd, etc) não consegue essa latência baixa sem dar essas travadinhas e clicks no som.


    Pra remediar isso precisaria investir em um interface melhor e um computador mais potente.

    Mais independente disso, em geral, boa parte das pessoas não tem problema pra tocar com latência até uns 8ma

    titanzl
    Membro Novato
    # 19/jan/24 11:17
    · votar


    Entendiii irmãoo!
    meu pc tem essas configurações:
    I5-9400f
    GTX 1050 ti 4gb
    1TB HD
    8gb RAM

    Talvez se eu colocar mais 8 de ram + 1 ssd? será que ajudaria?
    Pois ja gastei uma nota com a interface e outros equipamentos...

    Ningen
    Veterano
    # 19/jan/24 14:19
    · votar


    titanzl

    Seu PC parece bom,cara. Primeiro tenta rodar o https://www.resplendence.com/download/LatencyMon.exe para ver se você consegue identificar algum driver ou programa problemático.

    makumbator
    Moderador
    # 19/jan/24 15:29
    · votar


    titanzl

    SSD hoje em dia é fundamental! É relativamente barato perto do benefício obtido. Se sua placa mãe aceitar nvme rápido melhor ainda, mas mesmo um SSD sata já muda tudo.

    Um disco lento faz o computador criar um gargalo pra salvar a gravação feita em tempo real e com latência menor (como vc pretende).

    O SSD é melhor que vc aumentar a ram (apesar de que 16 gigas seria bem melhor pro seu uso). Outro problema do disco lento combinado com menos ram e muita exigência computacional é que o sistema acaba tendo que fazer swap (ou seja, usar o disco como memória volátil). Com mais ram o sistema tem mais folga quando estiver sob estresse, e vai precisar fazer menos swap.

    Ramsay
    Veterano
    # 19/jan/24 22:55
    · votar


    makumbator
    Cara na boa, esse lance de que SSD hoje em dia é fundamental é apenas uma meia verdade, ou seja, a vantagem real de um SSD só se traduz no boot mais rápido do sistema operacional e na transferência de arquivos mais rápida.

    Tirando isso, um HD de 7200 RPM de qualidade como o meu Seagate Ironwolf faz tudo o que um SSD faz e não deixa tanto a desejar em velocidade:

    [img]https://i.imgur.com/S5WzYLL.jpg[/img]

    Ramsay
    Veterano
    # 19/jan/24 23:01 · Editado por: Ramsay
    · votar


    makumbator
    Cara na boa, esse lance de que SSD hoje em dia é fundamental é apenas uma meia verdade, ou seja, a vantagem real de um SSD só se traduz no boot mais rápido do sistema operacional e na transferência de arquivos mais rápida.

    Tirando isso, um HD de 7200 RPM de qualidade como o meu Seagate Ironwolf faz tudo o que um SSD faz e não deixa tanto a desejar em velocidade:
    E tanto é que eu tenho instalado nele jogos pesados como Horizon Zero Dawn e, pra minha surpresa, (eu jurava que ele estava instalado no SSD) Microsoft Flight Simulator 2020, jogos esses que rodam tranquilamente a 90 Fps sem quaisquer stutters ou travamentos (meu PC é antigo e foi montado por mim em 2015).
    Como pode ver o meu HD tem velocidade de escrita de 245 Mb/s e de leitura de 246 Mb/s.
    https://imgur.com/S5WzYLL

    Por isso, na minha opinião, um HD mesmo com velocidade de escrita de 130 Mb/s ainda levaria de boa a gravação num home studio.

    Então, talvez o problema esteja na interface Behringer ou no driver Asio e não no fato do autor do tópido utilizar HD.

    Ningen
    Veterano
    # 20/jan/24 08:25
    · votar


    Ramsay

    Concordo com você..
    Uma gravação comum de WAV 48kHz dá cerca de 2.25 megas por segundo. Esse HD de 130 Mb/s dá e sobra.

    O problema do colega é outro. Pode ser algum driver problemático, antivírus ruim, algum vírus mesmo, serviço... difícil falar assim.
    Mas o HD é bem difícil influenciar tanto.

    makumbator
    Moderador
    # 20/jan/24 08:41 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ramsay

    Ele quer uma latência baixíssima usando asio4all. Sem trocar nada vai ser difícil reduzir isso. O acesso mais veloz ao SSD ajudaria para ele ter mais estabilidade (sem clicks e travadinhas). E é fundamental sim. Os HDDs ainda são excelentes e até superiores para fins de arquivamento, mas não para trabalhar direto no disco.

    A gente não sabe quantas pistas ele grava ao mesmo tempo e em que configurações. Quanto mais pistas simultaneamente mais difícil vai ser manter uma latência ínfima com asio4all (que é quase uma gambiarra pois a Behringer não quer ter o trabalho e custo de escrever e manter driver próprio).

    Ningen
    Veterano
    # 21/jan/24 03:19
    · votar


    makumbator

    Sem trocar nada vai ser difícil reduzir isso.

    Pode muito bem ser problema de software... Quem usa o mesmo computador para tudo, ver rede social, pornografia, pirataria, fica sujeito a isso. Não tem jeito.

    Além disso, se a interface é a UMC22, no máximo vai gravar 2 pistas. Continua sendo irrisório.

    makumbator
    Moderador
    # 21/jan/24 11:19 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ningen

    Sim, pode ser outra coisa. Mas pra saber isso basta formatar e testar com tudo limpo com o mínimo instalado pra poder gravar.

    Mas o ponto é que ele quer 2ms de latência sem clicks ou travadas em um computador com interface sem driver específico. Mesmo sendo apenas 2 pistas, vai ser difícil chegar nisso sem investir em hardware.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema de delay na gravação ao vivo