Tutorial: Utilizando o som da DAW no OBS com ASIO e placa de áudio

    Autor Mensagem
    AleHeus
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: AleHeus


    Olá!

    Se você, assim como eu, esteve procurando uma forma de fazer o som da sua DAW ser capturado no OBS para gravar ou transmitir, esse tutorial lhe servirá bem!

    Primeiro, será necessário baixar um input virtual e os plugins do ReaPlugs.

    Baixe e instale aqui o VB-CABLE Virtual Audio Device:
    https://vb-audio.com/Cable/
    * Depois de instalar, reinicie o computador.

    Baixe e instale aqui o ReaPlugs:
    https://www.reaper.fm/reaplugs/
    * Não precisa instalar todos se não quiser, mas o ReaStream é essencial.

    Tendo tudo instalado, vá nas configurações dos dispositivos de áudio:
    1. Faça Windows + R
    2. Digite "mmsys.cpl" e dê enter
    3. Vá para a aba "Gravação"
    4. Procure e selecione o "CABLE Output"
    5. Clique em "Propriedades"
    6. Vá para a aba "Avançado"
    7. Verifique se a quantidade de canais está correta (normalmente utiliza-se 2 (estéreo)), verifique também a quantidade de bits e taxa de amostragem. Deixe tudo conforme sua DAW.

    Tendo o Cable Output configurado, certifique-se de que o OBS está configurado para a mesma taxa de amostragem que a sua DAW e o Cable Output.
    Você pode fazer isso abrindo o OBS e então:
    1. Clique em "Configurações"
    2. Vá para a aba "Áudio"
    3. Procure o dropdown "Taxa de amostragem" e ajuste para o desejado.

    Ainda no OBS:
    1. Crie uma fonte de "Captura de Entrada de Áudio" e selecione o "CABLE Output". Eu coloquei o nome de "DAW" para ficar organizado.
    2. Clique com o botão direito na fonte que acabou de criar e selecione a opção "Filtros".
    3. Clique no mais "+" e selecione "Plugin VST 2.x". Eu chamei de "reaStream" para ficar fácil de identificar posteriormente.
    4. Selecione o plugin "reastream-standalone".
    5. Clique em "Abrir Interface do Plugin".
    6. Certifique-se de que a opção "Enabled" está marcada, bem como a opção "Recieve Audio/MIDI".
    7. No campo "identifier" você pode colocar um identificador específico, pois você pode fazer várias transmissões com o reastream. Neste caso podemos manter em "default" mesmo.

    Na sua DAW:
    1. No final da cadeia do canal master adicione o plugin "reastream-standalone".
    2. Abra o plugin.
    3. Certifique-se de que a opção "Enabled" está marcada, bem como a opção "Send audio/Midi; IP:".
    4. Após selecionar a opção para enviar o áudio, o campo ao lado estará disponível para inserção. Selecione ou digite "* local broadcast".
    5. No campo "audio channels" coloque quantos canais deseja transmitir. Normalmente utiliza-se dois canais (estéreo).
    6. No campo "Identifier" deve estar o mesmo texto que está no OBS. No nosso caso podemos manter em "default".

    Feito isso você já deve ter o áudio da sua DAW saindo no OBS pronto para gravação ou transmissão :)

    Ningen
    Veterano
    # mar/21 · Editado por: Ningen
    · votar


    AleHeus

    Legal. Mas acho importante lembrar que o reastream envia o áudio da DAW pro OBS independentemente, mesmo sem o VB-CABLE.

    O VB é instalado para criar um loopback... Transformar um dispositivo de reprodução em gravação. De modo que, por exemplo, o som que saí de um vídeo no YouTube tocando no Chrome, se torne um "microfone" ou seja, um dispositivo de entrada. E essa entrada é reconhecida por todos os programas que se aproveitam de um microfone ou algo do tipo. De modo que, não entendi a necessidade dele no seu tutorial.

    E o que quis dizer com "placa de áudio"... Interface?

    AleHeus
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Ningen
    Eu indico o VB pois há casos em que os únicos dispositivos disponíveis para colocar o reastream por cima são os canais da própria placa de áudio, como é meu caso. A forma que havia encontrado era ligar um P2 aleatoriamente no line in da placa mãe para o sistema habilitar o mesmo e permitir que eu usasse ele no OBS para o loopback. O problema é que ficava aquele chiadinho característico de line in onboard.
    Placa de áudio me refiro a interface

    Ningen
    Veterano
    # mar/21 · Editado por: Ningen
    · votar


    AleHeus

    Entendi... Bem, aqui funciona de boa na minha entrada 1/2.

    Que é curioso, é rsrsrs.
    Você acaba instalando o VB mas usa ele como decoy... Acho que algo errado não tá certo kkk

    De qualquer forma, o importante é funcionar, acho rs

    Edit: Você pode substituir esses três passos:

    2. Digite "control" e dê enter
    3. Clique em "Hardware e sons"
    4. Clique em "Som"


    Por: Digite "mmsys.cpl" e dê enter

    AleHeus
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Ningen

    Você acaba instalando o VB mas usa ele como decoy
    Você pegou a ideia

    o importante é funcionar
    Exatamente, e sem falhas :)

    Edit: Você pode substituir esses três passos:

    2. Digite "control" e dê enter
    3. Clique em "Hardware e sons"
    4. Clique em "Som"

    Por: Digite "mmsys.cpl" e dê enter

    Boa! Não conhecia este. Atualizei

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tutorial: Utilizando o som da DAW no OBS com ASIO e placa de áudio