Som de guitarra cortando no Amplitube e no Reaper

    Autor Mensagem
    Narak
    Veterano
    # out/20


    Prezados, boa noite! Será que conseguem me ajudar ?

    Estou experimentando o Amplitube 4 com uma ligação através da interface Steinberg UR12 mas estou tendo um problema que pesquisei mas não encontrei como resolver.

    Conforme vou tocando em alguns momentos o som é cortado, de forma totalmente aleatória, ja cheguei a ficar vários minutos tocando, outras vezes em poucos segundos o som sumia e demorava a voltar. Inclusive, isso não é limitado apenas ao som da guitarra, quando coloco alguma backing track pra tocar junto ela também some por alguns segundos e volta junto com o som do Amplitube....esse problema ta acontecendo tanto quando uso a interface como input/output quanto o ASIO4All.

    Eu tive esse problema também com o Reaper, quando tentei ligar um mini head na interface usando cabo XLR, mas esse depois de muito pesquisar consegui contornar mexendo nas configurações ASIO da interface marcando o ASIO Mode pra low latency e o sample rate da interface pra 192KHz, não tive mais problema.

    Só que no Amplitube não consigo replicar essa configuração, o sample rate não sobe pra mais de 48khz, qualquer parametro maior que esse é resetado de volta pra 44khz. E o ASIO Mode teve que ficar no Standard, qualquer coisa diferente disso o som mal sai.

    Por fim, a maioria dos problemas de Amplitube que encontrei na pesquisa que fiz se resolviam mexendo no tamanho do buffer, quando uso a UR12 o buffer fica fixo em 512, não consigo mudar, ja com ASIO4ALL as unicas opções que geram um som audível são 512 e 256, mas ambos geram o tal corte.

    Alguma dica ?

    makumbator
    Moderador
    # out/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    Narak

    Em primeiro lugar, esqueça o ASIO4 all, utilize o driver ASIO específico da sua interface (vá no site da Steinberg para pegar a versão mais atual. Inclusive, o driver mais novo é do mês passado).

    https://www.steinberg.net/en/support/downloads_hardware/yamaha_steinbe rg_usb_driver.html

    Depois que instalar o driver correto, tente ir experimentando vários buffers para testar. Mas tenha em mente que se seu computador for muito fraco/antigo, ele pode não conseguir manter um streaming de áudio sem algum drop out.

    O Amplitube 4 é meio pesadinho, então não pode ser um computador muito fraco para poder rodá-lo (também é uma boa ideia atualizar o programa para sua versão mais recente). A versão mais atual do Amplitube é a 4.10.0

    Para testar isso, sugiro rodar essa ferramenta e verificar os resultados:

    https://resplendence.com/latencymon

    LeandroP
    Moderador
    # out/20
    · votar


    makumbator

    Você que é da área e tá sempre trabalhando com isso, gostaria de uma opinião.
    Hoje, com equipamentos mais modernos, ainda rola esse problema de latência?

    makumbator
    Moderador
    # out/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    LeandroP

    Ah, alguma latência sempre vai existir, mas com um computador legal (não precisa ser da Nasa) e uma interface boa com driver asio próprio (que tem a vantagem de acessar o hardware em nível computacional mais profundo que um emulador como asio4all) dá para ter latências bem baixas sem ficar pipocando ou cortando (afinal, não adiante ter a latência baixa mas o som ficar cortando ou craquelado).

    E não precisa ser uma interface de 8k. Uma interface de entrada da Focusrite, Steinberg/Yamaha, Presonus, M-audio ou Tascam (entre outras) já conseguem isso.

    Ningen
    Veterano
    # out/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    LeandroP

    A latência depende também de o que você está querendo fazer, que VSTs está usando, que tipo de processamento está fazendo.

    Se falarmos de Kontakt, por exemplo, há instrumentos super leves que qualquer computador atual roda, mas também há outros pesadíssimos com várias camadas sendo tocadas ao mesmo tempo e milhares de samples.

    Não cheguei a testar ainda, mas vi que o novo Guitar Rig não possui mais o modo "light", ele vem com um modo só, o que, imagino, deixou ele mais pesado ou menos leve, por exemplo.

    Sem falar que os VSTs acompanham a modernidade, vão ficando cada vez mais complexos justamente por haver suporte/capacidade de processamento para tal. Tanto para uso offline, quanto para uso "live".

    makumbator
    Moderador
    # out/20
    · votar


    Ningen

    Sim, o software em uso altera bastante a capacidade de latência. O Amplitube 4 por exemplo nunca me pareceu muito bem otimizado, então a latência com ele vai ser maior do que de outro VST mais leve.

    renatocaster
    Moderador
    # out/20
    · votar


    Sei lá, eu nunca fui muito fã do Amplitube. Prefiro o TH da Overloud.

    Narak
    Veterano
    # out/20 · Editado por: Narak
    · votar


    Obrigado pela ajuda, consegui fazer funcionar!

    Eu faço gravações desde o ano passado, mas sempre foi usando uma POD HD 500X, é só intalar o driver, abrir o Reaper e marcar o ASIO lá no device, achava que usar interface era plug and play igual usar a POD mas não é! Tem que se preocupar com sample rate, buffer, latencia e tem algumas dezenas de combinações possíveis até achar a certa.


    makumbator

    Eu segui suas dicas, descartei o uso do ASIO 4 All e foquei nas combinações de sample rate + buffer.

    Logo vi que o Amplitube não opera com sample rate 192 que funcionava com Reaper, então foquei meus testes no 44,1KHz e depois de duzias de combinações achei a certa com 44.1KHz + modo stable + buffer 768, agora não tem mais cortes de som.

    Isso é uma particularidade da interface ? Pq ja tava começando a me arrepender de não ter pego uma Scarllet. Perdi um bom tempo até achar essa combinação e ate pensei que não ia achar alguma que fosse funcionar 100%.

    Um ponto que me preocupa é que apesar de estar num i5 com 8GB de RAM só de abrir um navegador ja causa impacto no funcionamento da interface e volta a ter corte quando trabalho em 44.1, mas funciona tudo perfeitamente quando deixo a conf de ASIO do driver em 192KHz, é normal isso ? Eu so quero gravar meus sons pra sincronizar com video e subir no youtube, nada profissional, devo evitar usar algum desses rates ?

    Bom agora so tem mais um problema pra resolver, o Amplitube ta perfeito stand alone mas quando abro pelo Reaper via FX ele não está fazendo nada....mas isso começo a investigar amanha rs.

    rematocaster

    Vou ver se da para experimentar também esse TH, por nome so conheço ampli tube e o Bias Fx.

    Obrigado a todos!

    Ningen
    Veterano
    # out/20
    · votar


    Narak

    Você não conseguiu deixar ele em 192 porque o Amplitube não suporta...

    Ningen
    Veterano
    # out/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    Narak

    depois de duzias de combinações achei a certa com 44.1KHz + modo stable + buffer 768, agora não tem mais cortes de som.

    Muitas vezes a gente acaba precisando fazer isso mesmo. Dependendo de como o plugin foi programado, sample rates altos podem tanto aumentar como diminuir, a latência necessária confortável daquela atividade em específico. Então o jeito é testar.

    A Waves tem plugins, como você pode ver aqui, que se comportam de maneiras diferentes quando se aumenta o sample rate. Uns melhoram, outros pioram.

    Aumentar o sample rate permite que o processamento do áudio seja mais rápido, porém, de nada adianta se seu processador não for capaz de fazer trabalho ou o plugin não gostar da ideia de mastigar o dobro ou quatro vezes mais informação.


    Um ponto que me preocupa é que apesar de estar num i5 com 8GB de RAM só de abrir um navegador ja causa impacto no funcionamento da interface

    Correção: o impacto não é exatamente na interface, é no seu sistema. E o seu computador que não está conseguindo lidar com as duas tarefas.


    i5 com 8GB de RAM

    Genérico. Pode significar mil coisas. "i5" é como o "Gol", que pode ser 1.0, 1.6, 1.8 e sabe se lá o que mais... Com diferentes tecnologias de motores, ano e etc...

    Edit: (Hoje mesmo se pode encontrar i3 (10100 - 2020) melhor que o i7 que estou usando nesse momento (3610QM de 2012))

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Som de guitarra cortando no Amplitube e no Reaper