Ajuda tratamento acústico homestudio

Autor Mensagem
homestudio10
Membro Novato
# abr/20 · Editado por: homestudio10


Gostaria da ajuda dos nobres colegas do fórum para remodelar o meu home studio...

Algumas gravações acabam ficando com um reverb da sala.. então estou pensando em mudar posição de alguns itens.. e talvez adquirir alguns painéis de absorção.. bass traps... ou difusores...

Eu faço bastante gravação de voz e violão.. algumas poucas vezes de guitarra (a mesma sala onde faço a gravação é onde está o notebook com a interface para gravação)

Essa sala tem 3,85x4,05m uma janela e duas portas.. sendo que uma delas vai para um um pequeno corredor de 90x90

Eu já fiz inúmeros testes mudando posição.. mas sempre acaba ficando com aquele reverb chato... Então resolvi esvaziar essa sala e montar tudo novamente... mas antes.. gostaria da ajuda dos nobres colegas... se vocês tiverem alguma sugestão ou puderem contribuir falando da disposição do homestudio de vocês, serei grato!

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


Bass straps não iria ajudar no que pretende. Os difusores sim.

O mais funcional, sempre é usar bastidores e placas que são posicionadas e não presas a parede. Todavia, a sala já é razoavelmente pequena, não sei como ficaria.
Aí é que a coisa fica estranha... O que te leva a conclusão que é reverb da sala?

homestudio10
Membro Novato
# abr/20
· votar


Eu tenho algumas tralhas aqui que eu sempre estou tentando mudar de lugar... em alguns pontos tem uma pequena melhora.. mas mesmo assim sempre fica com o som com ambiência...

Por isso acredito que é da sala... Mas se não for a sala o que mais poderia dar reverberação?

entamoeba
Membro Novato
# abr/20
· votar


homestudio10

Você está usando o microfone muito distante da boca e do violão? As vezes isso deixa o som meio estranho, com a impressão de que há muito reverb.

homestudio10
Membro Novato
# abr/20
· votar


entamoeba
Depende de cada caso... Quando gravo voz e sou eu que canto fico bem próximo.. quando alguns amigos vem gravar, acaba ficando um pouco mais longe.. mas nos dois casos ficam ruins.. algumas vezes mais outras menos...

No caso do violão eu acabo usando a reverberação a meu favor..

Eu tenho um biombo com espuma que fico posicionando, tentando achar melhores posições antes de gravar.. quando adquiri ela melhorou muito! mas ainda assim esta um pouco de reverb..

Se eu conseguir achar uma posição melhor, talvez não precisa gastar com placas.. difusores e etc..

viniciusjau
Veterano
# abr/20
· votar


Coloca um audio pra gente ver como fica sua gravação..

Se o problema é o ambiente, oq vc pode fazer para não gastar é colocar um sofa velho, uma cortina, quadros, estantes, tapetes... preencher ela bastante

homestudio10
Membro Novato
# abr/20
· votar


Fiz a planta do meu homestudio

https://ibb.co/hCfN9mK

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


homestudio10
mas nos dois casos ficam ruins.. algumas vezes mais outras menos...

Está usando um condensador omnidirecional e um pop-filter?
Se não, já é um começo.

tenho um biombo com espuma que fico posicionando, tentando achar melhores posições antes de gravar.. quando adquiri ela melhorou muito! mas ainda assim esta um pouco de reverb..

O teto e o chão geram reflexões. Mesmo admitindo que seja uma sala inteira de azulejos (como um banheiro), não poderia estar nesse ponto.
E ainda assim, uma sala muito viva não é legal. Uma sala muito morta, tampouco. Um estúdio de gravação não é uma câmara anecoica.
Assim, vai existir uma ambiência, dali a importância da sala para gravações. só que ela é irrelevante no contexto.

Fica pra mim a impressão de que é outra coisa, que estás achando que é reverb... Talvez seja até a ausência dele.
Descreva melhor, e arranja uma gravação. Pode ser uma locução descrevendo, pra não ter problema com direitos autorais.

Fiz a planta do meu homestudio

Isso não serve pra nada, precisamos ouvir.

homestudio10
Membro Novato
# abr/20
· votar


Segue um áudio:
https://soundcloud.com/user-904593016/gravacao-voz/s-w86GcPLDiSU

Ismah
Veterano
# abr/20 · Editado por: Ismah
· votar


Realmente existe uma reverberação, mas que parece mais pronunciada em algumas notas. Pode ser uma estacionária do ambiente ou alguma ressonância.
Voto na primeira... Aí pode ser questão de posicionamento mesmo. Se for ressonâncias - que podem vazar pro corredor, o que uniria as duas coisas - é mais complicado. Já tentou gravar de porta aberta?

Outra ideia... Está obviamente comprimido esse sinal. Experimente usar um expander e então o compressor, pode usar as mesmas configurações para ambos. Isso trará volume para as partes baixas, sem afetar a dinâmica.

homestudio10
Membro Novato
# abr/20
· votar


Já tentei gravar de porta aberta sim.. só fecho a do quanto porque é um banheiro...
Não usei compressor...essa gravação foi direto na interface... AT2020 > umc202hd > PC não apliquei nenhum efeito.. é o jeito do cara de cantar mesmo... :(

Ningen
Veterano
# abr/20
· votar


homestudio10

Sala pequena viva assim... "AT2020 > umc202hd > PC"... Olha, esse não costuma ser o setup de alguém com grana pra gastar num tratamento acústico decente. Mete cortina, estante com livros, sofá ou coisa parecida como sujeriu o viniciusjau.

Qual a distância do mic pra boca do indivíduo?

Ningen
Veterano
# abr/20
· votar


Em último caso você pode recorrer aos "removedores de reverb".

Fiz um teste aqui com o da Acon.

Mas só se não tiver mas jeito mesmo. Esse processo dá uma mastigada no som, cria uns artefatos que podem incomodar bastante.

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


Talvez eu ache estranho por estar habituado com divisórias de madeira. Não deveria reverberar assim...

Agora, realmente o cara é um bom vocalista se conseguiu pôr essa constância na voz.

homestudio10
Membro Novato
# abr/20
· votar


A distancia é menos de um palmo

Ningen
Veterano
# abr/20
· votar


A distancia é menos de um palmo

Caramba... trágico.

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


homestudio10

Já tentou gravar no armário?

homestudio10
Membro Novato
# abr/20
· votar


Posso tentar, mas além do problema de ter que levar todos os equipamentos toda vez que for gravar, a maioria das vezes quem canta não sou eu.

Acho que não vai pegar bem se eu pedir pro cara ir lá no meu quarto comigo kkkk

tbm fica um pouco amador

entamoeba
Membro Novato
# abr/20
· votar


O negócio é chutar o balde e gravar com microfone dinâmico, a 5 cm da boca.

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


homestudio10

Não é mais fácil pôr um armário no estúdio, do que convidar o cliente para conhecer seu quarto?

Ningen
Veterano
# abr/20 · Editado por: Ningen
· votar


Mais dois argumentos (ou seria um só, ou três) a favor da decoração do ambiente. Tiny Desk e Lives no Paste Studio.

Essas estantes não estão ali só para fins estéticos.







homestudio10
Membro Novato
# abr/20
· votar


Infelizmente não vou ter pra onde correr vou precisar preencher a sala mesmo.. vou tentar reposicionar melhor a sala

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/20
· votar


Acho que não foi mencionado no tópico.
Cara, se o teu ambiente é "normal", provavelmente a sala tem um pé direito menor do que o ideal para gravação. Eu aprendi empíricamente que a primeira coisa que vc tem que tratar (além das reflexões primárias) é o teto. Taca espuma nessa porra, não precisa forrar tudo, mas seja generoso. Para não prejudicar a iluminação, é interessante vc colocar placas brancas daquelas planas e lisas, ao invés da sonex ondulada tipo caixa de ovo.

Quando é só pra gravar voz, geralmente só um pouco de coisas aleatórias no ambiente já dá conta de tratar o suficiente pra ficar bom, armários, prateleiras com coisas, etc.

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


Boa ideia, uma cabine de gravação, já resolve muita coisa... A menos que o cantor seja claustrofóbico...

homestudio10
Membro Novato
# abr/20
· votar


Achei que apenas reposicionando as coisas seria o suficiente.. mas pelo jeito vou ter que gastar uma grana mesmo.. essa sala é muito esquisita principalmente pra gravar voz..

Infelizmente não tenho estante pra colocar aqui.. sofá só se eu tirar da sala... inviável.. vou ter que ir atrás de tratamento acústico mesmo

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


Faça as contas... Talvez uma "obra de arte" que faça a difusão acústica, custe menos e fique mais legal.

homestudio10
Membro Novato
# abr/20
· votar


Talvez uma "obra de arte" que faça a difusão acústica
Essa sua frase me deu uma luz... acho que a solução está em absorver o som ao invés de rebater...

Meus equipamentos que estão encostados nas paredes tem em média um metro de altura..(saca só a planta que eu fiz: https://ibb.co/hCfN9mK) ou seja, as paredes estão preenchidas mas se o vocalista esta cantando de pé o som bate nas paredes e volta do mesmo jeito.. talvez isso cause o "reberb"

Nesse caso acredito que só um difusores não seriam suficientes..

Vou tentar amontar as minhas tralhas umas em cima da outra pra melhorar a questão do reverb..

Além disso oque vcs acham de colocar quatros (aqueles em telas devem absorver algo) prateleiras com discos.. cds etc?

Talvez colocar um basstrap no canto oposto que o vocalista canta.. que ele sempre canta virado pro canto oposto da parece.. dá uma olhada na planta ai..

Enfim oq vcs me sugerem?

Ningen
Veterano
# abr/20
· votar


Além disso oque vcs acham de colocar quatros (aqueles em telas devem absorver algo) prateleiras com discos.. cds etc?

Ué, não foi isso que sugeriram aqui várias vezes?

dá uma olhada na planta ai..

Talvez funcione melhor com o microfone mais pro meio da sala. Sendo geralmente cardioide, vai captar mais pela frente, pelo lado do cantor. Dependendo da parede que ele ficar perto, vira uma zona. Se essa janela for de vidro então, o som bate e volta.

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


homestudio10
Além disso oque vcs acham de colocar quatros (aqueles em telas devem absorver algo) prateleiras com discos.. cds etc?

Te escrevi isso no primeiro post...

MAS... O que absorve som, é massa... O resto vai apenas criar uma difusão, e evitar que fique uma reflexão direta, e soe como um slapback perceptível.
E contra reverb, só tem duas opções. Evitar que aconteça, diminuindo o volume diretamente, ou indiretamente afastando as paredes. E difusão.

homestudio10
Membro Novato
# abr/20
· votar


To preenchendo a sala aqui.. vou fazer mais testes

Fui atrás de um Basstrap pra colocar no único canto da sala, encontrei um de espuma, será que ele serve ? Geralmente eles são feitos com lá de rocha não é?

Segue o link
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1208796083-4-bass-trap-armadil ha-de-graves-absorvedor-_JM

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda tratamento acústico homestudio