Gravando caixa bateria (sobra de frequencias)

    Autor Mensagem
    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # out/19 · Editado por: The Man Who Sold The World


    Galera gravei um pessoal usando pela primeira vez uma caixa da Odery, gostei muito da qualidade da batera mas tem alguns detalhes

    a caixa foi gravada usando 2 sm57 originais, um no topo e o outro na esteira
    lembrando que a caixa está com as peles de fabrica, a caixa é novinha

    afinamos, colocamos fita pra controlar um pouco ela e mandamos ver

    porém sobrou uns harmônicos chatos em 200hz e pela faixa de 470 hz tbm (aqueles bem lata de tinta, saca?) eu consegui resolver cortando um pouco no EQ, mas sei que da pra tirar resultados melhores pra não precisar ficar cortando tanto no eq, até pq cortar muito no eq tira o peso dela
    o que pode ser? será que colocar mais fita? trocar pele? pode ser característica da caixa e só trocando? será que foi o posicionamento do mic? lembrando que eu posicionei da maneira que sempre usei, então teoricamente nao deveria sobrar tanto assim

    Casper
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Caro The Man Who Sold The World:

    Eu apostaria no posicionamento do mic.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Eu também aposto no posicionamento. Você posicionou da maneira que sempre usou NAS OUTRAS CAIXAS, talvez nesta não funcione tão bem.

    makumbator
    Moderador
    # out/19
    · votar


    The Man Who Sold The World

    Não tem cancelamento de fase ao combinar os seus dois mics? Você conferiu isso? Assim como os demais, eu apostaria em posicionamento. Você precisaria passar mais tempo testando essa caixa (uma vez que não tinha gravado ela antes).

    Ismah
    Veterano
    # out/19
    · votar


    A receita é essa falada mesmo... Tentativa e erro... Algumas recomendações...

    - Normalmente, quando tiro TODAS as fitas de um tambor, afino que cada parafuso dê o mesmo som, ele soa melhor que com as fitas. E isso é bem sério, a fita é algo muito específico pra remover harmônicos. Normalmente ela é usada quando não se consegue afinar. Se músicos da harmonia alguns não ouvem que está desafinado, imagine bateristas que são menos ligados ainda a isso...
    Pra isso, solto todos os parafusos e começo do zero. Outra coisa, pele boa é pele semi-nova. Assim como cordas tem a fase de assentamento, a pele também tem, e isso é audível.

    - Pessoalmente, trabalho com uma caixa vintage, com uma pele porosa simples. Porém, ela possui um abafador interno - como MUITOS tambores de época. Por N motivos, às vezes ela desafina, e quando faz isso ela emite um harmônico exatamente assim. Basta re-afinar e tá lindo.

    - Antes, eu usava uma pele Evans EC Reverse Dot, que é uma das peles mais topo de linha do mercado. Nessa caixa, soava mais ou menos. É uma pele hi-tech, e isso deslocava um pouco o som da caixa do contexto... Indiscutível que é uma das melhores peles, mas o dot tende a soltar e ressonar. Vale revisão.

    - A captação de tambores pode incluir ou não o som da baquetada. Quanto mais apontado para o meio, mais vai captar a baquetada em si. Quanto mais para a borda, mais vai captar o som do tambor. Na caixa em específico, a esteira é um detalhe a mais.

    - Eu prefiro captar o som que começa indo pra frente, logo se inverte a fase de TODOS os microfones, que captem os tambores por cima, e os de baixo não. Há quem prefira o contrário, e não há nada de errado. Os resultados são equivalentes.

    - Não sei o que te leva a ver que estão sobrando essas frequências, mas observe que são harmônicas. Logo, pode estar apenas vendo as fundamentais da batedeira e de resposta (geralmente se afina num intervalo e uma oitava acima). Uma hipótese para processamento, é o compressor ou limiter, que vai ceifar esses picos... E a fundamental da caixa normalmente está ali nos 200~300 Hz.
    Mas não te apega muito, se soar mal sozinho, talvez isso suma na mix - principalmente se aplicar um bus compressor na bateria toda.

    - Outra ideia, é que algum outro tambor esteja ressonando junto. O que também é possível, e pode ou não ser desejado.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # out/19
    · votar


    opa galera, eu tava meio ocupado essa semana desculpa a demora

    então, vou testar posições diferentes do mic essa semana, vamos ver..

    Casper
    amanha mesmo vou fazer alguns testes, inclusive de posicionamento na sala, talvez ajude

    acabaramosnicks
    faz sentido, obrigado pela ajuda

    makumbator
    admito que foi erro meu, mas troquei de bateria e já apareceu a gravação pra fazer, eu nao tinha muito pra onde correr, consegui resolver na eq, mas quero resolver na captação

    Ismah
    então, eu nao sou baterista, eu só "sei quando uma caixa soa bem ou não", tenho noções de como afinar uma bateria, mas nao sou bom nisso, estou num processo de aprendizado

    vou fazer testes apontando um pouco mais pro centro da pele e vou conferir a afinação da caixa


    Mas não te apega muito, se soar mal sozinho, talvez isso suma na mix - principalmente se aplicar um bus compressor na bateria toda.

    eu sempre confiro a mix como um todo, solo só pra conferir detalhes, essa sobra apareceu também em um canal do over, por outro lado na esteira não veio nada disso, usei um limiter na caixa pra trazer um pouco mais ela e cortar essas sobras, como disse meu objetivo é sempre captar da melhor maneira possivel e deixar a mix apenas pro ajuste fino

    Ismah
    Veterano
    # out/19
    · votar


    É por aí! Praticando, vais vendo o que funciona e o que não funciona.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravando caixa bateria (sobra de frequencias)