Monitor de audio com ruido do pc

    Autor Mensagem
    Russo100
    Membro Novato
    # out/19


    Boa tarde a todos! Descobri que o ruido ( chiado ) do meu home studio vem do proprio pc, quando ele esta ligado produz muito ruido nos monitores de audio.

    1. Nao consigo colocar o PC longe, pois o Ap é pequeno, existe alguma solucao ?

    2. Minha mesa Yamaha ag06 tem apenas uma saida para dados e energia que é ligada direto no Pc, com uma nova mesa de som como por exemplo a ZOOM L12, que possui um cabo pra energia e outro de dados pro pc, eu conseguiria tirar o ruido ( chiado ) dos monitores de audio ?

    Agradeco a ajuda !

    T-Rodman
    Veterano
    # out/19
    · votar


    que tipo de ruído?
    o PC faz muito barulho e vaza no microfone?
    quando a música toca a caixa fica tocando radinho ao fundo?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Russo100
    Boa tarde.

    Há casos, por exemplo, que o ventilador da fonte ou do processador gera um campo eletromagnetico, daí ele dá interferência (ruído) nas coisas que estão perto, independente de estarem ligadas a ele; neste caso, só vai cessar o ruído afastando o equipamento ou fazendo algum tipo de blindagem no equipo. Se for este o teu caso, mudar pra uma mesa com alimentação separada não vai mudar nada.

    Há casos, no entanto, que o ruído vem da fonte, daí sim vai fazer diferença pegar equipo com fonte separada.

    Ou seja, mesmo problema com diferentes causas, exige diferentes soluções. Primeiro vc tem que descobrir qual é o teu caso.

    Russo100
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Turma, obrigado !
    Consigo ligar a mesa Yamaha AG06 com o pc desligado!
    Nao a ruido ou chiado algum, mesmo ligando o piano Roland e o Violao juntos e fazendo um som legal saindo o audio nos monitores !
    Mas ao ligar o pc para gravar, por exemplo, aparece o ruido nos monitores de audio, acredito ser o pc mesmo!
    Agora que eu entendi voces e voces me entenderam, acho que preciso arrumar um jeito de colocar o pc mais longe, por causa do tal campo eletromagnetico.

    Obrigado a todos !

    Lelo Mig
    Membro
    # out/19
    · votar


    Russo100

    "acho que preciso arrumar um jeito de colocar o pc mais longe, por causa do tal campo eletromagnetico."

    Não creio que seja campo eletromagnético "no ar", afastar não vai adiantar. Mas pode fazer um teste forrando uma caixa com papel alumínio e colocando o PC dentro.

    Se não der certo, acho que você precisa aterrar seu PC ou mesmo trocar a fonte.

    Russo100
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Boa Tarde !
    Minha fonte é de 600 watts, vc acha que pode ser isto ?
    Voce me aconselharia a colocar uma fonte de quantos watts ?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/19 · Editado por: acabaramosnicks
    · votar


    Russo100

    É, colocar o computador mais longe é um "teste", tenta fazer isso de maneira tosca só pra saber se o problema é a proximidade das unidades mesmo, tipo, puxa uma extensão e liga o PC mais longe. Se funcionar, sabe qual é o caminho. Mas normalmente isso só acontece com coisas MUITO próximas, tipo a menos de 30cm do PC e só quando os ventiladores apresentam a tal interferência, se tua fonte é de qualidade, provavelmente não é o caso, mas ainda vale a pena fazer o teste porque o custo é zero e já se elimina uma possibilidade.

    Outra coisa, normalmente, quando um equipo qualquer manda ruído na rede, nem sempre é por causa da potência da fonte em si, mas pelo projeto precário ou as vezes simplesmente pela característica do equipamento. As vezes nem é a fonte do PC que é ruim e manda ruído demais, e sim a fonte DA MESA que é ruim e é muito sucetível a ruídos. Já tentou usar uma fonte mais "parruda", com mais potência ou de qualidade superior na tua mesa? Eu vi na internet que a tua mesa tem uma porta pra fonte externa, 5 volts dc. Já tentou usar uma fonte na mesa e não deixar a alimentação somente pelo USB do PC?

    Cara, eu suspeito fortemente de que o problema é a alimentação da sua mesa. Normalmente, a saída de fonte USB no PC é bem limitada, pode ser que ela esteja ficando sobrecarregada com todos os periféricos do PC mais a mesa. Parece ser uma porta micro-usb. Procure no google por "fonte 5vdc micro usb", deve ser baratinho.


    No final das contas, o conselho é buscar primeiro eliminar os problemas pequenos, os detalhes, antes de sair mudando metade do set, sacou? Outra coisa que vira vc verificar é o aterramento. Um teste meio babaca mas que dá pra ter uma breve noção se melhoras no aterramento farão diferença é o seguinte: pega um cabo elétrico que não seja muito fino, desencape as pontas, uma ponta vc encosta na carcaça do PC onde não tiver tinta (ou em parafuso não pintado), e na outra ponta vc encosta em qualquer coisa de metal que esteja em contato com a alvenaria. Tipo uma janela chumbada, batente de porta de ferro, sei lá. Se na hora que vc encostar o ruído reduz, pode ser que valha a pena melhorar o aterramento, mas isso não significa necessariamente que é esse o único problema, pode ser que um problema pequeno esteja presente mas que aumente muito o ruído por aterramento ruim.

    T-Rodman
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Russo100
    problema nunca é a etiqueta que tá escrito a wattagem da fonte.
    problema geralmente é como a fonte foi feita.

    tem o modelo certo e marca da fonte?
    dá pra ter uma idéia com isso
    Fora isso, fonte 'gamer' geralmente faz muito barulho. Daí o barulho que ela faz pode deixar impossível de se operar o PC na mesma sala que está se gravando.
    Dependendo da marca/modelo, geralmente fonte mais barata peca em isolamento, em filtros de voltagem e afins - e isso pode afetar o conjunto.
    Tem como dimensionar corretamente isso? sim.
    Sendo uma boa fonte, com boa construção, com dissipadores de calor eficientes, com 1 ventoínha de 140mm, num gabinete apropriado seria o cenario perfeito.

    amplexos

    T.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    T-Rodman
    Mano, a mesa do cara tá sendo alimentada direto pelo USB do PC, eu acho que pode ser isso, talvez a fonte 5v do USB esteja sobrecarregada. A saida 5v da fonte do computador que vai pra placa mãe não vai DIRETO pra porta USB, ela é limitada antes de passar pra porta. Talvez ela esteja operando no limite.
    Porém, a mesa tem sim uma entrada pra fonte externa (opcional), de 5vdc (memsa tensão do USB). Na própria mesa fala que no caso de usar-la com tablet tem que usar a conte junto, eu acho que o consumo deve ser o suficiente pra ficar no limite da fonte USB normal do PC.

    T-Rodman
    Veterano
    # out/19
    · votar


    acabaramosnicks
    sim.
    Pra isso tem aqueles cabos que vinham em drive de CD/DVD externo que você pluga os dados em um cabo e tem um cabo secundário pra alimentação.
    Fazer um teste com um cabo desses seria interessante, com o cabo que dá conta da energia ser colocado naquelas fontes USB de 1ampere ou mais.

    Ismah
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Depende o que for o limite... Tem portas e portas USB...

    Russo100
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Turma boa tarde ! A YAMAHA ag06 tem duas saidas, uma para o pc ( no meu caso ) e outra para o tablet.

    Arrumei um adaptador aqui, que ligava um celular muito antigo meu, possui 5V e 0.7 amperes. pluguei na saida para o Tablet, liguei a mesa e tudo funcionou, piano e violao, saindo sem ruido nos monitores, só que estou com medo de ligar
    o PC ( que esta com o cabo principal da mesa ) e a mesa acabar queimando, por ``excesso `` de energia. É possivel ? Sou leigo nisto, podem me ajudar ? Aguardo, obrigado !

    Russo100
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Arrumei um adaptador aqui, que ligava um celular muito antigo meu, possui 5V e 0.7 amperes

    PS: USB na entrada do Tablet atras da mesa e a outra ponta ligada em um estabilizador. NAO no usb do PC.

    Russo100
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Boa noite a todos !

    Testei um adaptador 5v de 2.1 amperes na saida do tablet, aparentemente o ruido parou, mas ao abrir o Reaper para gravacao , aparece um ruido ( chiado ) que nao para, mas ao fechar o Reaper o chiado para.

    Sera que é as configuracoes do aplicativo que estao alteradas, produzindo o chiado ?

    Mas uma vez, obrigado !

    Ismah
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Pode ser... Mas não está retro-alimentando alguma coisa? Por exemplo, quando mando um áudio via WhatsApp, o ruído do trânsito na rua, é muito baixo, mas pelo funcionamento da coisa toda, é captado e interfere na voz...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    a mesa acabar queimando, por ``excesso `` de energia. É possivel ?

    pode ligar sem problemas

    Testei um adaptador 5v de 2.1 amperes na saida do tablet, aparentemente o ruido parou, mas ao abrir o Reaper para gravacao , aparece um ruido ( chiado ) que nao para, mas ao fechar o Reaper o chiado para.


    Aí fodeu, pode ser mil coisas diferentes... começe pelo básico, configura de novo o reapoer, entra lá nas configurações dele, vê qual o HW e driver que estão sendo usados na captação e reprodução... o chiado aumenta quando aumenta o ganho das entradas? Dá diferença escutando pelo fone de ouvido e pelo monitor? Tente gravar uma track, exportar, e escutar o arquivo gravado no celular; o ruído foi gravado junto, ou na gravação final ele não está lá?

    Russo100
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Bom dia, a todos !

    Mesmo se baixar o volume ( Zerar ) de todas as faixas da mesa ( exemplo microfone, violao, piano), inclusive as dos monitores de audio, o ruido nao some, continua saindo nos monitores de audio. Isto com o PC ligado.

    AGORA

    Se utilizar o pc desligado ainda sobe energia para a mesa ag 06 e voce consegue subir o som de tudo ( mic, violao, piano ) nos monitores sem barulho algum.


    Ta dando ruido agora mais quando o Reaper abre, o ruido permanece constante ! Preciso de ajuda. Obrigado !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Monitor de audio com ruido do pc