Ajuda Monitor de áudio M-audio x Edifier

    Autor Mensagem
    Musicless
    Membro Novato
    # mar/16


    Boa noite, estou iniciando em produçao musical e estou com a seguinte dúvida.

    Pesquisando aqui no fórum cheguei a conclusão que por menos de R$ 1.000 a melhor opção seriam os "monitores" da edifier. Porém surgiu a oportunidade de pegar um M audio Av40 por R$ 900.

    Devo ir de edifier (Edifier 2.0 R1600 Tiii) ou melhor pegar o M-audio Av40?

    OBS: Minha sala não tem tratamento acústico.
    OBS2: Não achei nada no fórum sobre os monitores da M-audio.

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Não conheço essa série da m-audio e muito menos essas caixas da Edifier. Mas uma coisa eu sei, não são monitores para se ter referência. São caixas pra usar no pc, logo, pesquise sobre a resposta de frequência delas!

    Não tem condições de juntar mais um pouco?

    Musicless
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Opa, valeu pela atenção Jabijirous...
    Então o problema é que 1.000 já é um orçamento meio estourado pra mim e pelo que estou vendo depois disso só vai ter as krk na faixa de 1.500 o par e olhe lá.

    Como eu vi as pessoas aqui falando que se você não tem boa sala adequada talvez não vale a pena investir muito dinheiro em monitores caros. Eu queria pelo menos decente para começar na produção...

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Musicless

    É cada vez mais comum utilizar fones como referência para mix. Pro seu caso ainda que tem um ambiente não tratado, é melhor utilizar esse valor e pegar um fone topo de linha do que pegar essas caixinhas de som para usar como monitores de referência. Nesse valor tem muita coisa pra ver, como Sennheiser e AKG.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Eu tenho a impressão que você teve impressões erradas de alguma coisa.
    Você pode usar essas caixas, como qualquer outra. O que você precisa saber é como um instrumento, uma música "boa" deve soar NAQUELE monitor.

    A fidelidade te impede de por uma referência errada, achar que falta (ou sobra) alguma frequência ou região do espectro audível. Seria legal se conseguíssemos obter essa caixa ideal, mas não se consegue. E por isso que independente de como e com que você mixa, o importante é saber o como uma música de referência deve soar.

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    ambas são zero?

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Tenho uns amigos que possuem essa caixa, é melhor que essas aí que você falou

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-734910579-monitor-alesis-one-po tencia-appotek-aceitamos-trocas-_JM

    Musicless
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Iversonfr

    Pode ser pela falta de experiência, mas tentei fazer algumas mixagens apenas utilizando fone de ouvido e não consegui bons resultados. A música soava bem no fone mas esquisita em outros lugares. Por isso gostaria dos monitores para tentar um outro caminho, talvez trabalhar em conjunto com eles.

    Ismah

    Entendo que não existe "O monitor", que devemos conhecer bem um certo monitor para saber exatamento o que esperar dele, mas como eu nunca tive nenhum gostaria de alguma indicação para comprar o primeiro.


    Jabijirous

    O edifier é zero. O M-audio é equipamento que ficou em exposição por pouco tempo, mas possui garantia e nota fiscal.

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    Entre essas duas, eu ficaria com a M-Audio.

    Apesar da caixa da Edifier não ser ruim, faltam especificações que são relevantes e traz algumas que são um pouco preocupantes, por exemplo, os falantes tem um gap de resposta de 300Hz por exemplo, mesmo que o cross-over seja perfeitamente desenhado, vai haver problemas nos médios e provavelmente vai te enganar.

    Já a da M-Audio é razoavelmente linear na região de cross-over (que está especificada), isso é interessante.

    Diferenças de coloração você consegue aprender numa boa (e vai ser assim com qualquer monitor). Mas um buraco na curva de resposta, isso não tem como aprender a contornar.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem olhando de fora vejo os seguintes problemas:

    01- Fundamental o orçamento esta muito baixo.
    Qualquer opção vai ser meia boca.

    02- Não tem uma sala com um tratamento acústico adequado.

    03- As aquisições necessárias são monitores de áudio e um bom fone de ouvido, dentre outras necessidades que não aparecem aqui, mas que certamente existem. (e você ainda desconhece, existem outros componentes, tanto de hardware, computador e softwares)
    Diante do orçamento não tem como compatibilizar e encontrar a melhor solução, simplesmente não existe melhor solução.

    04- O ideal é ir fazendo uma poupança para no futuro poder fazer melhores escolhas.

    05- Tem que ir com o que tem, e não adianta gastar todo o dinheiro que tem que não vai dar certo.
    Não adianta se iludir, não existe milagre, um monitor nesta faixa se custar mais caro, vai ser de pouco ganho.
    E mesmos estes "ditos monitores" escrito assim pelos fabricantes, não são monitores de verdade.

    06- Então, qual é a solução?
    Por enquanto gastar pouco, comprar uma Edifer (são caixas de som, não são monitores, e neste ponto eles são honestos) decente e um bom fone de ouvido.
    Mas cuidado em querer fazer tudo pelo fone de ouvido. (cansa o ouvido, depois de certo tempo com o fone perdemos a capacidade auditiva de discernir o que esta bom ou não.)
    E qual o método usar, não tem outro jeito não, vai ser o de tentativa e erro até encontrar algo próximo de uma boa música de referência, e testar em diferentes mídias.
    Vai demorar um certo tempo para se acostumar com o seu som, e depois você vai perceber (pelo método de tentativa e erro) em quais frequências (usar um bom visualizador) o seu sistema mente, e fazer os ajustes para reequilibrar, tentar encontrar uma certa configuração que se aproxime da uma mix/master razoável, que soe minimamente decente, pois uma boa mix/master nunca vai conseguir, nem por sorte e nem por acaso.
    Não tem outro jeito não! guardar o dinheiro para fazer todas as melhorias necessárias no futuro com mais conhecimento, e uma economia agora com a sobra do dinheiro é uma base para atingir a meta futura.

    MMI
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Adler3x3

    Pois é, esta é a verdade. O que se pode discutir é se vale comprar. Eu pessoalmente acho que não. Acho que o lance seria estudar e praticar mais, enquanto se junta mais dinheiro para algo minimamente mais útil. Ou seja, para gastar mil reais, melhor não gastar agora.

    Não tem outro jeito não! guardar o dinheiro para fazer todas as melhorias necessárias no futuro com mais conhecimento.

    É isso.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    MMI
    É isto mesmo, e quando adquirir mais conhecimento mesmo num sistema falho, vai ajudar muito quando tiver boas e reais opções.
    E em muitos pontos vai ter que fazer um reaprendizado, tudo no que implica em ouvir.

    Musicless
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Adler3x3

    Muito obrigado pelo seu sincero comentário sobre a situação. Concordo com a sua opinião e também com a do nosso amigo MMI. Realmente a melhor opção é esperar mais um pouco para tomar uma melhor decisão no futuro. Afinal de contas, tudo que consegui até agora para esse home estúdio foi com muito paciência, com o que tenho aqui já da pra botar a mão na massa e errar bastante, até quem sabe um dia aprender hehehe....

    Agradeço a todos que contribuíram para esse tópico, abraço!

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Musicless
    Só ressalvo que dependendo do seu sistema de som a caixa de som Edifier pode ser um avanço, não é um monitor, não é indicada para produzir, mas pode ser boa para ouvir melhor que o seu sistema atual.
    E na questão de fone de ouvido também, só um bom fone pode estourar o seu atual orçamento, sempre procurar melhorar mas com os pés no chão sem criar falsas expectativas.
    E aprender a usar melhor os softwares.
    E não desistir e fazer com o que tem.
    Tenha em mente que é todo um conjunto que tem ser equilibrado, desde a ambiência da sala (isto pode nunca acontecer), computador, monitores, interface de áudio, programas e softwares e muito muito mais, enfim como sempre digo uma coisa que não tem fim, sempre dá para melhorar.
    E se nunca acontecer de a sala for cuidada para ter um bom ambiente para produção musical, não adianta também investir em monitores caríssimos, tem que ser prudente.
    E somos acima de tudo músicos de home studio (estúdio caseiro), e sempre vamos ter limitações, e estúdio profissional é outro nível.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda Monitor de áudio M-audio x Edifier