Criar transição entre músicas sem parar.

    Autor Mensagem
    Beto Guitar Player
    Veterano
    # ago/19 · Editado por: Beto Guitar Player


    Olá, pessoal, blz?

    Existem álbuns (normalmente os conceituais) em que as músicas são interligadas, pois existe uma continuidade e você não percebe quando acaba uma e começa outra.

    Eu estava querendo fazer algo do tipo. Exemplo: uma música termina com um acorde de Am feito no órgão e a outra música começa justamente com Am feito no órgão com exatamente o mesmo timbre. Até aí, tudo bem.

    Porém, quando você mixar as músicas isoladamente, cada uma terá uma dinâmica, um compressor, uma equalização, etc... Portanto, quando houver a transição, poderá haver uma diferença perceptível, porque as músicas foram processadas separadamente.
    Existe alguma técnica para criar esse tipo de coisa de forma natural, tal como as músicas do Pink Floy, por exemplo?

    Obrigado!

    Del-Rei
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Beto Guitar Player
    Cara, eu já cogitei fazer um lance desse. Meio progressivo.

    Embora eu não seja a pessoa mais adequada pra te responder isso, uma coisa que eu sugiro, se possível, é gravar cada instrumento todo de uma vez, num dia só, da primeira à última música, antes de passar pro próximo instrumento.

    Tira um dia só pra bateria. Outro só pra guitarra. Outro pro baixo, etc. Porque isso impede a mudança de timbragem do equipamento (decorrente de diferenças de microfonação, pegada, regulagem de equipamento, oscilação de rede elétrica....)

    Acho que isso já evita muito tempo de correção na pós, considerando esse tipo de material.

    Um aceno de longe!!!

    makumbator
    Moderador
    # ago/19
    · votar


    Beto Guitar Player

    Basta mixar as músicas interligadas como uma única sessão na DAW. Aí fica tudo igual. Depois se você quiser pode exportar por partes.

    Eu já fiz isso. Funciona bem.

    Del-Rei
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    makumbator
    Mas eu acho que ele não quer tudo igual (em termos de mixagem).
    Creio que o ponto dele seja esse. Ou entendi tudo errado, haha.

    Um aceno de longe!!!

    JJJ
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Existem plugins que "copiam" a equalização de uma música e "colam" na outra. Funciona muito bem pra isso.

    Antigamente, o FreeFilter, da Steinberg, fazia isso. Não sei porque cacete pararam de vender. Era excelente...

    O AAMS acho que faz isso também e, se não me engano, agora é free (a confirmar).

    A IK Multimidia tem um também, na série T-Racks. O nome dele é Master Match.

    makumbator
    Moderador
    # ago/19
    · votar


    JJJ
    Antigamente, o FreeFilter, da Steinberg, fazia isso.

    Agora tem outro que vem no Cubase e faz a mesma coisa. Mas nem lembro o nome dele.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    JJJ
    o Fabfilter pro Q2 se nâo me engano faz isso tbm, tem uma função de EQ match nele que sei que ele analisa uma fonte sonora e copia as equalizações, nâo sei como o plugin citado por voces faz essa função, mas no fabfilter funciona bem

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Del-Rei
    Embora eu não seja a pessoa mais adequada pra te responder isso, uma coisa que eu sugiro, se possível, é gravar cada instrumento todo de uma vez, num dia só, da primeira à última música, antes de passar pro próximo instrumento.

    Obrigado pela resposta, mas no meu caso isso é um pouco inviável, porque, tirando as guitarras e violões, o resto será tudo VSTs.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    makumbator
    Basta mixar as músicas interligadas como uma única sessão na DAW. Aí fica tudo igual. Depois se você quiser pode exportar por partes.

    Del-Rei
    Mas eu acho que ele não quer tudo igual (em termos de mixagem).
    Creio que o ponto dele seja esse. Ou entendi tudo errado, haha.


    Além da questão citada pelo Del-Rei (realmente cada música acabará tendo uma caracteristica diferente em relação a mixagem) estou querendo trabalhar com 11 músicas (um álbum). Nesse caso, a sessão ficaria extremamente sobrecarregada e meu singelo pc não daria conta do recado.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    JJJ
    Existem plugins que "copiam" a equalização de uma música e "colam" na outra.

    Mas quando for masterizar, não há chance de ainda haver alguma diferença? Ou estou falando abobrinha?

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Apenas complementando, eu estou querendo fazer essas 11 músicas como num álbum conceitual, onde cada música conta parte de uma história e por isso eu gostaria de deixar uma ponte de uma a outra, como se na totalidade as músicas soassem como uma coisa só.

    JJJ
    Veterano
    # ago/19 · Editado por: JJJ
    · votar


    Beto Guitar Player
    Mas quando for masterizar, não há chance de ainda haver alguma diferença? Ou estou falando abobrinha?

    Alguma diferença em que sentido? São músicas diferentes, né?... mas vão estar equalizadas de forma semelhante, de modo que não haverá muita "estranheza" na transição. Agora, quanto ao tom das músicas e ao andamento, aí é outra coisa...

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    JJJ
    Alguma diferença em que sentido? São músicas diferentes, né?... mas vão estar equalizadas de forma semelhante, de modo que não haverá muita "estranheza" na transição. Agora, quanto ao tom das músicas e ao andamento, aí é outra coisa...


    Não, não. Não me refiro ao tom ou andamento, mas com uso de compressores, que podem causar desnivelamento de volume, por exemplo. Mas, acho que estou querendo achar pelo em ovo, provavelmente a diferença será mínima. Eu só queria dar a sensação de que não houve mudança de uma música para outra, queria que fosse como uma coisa só, como por exemplo entre as músicas Another Brink In The Wall, The Happiest Days Of Our Lives e Another Brick In The Wall parte II. Apenas como exemplo...

    JJJ
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Beto Guitar Player

    Esses "casadores de eq" dão conta de volume também...

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/19 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    se fosse algo que meu que eu estivesse gravando aqui em casa

    primeiro eu colocaria no papel a ordem das músicas
    depois estudaria no papel e no instrumento como seria essa passagem

    com isso talvez apareceria algumas músicas que eu teria que gravar já pensando que o final da faixa chama a próxima música

    gravaria individualmente cada uma e vejo que algumas eu teria que resolver no crossfader

    ---------------------------------------------------------------------- ----------------------

    os discos que escuto
    tem alguns trechos que as vezes de quase um minuto que a a música vai se transformando na próxima

    escuta essas do jarre do ultimo disco:





    essa me soa somente como uma faixa de transição


    pra chegar nessa:


    pra soar tudo junto aqui
    https://www.youtube.com/watch?v=MOdQSZPj1kk&t=1086s

    nos 18:06


    Ismah
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Acho que estão olhando para o lugar errado...
    A turma do disco e do dance music, já faziam isso muuuuuuuuiiiittoooo... O Village People é o único exemplo que sei certamente. Tenho dois discos deles, e são assim. Funciona como os DJ's fazem...
    Geralmente a música vai diminuindo os elementos. Sobrepõe-se duas partes, primeiro removendo o grave de uma, e abrindo o de outra, depois agudos, e depois médios... Fazendo num mixer, fica fácil, mas dá para fazer em cima de automação numa DAW.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    fernando tecladista
    se fosse algo que meu que eu estivesse gravando aqui em casa
    primeiro eu colocaria no papel a ordem das músicas
    depois estudaria no papel e no instrumento como seria essa passagem

    com isso talvez apareceria algumas músicas que eu teria que gravar já pensando que o final da faixa chama a próxima música

    gravaria individualmente cada uma e vejo que algumas eu teria que resolver no crossfader


    Valeu, Fernando, pelas dicas. Estou seguindo basicamente a ideia que você citou. Tenho todas as músicas no papel e basicamente o elemento que fará a transição de cada uma. Estou tendo que fazer aos poucos por falta de tempo, mas assim que conseguir um resultado pelo menos próximo do que gostaria, vou postar aqui. Em relação as músicas que você me indicou, eu marquei para escutar mais tarde, obrigado pelas sugestões.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criar transição entre músicas sem parar.