Qual é o melhor porgrama para criar músicas "completas" Audition ou FL Studio ?

    Autor Mensagem
    lucaslg20
    Membro Novato
    # jun/14


    Eu quero fazer um YTPMV (pesquise no Google para saber o que é) apesar de ser com vídeo eu quero aprender só o áudio porque depois o vídeo eu cuido sozinho.

    Eu quero um editor de áudio que faça musicas eletrônica e estou com dúvida entre os dois: Audition e FL Studio, eu preferiria o FL Studio porque eu quero aprender a criar música eletrônica também, mas eu não sei se dá para fazer as "edições básicas" nele exemplo: cortar um áudio, aumentar ou diminuir a duração desse áudio sem mudar o pitch, entre outras coisas básicas. O FL Studio faz isso?

    E se alguém usou os dois ou mais programas, qual é o melhor programa para eu fazer YTPMV'S com áudio preciso e perfeito e Musicas eletrônicas excelentes também?

    Eu estou perguntando isso para aprender só um programa, em vez de gastar mais tempo apreendendo outros.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    A sua pergunta é muito relativa .
    Ambos softwares são muito bons.
    Mas não uso os dois com muita frequência, prefiro usar o Mixcraft Pro Studio, que é mais prático e objetivo, mas sem deixar de ser poderoso.
    Uso os dois quando tem alguma ferramenta útil que posso complementar.
    O Mixcraft não tem tantos instrumentos virtuais nativos como o FL, mas pode-se carregar os instrumentos do Fl dentro, integrando as duas Daws.
    Por isto sempre digo, somente uma DAW não é o suficiente, limita muito, e depois fica bitolado numa só, e acaba não utilizando os melhores recursos, e perde muito tempo.
    Para fazer a alteração gasto pouco tempo, se fosse fazer o mesmo em outra DAW demoraria bem mais, pois teria que abrir mais menus e janelas, já no Mixcraft tá tudo ali já na track em si.
    Depende.

    Pontos de atenção:
    01- Versão do Programa
    1.1. Adobe Audition
    A versão atual do programa esta nas nuvens e se paga um valor de aluguel mensal, fica um pouco salgado, mas tem bastante recursos e material on-line, sempre de última geração.
    Mas tem uma versão mais antiga gratuita completa, mas ainda poderosa.

    1.2 Fl Studio tem várias versões diferentes variando os recursos, se compra só uma vez e os upgrades para as novas versões são gratuitos.
    Dos dois é a opção mais em conta.
    O FL é mais voltado a música eletrônica.

    Mais adequada do que o FL seria o Reason, que na questão de sintetizadores para música eletrônica é sensacional.
    E a melhor de todas para música eletrônica é a Ableton, na música eletrônica faz muito mais que outras tops.

    Já o Adobe Audition tem mais qualidade e mais recursos.

    Tem que experimentar e ver qual você se adapta melhor.
    A melhor DAW é aquela que você gosta e se adapta sendo o software um produto já consagrado no mercado.
    Faça testes com alguns exemplos.

    O audacity por exemplo um editor de áudio gratuito faz alterações do tempo da música.
    E o audacity pode ser configurado como um editor externo dentro da DAW, e assim quando for necessário se abre o programa e faz ajuste na faixa de áudio que quiser.
    Basta ter a música pronta, ou parte ou loops, e se acerta tudo com poucos clicks.
    Mas este recurso a maioria das DAWs já tem dentro de si.
    O básico e o intermediário tem na maioria das Daws consagradas do mercado, o que varia mais é o nível avançado.
    Mas cada DAW tem os seus recursos exclusivos que podem fazer a diferença em certo ponto.
    Mas o ideal é integrar os softwares via rewire e outros métodos, mas dá para fazer o básico de importar e exportar o midi e o áudio.
    Mas no seu caso o melhor é ter um programa de áudio e vídeo sincronizados, mesmo que depois vá utilizar um program de vídeo melhor.
    Tudo se resume a uma questão fundamental o conhecimento, que se adquire com o tempo e prática, e muito estudo e leitura de manuais, e até de cursos.
    Outro programa que é mais simples que os anteriores e também mais barato é o Magix Music Maker, um pouco limitado na edição de midi, mas tem bastante flexibilidade no acerto de tempo, e tem um razoável editor de vídeo junto.
    E tem boas baterias para música eletrônica, e um sintetizador muito bom o Revolta 2, e outros instrumentos nem tão bons.
    E tem o harmony agente que é muito útil para descobrir os acordes de cada loop (e até alterar as notas e acordes do loop, o que é fenomenal), e tem até um harmonizador de voz. onde se pode modificar os vocais.
    Enfim o Magix Music Maker é uma DAW de custo baixo mas que oferece boas ferramentas que podem completar outra DAW.
    Tudo rapidinho, já numa DAW mais sofisticada é possível fazer isto, mas se vai perder muito tempo, e estas outras DAWs custam fortunas.
    No FL dá para fazer isto também, mas demora mais.
    Então o que fica claro, é que não existe uma DAW só, tem que aproveitar o que cada uma oferece, seja na qualidade, seja na execução de se fazer mais rápido com melhor produtividade.
    Assim não existe uma única solução.
    Na questão da escolha das DAWs é muito relativo.
    O protools é forte nos grandes estudios, mas deixa muito a desejar na questão de midi. (dever ter melhorado, mas mesmo assim, não é a ideal).
    O protools esta mais ligado a venda casada de software e hardware. (aquelas enormes mesas de mixagem e outros componentes sofisticados para grandes estudios).
    Mas se for usar num home studio, mais cedo ou mais tarde vai ter problemas com hardware mais simples, e até com instrumentos virtuais, e desta forma vai gastar mais ainda, pois a cada upgrade a realidade muda, conforme a política da empresa.

    Outras Daws tops são o Cubase, o Nuendo o Sonar, entretanto para ter a versão completa de verdade vai gastar bastante.
    E o mais importante são os instrumentos, que são vendidos a parte.
    E assim na verdade se gasta mais comprando instrumentos do que o custo da DAW.
    O Cubase em conjunto com outros produtos da Steinberg é a melhor de todas, tem camadas e camadas de edição o melhor tanto para áudio como midi, mas é mais difícil de usar.
    O Cubase é usado mais na Europa, até pelos grandes estudios.
    É ainda é na boa e velha Europa que é produzido o melhor da música em geral.
    O Reaper é outra DAW, das que tem um custo benefício muito bom, custa pouco, mas é muito poderosa e tem até recursos que outras "ditas mais sofisticadas não tem".
    Já no ambiente Mac prevalece o Logic, que é top uma das melhores sem dúvida.
    Mas tudo pode se resumir a exportação e importação de tracks.
    Pois os sistemas de integração de arquivos entre diferentes Daws ainda esta para evoluir.

    Por outro lado as DAWs intermediárias são mais práticas e objetivas, e isto não significa baixa qualidade, muito pelo contrário.
    A facilidade de uso ajuda a manter o foco, e o resultado final fica melhor.
    E existem outras DAWs que não forma citadas, mas que também são poderosas, e conforme o caso podem ser a preferida de muitos.
    Ainda bem que temos diversidade de opções.
    É ilusão pensar que somente uma DAW sofisticada e cara é que produz um bom resultado.

    Para fazer as edições básicas que você citou ambos (Adobe e FL) tem estes recursos de elastic áudio.

    Quanto a música eletrônica excelente depende mais do compositor e da edição de midi e de áudio do que dos softwares e instrumentos virtuais.
    O FL vem com sintetizadores razoáveis para a música eletrônica, mas não são o supra sumo, mas dá para o gasto.
    Digo razoáveis, por que nenhum dos instrumentos é de alta qualidade.
    Para a música puramente eletrônica (se é que podemos afirmar isto) o FL é o mais indicado.
    Para ter melhores sintetizadores vai ter que investir em outros softwares VST.
    Na música eletrônica se usam mais efeitos do que nos outros estilos (gravação de instrumentos reais, acustico , elétrico), mas não se pode abusar na dose.

    Eu uso mais de uma DAW, pois cada uma tem as suas vantagens e recursos e instrumentos exclusivos.
    E todas são parecidas nos recursos , o que varia é a interface de acesso (gui), umas mais fáceis de usar outras nem tanto.
    A maioria das DAWs que existem no mercado já estão há muitos anos, e são produtos que já atingiram um bom nível de maturidade e de qualidade.
    Assim a escolha é sempre uma opção pessoal mas que varia fundamentalmente na questão financeira.
    Áudio preciso e perfeito não existe, é uma utopia, não é coisa deste mundo.
    A precisão é mais fácil de obter, já a qualidade do resultado final depende de muitos fatores, não só dos instrumentos, mas sim de uma boa mixagem e um bom trabalho de master.
    Mas de nada adianta se a composição e a perfomance do músico deixar a desejar.
    Vai demorar um bom tempo para chegar num nível adequado, e a melhor forma e ir aprendendo colocando a mão na massa.

    No seu caso você pode ter a última versão do FL e a versão gratuita do Adobe Audition.
    E depois a medida que for evoluindo pode experimentar outras, pois uma complementa a outra, esta é a minha visão, quando mais softwares melhor.
    E outro ponto a considerar são os loops que são muito utilizados na música eletrônica, aqui tem que colecionar.
    Pois cada loop se encaixa conforme o estilo as bpm e o tom (muito embora se possa alterar , o tom os acordes e as vezes até a melodia e encaixar na música).
    E desta forma tem que ter uma biblioteca extensa.
    Uma boa opção inicial é instalar a versão demo do mixcraft, e fazer downloads de mais de 4000 loops gratuitos, e salvar numa pasta do computador, e depois utilizar independente de comprar o software.
    Mas para quem esta começando é melhor se focar num primeiro plano numa só, e depois aos poucos ir usando outras, e aproveitar o que cada uma tem de melhor, basta fazer um processo de exportação e importação, mas sempre tendo uma como a principal.
    Modificar o tempo da música ou do loop é um recurso, mas sempre quando se faz isto se perde qualidade, e conforme o estilo ao se alterar a bpm, pode descaracterizar o estilo, 3 segundos por exemplo em um minuto, dá uma alteração de 5%, que pode estragar a música.
    Pelo que vi destas YPMV's, tem muito erro, fica bacaninha e tal, mas a parte musical em si é sofrível.
    O ideal seria fazer a música com variações de tempo encaixando com o vídeo, mas isto é outra questão.
    Claro é mais fácil mudar a velocidade, mas ao se fazer isto se perde a essência da música, mas dá para tapear o público que esta mais para ver o vídeo do que escutar o som.
    Trata-se de uma brincadeira em manipular vídeos com música.
    Conclusão:
    Para a música eletrônica a melhor opção é o FL considerando o custo benefício.
    Para melhorar ainda mais : Ableton mais o Reason.
    E o FL sempre vai estar presente se integrando, que é uma das boas características do produto.
    Fiz um texto extenso para mostrar que existe muito mais.

    lucaslg20
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Adorei o seu texto, muito completo e informativo Existe muitos softwares legais para explorar. Eu sou iniciante na área de música (só sei as sete notas musicais) eu quero começar devagarinho aprendendo um programa ai depois que eu consegui reproduzir uma boa música me aventurarei em outros. Você disse que amos tem o recurso de elasic audio, tudo bem, mas e os básicos mesmo de corte, unir um som com outro e etc.. Nos tutorias que vi pela internet ninguém ensina esse tipo de edição básica no FL, e também os dois são bons (não os melhores) para "instrumentos emulados" eu não sei explicar bem, pois não entendo de música, mas são instrumentos que você pode tocar pelo software sem a necessidade de um instrumento de verdade?
    Para iniciante qual opção que você acha que dá para fazer esse estilo de YTPMV e música eletrônica instrumental com uma boa qualidade na musica em geral: áudio, instrumentos, etc.?

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Comece a experimentar as diversas versões demo dos softwares.

    Faça download:
    - Fruity Loops;
    . Mixcraft

    E vá experimentando e testando, brincando aqui e ali,
    O Fruity tem mais instrumentos nativos.
    Instale os dois, pois no Mixcraft dá para rodar os instrumentos do FL.
    Mas o Mixcraft tem mais loops e é mais fácil de usar, cortar, juntar etc..., com o uso rápido do mouse e outros comandos, e em poucos segundos se faz isto.
    Simplicidade e praticidade não quer dizer que o software não seja poderoso, é uma virtude.
    Faça download (individual loop por loop, na aba de bibliotecas) e teste fazendo brincadeiras.
    Basta arrastar o loop para uma track e escolher um compasso.
    Conforme o tipo do loop o próprio software faz o ajustes automaticamente. (outros tem que ajustar em outra parte).
    Mas dá para começar bem, nenhum outro software tem estas facilidades, de ser direto ao que interessa.
    Em uma completa edição de midi e uma automação muito boa e fácil de fazer.
    E tem um editor de vídeo também, que dá para sincronizar e ter uma ideia do vídeo.
    Para midi tem um piano rool bem detalhado em sincronia com um bom editor de partituras, dá para editar batidas de bateria através de mapeamentos rápidos.
    Agora instrumentos bons de verdade são sempre comprados a parte, e aí existem inúmeros Vsts, tanto de instrumentos como de efeitos.
    Mas comece mais simples até aprender o que é um VST, como instalar e usar, e pode começar pelos gratuitos.
    Com relação a música você tem que estudar teoria musical.
    Os loops até podem ser colados na track, mas tem que entender de tom para deixar com cara de música, pois caso contrário fica uma salada danada.
    Mas os loops são organizados muitas vezes por músicas e por estilos, e por tom, tempo etc., e aí fica mais fácil para o iniciante.
    E é possível editar a duração do loop de várias formas, pode incluir marcadores de tempo, ajustar em percentual, ajustar ao tempo do projeto e muito mais.
    Agora o importante é ir lendo os manuais a medida que usa, no Mixcraft tem manual em português, e muitos tutoriais de vídeo a maioria em inglês.
    Mas tenha em conta que tens um longo caminho a percorrer na linha do aprendizado.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    oops post duplo

    lucaslg20
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Amanhã eu baixo os programas, obrigado mesmo. Eu vou tentar aprender o máximo possível para conseguir fazer ytpmvs e músicas eletronicas de boa qualidade, essas dicas irão me ajudar. Mas uma pergunta: você conhece o Acid Pro da Sony ? o que você acha dele ?

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    O Acida Pro 7 não conheço.
    Mas conheço um pouco dos samplers e o que ouvi é de qualidade.

    Parece ser uma DAW equivalente ao Mixcraft, os recursos pelo que pude observar no site oficial são parecidos.
    Parece uma boa opção.
    E tem opção de download para testes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é o melhor porgrama para criar músicas "completas" Audition ou FL Studio ?