Autor |
Mensagem |
ffjjfeitosa Veterano |
# jun/19
Alô pessoal! Estou com o cubase 10. Compus e estou ouvindo como ficou uma pista MIDI. Tem uns 50 compassos. Inicialmente estão visíveis uns 10 compassos na tela. Clico 'Play' e o cursor começa a se deslocar normalmente. Depois que passa do compasso 10 eu sei que ele continua andando pois estou ouvindo o som, mas o clip, em sua parte visível fica parado. Não muda de tela automaticamente prá aparecer do compasso 11 em diante. Onde eu configuro isso prá que fique normal?
|
makumbator Moderador
|
# jun/19
· votar
ffjjfeitosa
Tem um comando para a tela seguir o playback (pode-se desligar ou ligal tal característica). Aperte a tecla "F", ou clique no botão parecendo uma seta cortada por uma linha (ele fica próximo do topo esquerdo da tela, mas depende de como está arrumado seu layout).
Eu te recomendo que você vá consultando o manual a cada dúvida. É assim que se aprende a conhecer uma DAW (a necessidade de ter que fazer algo + a busca no local correto pela informação).
Outra opção é ver vídeos de demonstração (o canal do youtube da própria Steinberg tem bastante coisa).
|
ffjjfeitosa Veterano |
# jun/19
· votar
Fiquei até com vergonha agora, makumbator, pela minha inexperiencia. É que não passou nem uma semana ainda desde que consegui fazer funcionar o programa, mas uma coisa eu fiz: tenho dois manuais em ingles, e embora a consulta seja mais lenta, tentei achar a resposta. É que, agora que voce me falou, ela parece tão óbvia que acho que não pensaram nisso, e porisso, talvez, não consegui encontrar a resposta (mas ela pode estar lá e eu não visualizei). Com sua ajuda já consegui rolar o clip e obrigado pelas sugestões de pesquisa. É mais uma fonte. Valeu mesmo!. E outra vez obrigado.
|
makumbator Moderador
|
# jun/19
· votar
ffjjfeitosa
Tranquilo! E só pra reiterar, não disse pra você se acostumar a ler o manual como forma de te desestimular a perguntar qualquer coisa aqui, é que realmente ajuda muito ir lendo (até aleatoriamente, abrindo em qualquer parte pra ler sobre qualquer função).
Eu uso o Cubase desde o SX 3.11, e usei ele pirata no SX, 4 e 5. Aí desde o 6 comprei original e venho atualizando desde então. Atualmente estou no 10.0.30 Pro. Estou bem acostumado com o Cubase, mas mesmo assim sempre tem coisa que não sei fazer (ou não lembro). Sem contar novas funções que vão surgindo.
|
ffjjfeitosa Veterano |
# jun/19
· votar
Beleza! O que eu comprei é o 10.0.20 Elements ( o + simples, acho) que é prá mim pegar as manhas direitinho. Já mexi um tempo com o Sonar, mas parece que descontinuaram ele aí resolvi encarar o Cubase e estou gostando, mas tem muitos recursos que eu ainda não descobri, como por exemplo fazer o cursor parar quando estiver no locator direito, sem ativar o cycle (repetição). Voce viu? na manha já estou pedindo outra ajuda! (!!!!!!!!!). Mas espero que dentro de pouco tempo eu possa estar auxiliando também outras pessoas, pois este forum é uma comunidade de ajuda reciproca e sou grato a Deus por isso e por pessoas que como voce compartilha o conhecimento. Valeu!
|
makumbator Moderador
|
# jun/19 · Editado por: makumbator
· votar
ffjjfeitosa Beleza! O que eu comprei é o 10.0.20 Elements ( o + simples, acho)
Ainda tem uma mais simples, o chamado de AI, e que vem grátis em periféricos e interfaces da yamaha e Steinberg. Com o elements já dá pra fazer bastante coisa.
como por exemplo fazer o cursor parar quando estiver no locator direito, sem ativar o cycle (repetição)
Não sei se entendi direito sua pergunta. Nas preferências tem opção de mudar o comportamento do cursor (tem por exemplo uma versão em que ele volta ao início de onde saiu quando você aperta o stop, entre outras opções).
Estando o cursor parado ou se movimentando (ou seja, tocando) pode-se clicar na tecla 1 do teclado numérico para ele ir para o locator esquerdo, e na tecla 2 do mesmo teclado numérico para ele ir para o locator direito. Mas precisa ser na parte numérica do teclado (tem notebooks que não tem essa parte do teclado, por exemplo).
Observe que não sei se o Elements tem todas essas opções, pois minha experiência é com a versão pro, então pode ter coisa que eu fale e não tenha na sua versão.
|
ffjjfeitosa Veterano |
# jun/19
· votar
Então, makumbator, e outros amigos que porventura estejam lendo este post. É assim: Tenho uma pista gravada. Clico Play. Começa a execução. A musica vai executando e pára no segundo locator, (que é o final da música), mas o cursor continua se deslocando e vai embora até não sei que compasso. O que eu queria fazer, é algo que eu fazia no Sonar. Não sei como, mas queria que quando a execução chegasse ao fim (segundo locator) o cursor parasse lá também, automaticamente, sem precisar clicar em algum lugar. Não sei se o Cubase tem essa funcionalidade. Pode ser uma besteira o que eu estou querendo, mas seria mais prático. Falou aí, desculpe pela insistência!
|
makumbator Moderador
|
# jul/19
· votar
ffjjfeitosa
Então, deve ter essa opção nas preferências do programa (definir o comportamento do cursor). mas realmente não lembro de cabeça, e eu gosto dele livre. Mas pode ter essa opção.
|