Autor |
Mensagem |
Gabru Membro Novato |
# abr/19
Olá, sou novo no fórum e tudo a respeito de música e etc.
Como estou começando, eu tenho uma guitarrinha humilde, um cabo pra ligar no pc e uma licença do Bias Amp 2.
Pode parecer uma dúvida muito boba mas pra mim ta sendo bem cruel. Bom, eu to aprendendo umas músicas mas as vezes preciso trocar de efeito, de clean pra um Overdrive ou uma distorção mais pesada e vice-versa, só que no meio da musica, arrastar o mouse pro acesso rápido e trocar o efeito meio que é um pé no saco e atrapalha muito.
Minha dúvida é se existe algum pedal, tipo footswitch que faça a troca de efeitos dentro do software pra mim, ou algo parecido.
E se for o caso, eu preciso de algo próprio para o Bias ou funcionaria em qualquer outro software tipo o amplitube ?
Desculpem a nobisse, toco há menos de um ano, e procurei dentro do fórum qualquer coisa parecida pra saber se tinha alguém com a mesma dúvida e não achei.
Obrigado!!
|
makumbator Moderador
|
# abr/19 · Editado por: makumbator
· votar
Gabru
Pode-se usar pedal midi pra mudar os presets e ou bancos de softwares. Qualquer controlador midi em forma de pedal pode fazer essa tarefa. Um exemplo é a Behringer FCB1010, mas existem muitas outras.
Obviamente você precisa ter conexão midi com o computador (seja na interface de som, ou mesmo uma interface unicamente midi ou ainda adaptador midi/USB).
|
Gabru Membro Novato |
# abr/19 · Editado por: Gabru
· votar
Pode-se usar pedal midi pra mudar os presets e ou bancos de softwares. Qualquer controlador midi em forma de pedal pode fazer essa tarefa. Um exemplo é a Behringer FCB1010, mas existem muitas outras.
Obviamente você precisa ter conexão midi com o computador (seja na interface de som, ou mesmo uma interface unicamente midi ou ainda adaptador midi/USB).
Opa, muito obrigado pela ajuda !
Então no caso eu preciso de um foot controller ? E eu faço a configuração para troca de presets nos próprios softwares ?
|
T-Rodman Veterano |
# abr/19 · Editado por: T-Rodman
· votar
se tiver paciência e um teclado velho por ai, dá pra fazer o que o coleguinha fez aqui nesse video https://www.youtube.com/watch?v=dR7zqrU8ez0
de outro lado, maioria desses programas dá pra você programar presets. Daí você separa seus favoritos e coloca em uma pasta. O programa vai acabar ordenando eles, e através dessa ordem, você 'sobe e desce' escolhendo o set que você quer utilizar. Em pedaleiras Midi e até nas específicas para guitar rig por exemplo, é o jeito mais comum, de usar o foot pra escolher um preset de uma música, daí nesse preset você pode ainda 'ligar/desligar' uns 4 pedais normalmente, exemplo abaixo https://static.bhphoto.com/images/images500x500/1259007525000_651088.j pg
a teoria é essa.
em casa eu uso guitar rig kontroller + guitar rig 4 no note, e basicamente só uso os presets que já vem nele, selecionando ele com o footswitch. (fase 2 é usar o grk como interface midi pra mexer nesse rack laranja ai da pilha que é uma pedaleira/modeladora chamada eleven rack)
amplexos
T.
|
Gabru Membro Novato |
# abr/19
· votar
se tiver paciência e um teclado velho por ai, dá pra fazer o que o coleguinha fez aqui nesse video https://www.youtube.com/watch?v=dR7zqrU8ez0
de outro lado, maioria desses programas dá pra você programar presets. Daí você separa seus favoritos e coloca em uma pasta. O programa vai acabar ordenando eles, e através dessa ordem, você 'sobe e desce' escolhendo o set que você quer utilizar. Em pedaleiras Midi e até nas específicas para guitar rig por exemplo, é o jeito mais comum, de usar o foot pra escolher um preset de uma música, daí nesse preset você pode ainda 'ligar/desligar' uns 4 pedais normalmente, exemplo abaixo https://static.bhphoto.com/images/images500x500/1259007525000_651088.j pg
a teoria é essa.
em casa eu uso guitar rig kontroller + guitar rig 4 no note, e basicamente só uso os presets que já vem nele, selecionando ele com o footswitch. (fase 2 é usar o grk como interface midi pra mexer nesse rack laranja ai da pilha que é uma pedaleira/modeladora chamada eleven rack)
amplexos
T.
Ah sim, to entendendo melhor agora. Mas esse Foot kontrol do Guitar rig funciona tranquilo em outros softwares ?
Outra dúvida, é melhor ligar o footcnotroller com um adaptador de midi pra usb ou fica melhor achar uma interface com entrada midi ? ou tanto faz ?
Aliás, obrigado pelo exemplo do produto, tava procurando por um mais barato mas eu achei esse interessante !
|
T-Rodman Veterano |
# abr/19 · Editado por: T-Rodman
· votar
então, você pode tentar usar essa opção do teclado velho com as teclas arrancadas do que você não for utilizar pra ver o que você quer. Interface USB comprada, geralmente você consegue por software 'bindar' o que cada pedal deve fazer. produtos casadinhos como o guitar rig e o kontroller funcionam sem configurar nada - mas há a opção do kontroller pra ele virar controlador midi pra outro programa.
No mais pra cada produto e software que você for pesquisar veja videos no youtube que tem sempre a combminação e em alguns deles eles mostram como bindar as teclas.
amplexos
T
|