Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Trabalho (ou estágio) em estúdio

      Autor Mensagem
      marc_90s
      Membro Novato
      # 21/mar/18 15:18


      Olá, pessoal!

      Me chamo Marcus, estou estudando para ser produtor musical e ultimamente venho percebendo que certas coisas são mais complicadas do que eu imaginava. Eu estava fazendo um curso de produção musical, mas dei uma pausa nos últimos meses porque optei por investir em um iMac (tanto pra ter a melhor máquina para usar os programas como para uso pessoal) e com isso vi que passar um tempo dentro de um estúdio vendo como funciona certas coisas ia me ajudar muito!

      Minha psicóloga disse que preciso dar um próximo passo pra não ficar nesse mesmo lugar que estou atualmente, então estou tentando me movimentar e correr atrás disso rs

      Gostaria de dicas para saber qual o melhor jeito de vender o meu peixe para um dono de estúdio, quais caminhos poderia tomar, além de sair distribuindo currículos em SP ou mesmo alguém que esteja precisando de uma ajuda no próprio estúdio. Se for bem perto de onde moro (Guarulhos-SP), não precisa nem de remuneração :)

      Desde já, muito obrigado!

      Cisdelli
      Veterano
      # 21/mar/18 15:50 · Editado por: Cisdelli
      · votar


      E ae amigo, tudo bom?

      Na minha opinião, este é um trabalho que esta a cada dia que passa se tornando mais autônomo, grandes estúdios normalmente trabalham hoje com 01 pessoa, o próprio produtor musical, que também é o dono do estúdio, produtor executivo, e por vezes o produtor fonográfico!

      Isso pq com tanta tecnologia e facilidade que ela gera 01 pessoa da conta do recado... (existem os que fazem a moda antiga, com engenheiros de som e td mais, e aquela aparelhada analógica que era impossível de 01 pessoa dar conta..porém são raros E PRA POUCOS$$$).

      Aconselharia vc a vender seu peixe direto ao artista, comece com o pessoal do barzinho.. faz um preço bacana pra gravar demos e junta uma grana para seu estudo.. em pouco tempo vai dominar muito mais do estúdio tanto na teoria e pratica, e o melhor .. nome no mercado claro que pode ser pelo bom ou péssimo trabalho elaborado.

      Produção musical é algo muito pessoal, vai ser raro vc encontrar alguém disposto a ter uma pessoa dando pitaco no serviço (que não seja o cliente).. perguntando sobre tudo e ainda tirando dinheiro dela (não seu caso).

      Um abraço

      marc_90s
      Membro Novato
      # 21/mar/18 21:45
      · votar


      Ah, entendi :/

      Você é produtor?

      deepcollins
      Membro Novato
      # 22/mar/18 00:49 · Editado por: deepcollins
      · votar


      Cisdelli
      falou praticamente tudo

      marc_90s
      fazer um curso é muito bom para pode mexer e aprender na pratica, aproveita que vc esta em sp tem muitas bandas que precisam de alguem para pelo menos gravar um som com uma qualidade melhor.

      eu comecei comprando instrumentos por que sempre curti musica como geral, depois parti para uma parte mais audiovisual, comprando camera, lente e interface de audio; o principio e saber aonde quer chegar, por exemplo eu quero gravar fotografar e filmar bandas undergrounds, mas nada a nivel de um estudio profissional, apenas como algo melhor que um celular, algo que vc realmente pare para escutar e assistir.

      dependendo do que vc queira fazer e só buscar referencias comprar os equipamentos e mão na massa

      "Quer ser produtor, produza."

      minhas referencias:
      https://www.youtube.com/channel/UCWjmAUHmajb1-eo5WKk_22A
      https://www.youtube.com/channel/UCUKTL_7IQS1AdZTEKJC3FSA
      https://www.youtube.com/user/ZEITjUNGzeigt/featured
      https://www.youtube.com/user/Sofarsounds

      nacionais:
      https://www.youtube.com/channel/UCpY4yDZ624F1iPuSXpQ9CIw
      https://www.youtube.com/channel/UCcwQM72z35lBm-8dqjS293A

      fernando tecladista
      Veterano
      # 22/mar/18 07:57
      · votar


      e ultimamente venho percebendo que certas coisas são mais complicadas do que eu imaginava.
      Bem vindo a vida real!


      Gostaria de dicas para saber qual o melhor jeito de vender o meu peixe para um dono de estúdio,
      Monte seu estúdio, vai seguindo as dicas acima você pode ter curriculo e etc... mas para mim que sou músico, quero ouvir suas gravações quero ouvir seu trabalho, não me interessa se você faz o trabalho em um mac ou pc, se tem curso de protools... o que eu procuro é alguém que grave minha banda, com a sonoridade que tenho na cabeça

      Já ouvi varios colegas que gravaram, que gastaram uma grana alta... na hora que eu ouvi, falei comigo, não é esse som que quero

      Entendo que uma função de um produtor musical que é diferente de um engenheiro de som é aparar os egos

      Boa parte de meus amigos que ao mesmo tempo querem ter uma sonoridade mais pra rock, mas ao mesmo tempo ser pop, quer que a banda venda
      Mas não da pra ouvir uma banda que quer ser popular, em um album onde a cada faixa tem um solo fritador de 4 minutos, uma bateria moendo a cada termino de refrão e um solo de baixo junto, e o vocal querendo cantar agudo sendo que aquela não é a região vocal dele

      sandroguiraldo
      Veterano
      # 22/mar/18 09:45
      · votar


      marc_90s
      Eu acrescento algumas dicas:

      1 - componha uma música bem legalzinha, seja pop, sertanejo, rock, reggae (o estilo que você queira apresentar)

      2 - produza ela... faça um arranjo legal, grave bem gravadinho. Arrume algum amigo ou amiga que cante e coloque a voz pra você.
      Se você pretende ser produtor e não tem um amigo que coloque a voz pra você é melhor repensar a carreira.

      3 - use esse material pra vender seu peixe. Nessa área, um curriculum só serve se tiver a referência AUDITIVA pra casar com o que está escrito no papel.

      Cisdelli
      Veterano
      # 22/mar/18 09:46
      · votar


      marc_90s
      Ah, entendi :/

      Você é produtor?


      Faço meu conteúdo, mas não vivo disso.
      Como todos aqui sou curioso, existe muito mistério no meio da produção musical, então leio bastante, vejo muito conteúdo sobre o tema e já tenho alguma noção das coisas.

      Como comecei meu post "Na minha opinião" e é oque pretendo fazer, seguir esses passos.

      Talvez exista outro meio.

      "Quer ser produtor, produza."

      Lelo Mig
      Membro
      # 22/mar/18 10:17
      · votar


      Cisdelli

      Além do que a galera falou uma alternativa é produzir "gratuitamente" e sem pressa, onde possa errar e corrigir, para pegar o jeito e experiência 1 ou 2 bandas de amigos próximos.

      Trabalho em Studio é quase nenhuma chance. O mercado mudou muito, o pessoal trabalha sozinho comodisseram, e o pequeníssimo nicho dos grandes a galera é toda por indicação.

      Trabalhei muito tempo com sonorização ao vivo, me predispus a tentar um estágio para um user daqui e nada... O mercado esta muito mudado.

      Cisdelli
      Veterano
      # 22/mar/18 11:40 · Editado por: Cisdelli
      · votar


      Além do que a galera falou uma alternativa é produzir "gratuitamente" e sem pressa, onde possa errar e corrigir, para pegar o jeito e experiência 1 ou 2 bandas de amigos próximos.
      Lelo Mig
      ótima ideia! trabalhar sem o compromisso que o dinheiro traz é uma alternativa tb.
      marc_90s
      Acho que as coisas estão ficando mais claras. opção é oque não falta.. vai na fé

      MMI
      Veterano
      # 22/mar/18 19:31 · Editado por: MMI
      · votar


      Lelo Mig

      O mercado mudou muito, o pessoal trabalha sozinho comodisseram, e o pequeníssimo nicho dos grandes a galera é toda por indicação.

      Mais ou menos... A impressão que me dá, me desculpe o pessoal com esta aspiração, é que a pergunta para ser produtor lembra um pouco o "cara que mal chegou e já quer sentar na janelinha". Pode ser, claro, uma questão do que significa ser "produtor".

      Penso que quando se aspira uma carreira, tem que se olhar as possibilidades e capacidades e mirar o alto, pensar em atingir o patamar dos melhores do ramo, ao menos como meta. A questão é que o mercado fonográfico é cada vez mais restrito e não rende grana em grande parte, muita gente hoje grava para lançar a produção no Sondcloud, Youtube, Apple Music, Spotify, redes sociais... De graça ou quase de graça, sem grandes pretensões de retorno na gravação propriamente. Poucos lançam produções rentáveis, que fazem produções de verdade. Logo, hoje se o cara quer ser produtor, viver disso, tem que ir para as cabeças para ser produtor de verdade e não um "carinha que grava em casa".

      Os produtores que eu conheço, os que vivem disso e vivem razoavelmente, não são bem assim... O melhor deles é um baita músico, compositor, maestro. É o cara que sabe tocar um pouco de tudo. Sabe timbrar e como deve soar tudo que é instrumento. Sabe tudo de harmonia, sabe indicar o acorde, inclusive tem ouvido absoluto para apontar, no meio de um solo, que uma nota (e qual nota) deixou a desejar. É o cara que monta o arranjo, aponta como uma modulação pode soar melhor no meio da música. Um sujeito que no meio da sessão é capaz de pegar o instrumento e mostrar como poderia tocar para soar perfeito. Quero dizer com isso que um produtor tem que ser, na minha opinião, um excelente músico, arranjador, compositor, ter um bom ouvido e não saber só música e teoria musical, saber o timbre ideal para cada instrumento. Em resumo... Um aspirante a produtor não deve só comprar um computador e tentar dominar uma DAW, tem que estudar música para caramba antes de tudo, o cara que pega minha guitarra e me deixa inibido. Assim que vai ter respeito dos outros músicos e estes o desejarão por perto na hora da gravação, de registrar para sempre suas músicas. Caso contrário, não vale a pena pagar um produtor ou no máximo pagar uma merrequinha se for só um cara para apertar o Rec.

      Desculpem, minha opinião...

      Lelo Mig
      Membro
      # 22/mar/18 22:43
      · votar


      MMI

      "Desculpem, minha opinião..."

      Não há o que desculpar porque sua opinião procede.

      O que quis dizer, e você sabe disso melhor que eu, é que conheço gente que entrou pra servir café e varrer studio, e uma ou duas décadas depois, estava na mesa.

      Esse caminho não existe mais...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trabalho (ou estágio) em estúdio

      306.455 tópicos 7.908.021 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital