Autor |
Mensagem |
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/18
Sempre usei o Reaper, na verdade usei tanto o reaper, que não consigo fazer nada em nenhuma outra DAW, e ja testei varias, cubase, sonar, studio one, me sinto preso, não consigo fazer coisas simples que consigo fazer no reaper, e quando consigo parece tomar um esforço desnecessário.
Acontece que de um tempo pra cá eu tenho percebido que o Reaper tem problemas de leitura em arquivos pesados, nada haver com plugins pesados, ou caches, alguma coisa relacionada a própria arquitetura dele mesmo.... por exemplo, estou com um projeto de 22tracks, muitas já com freeze, nada demais,rodando com o buffer alto, 1024, poucos plugins, pelo medidor do reaper usando um pico maximo de 6% da cpu e 1gb de ram... e mesmo com todos esses fatores fica dando pops e distorções no playback....
"ah mas pode ser sua interface ou o driver dela" , testei no driver do direct sound com um fone usb de jogo, o mesmo problema. "seu reaper ta atualizado?" baixei a ultima atualização, o mesmo problema. "pode ser a leitura lenta de disco" de fato uso um hd, mas pra fazer o teste eu consolidei todo o projeto pra uma pasta no ssd que eu rodo o S.O. e mesmo assim continua com problema.
tentei ainda, tirar TODOS os plugins do projeto e ver como rodava e ainda sim continua com os pops.
pesquisei bastante e vi que muita gente tem o mesmo problema, por exemplo esse video.
Qual a DAW mais parecida com o reaper que existe em termos de praticidade e favorecimento a intuitividade sobre estudar o manual da daw e ficar vendo videoaulas?
|
makumbator Moderador
|
# mar/18
· votar
rhoadsvsvai
Muito parecida nenhuma deve ser (o que é bom, afinal, a filosofia de trabalho em cada DAW agrada a diferentes tipos de usuários).
Nunca tinha escutado esse tipo de problema, soa diferente de gargalo de processamento por falta de buffer (que tem aqueles pops característicos, cortes de som e por fim drop out).
Qual é sua Interface de áudio? Qual o sistema operacional?
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/18
· votar
makumbator scarlet 2i2 windows 10.
|
Ningen Veterano |
# mar/18 · Editado por: Ningen
· votar
rhoadsvsvai
Tenta contato com o Paulo Anhaia, se não me engano ele usa o Reaper profissionalmente com projetos grandes.
Dica pessoal: sua Scarlett "v2" tem a capacidade de trabalhar em 192kHz, o que é [dizem os entendidos] desnecessário em mixagens e que exige muito mais do processador. Se for o caso, volte para 96 ou até mesmo 48 ou 44.1. Tenta aumentar os spl's também.
Boa sorte.
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/18 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar
tá, eu estava errado, era o plugin de fita 64 do slate travando tudo, usando o 32bit ta normal. perdi uma tarde nisso :(
|
Ningen Veterano |
# mar/18
· votar
Hahahaha
Ótimo!
Mas e aí? Você tá trabalhando em qual sample rate?
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/18
· votar
Ningen 44.1
|
JJJ Veterano
|
# mar/18 · Editado por: JJJ
· votar
rhoadsvsvai perdi uma tarde nisso :(
Acontece... rs
Passei por problema semelhante, tentando encontrar substituto para o Sonar, quando foi anunciada a morte dele. Agora ressuscitou, mas durante o tempo em que esteve no além, testei uma meia dúzia de outras DAWs e não consegui chegar muito perto do que queria. Coincidentemente, a que chegou mais próximo do meu workflow foi justamente o Reaper (com um skin de Sonar). Estava a ponto de comprá-lo, quando veio a notícia da volta.
Conclusão: cada DAW é uma DAW. Todas tem semelhanças, claro, mas cada uma é de um jeito.
|
Adler3x3 Veterano |
# mar/18 · Editado por: Adler3x3
· votar
rhoadsvsvai
era o plugin de fita 64 do slate travando tudo, usando o 32bit ta normal. perdi uma tarde nisso :(
É assim mesmo que acontece, as vezes passamos horas e horas e até dias para encontrar o problema. Já faz uns dois dias que o meu computador tá lento e não descubro o problema, tem algum aplicativo tentando fazer login no google chrome. O Jeito vai ser desinstalar o google, e fazer uma nova instalação limpa.
Outro problema recente que tive foi com os aplicativos da Magix, travava sempre, demorei mas descobri que o meu windows tinha perdido um arquivo fundamental, e com sorte baixei na internet e resolveu o problema.
O Reaper é muito bom aguenta muitas tracks, quando acontece o que aconteceu é por conta de algum plugin mal desenhado que compromete o desempenho. E o Reaper é bem original e único, para quem tá acostumado não tem substituto, assim como o Sonar. A melhor de todas as DAWs sem dúvida é o Cubase, é a mais estável mas mesmo assim não é tão fácil de usar.
E só para lembrar efeitos de guitarra conforme a dose detonam tudo, são os que mais consomem os recursos do computador.
|
Ramsay Veterano |
# mar/18 · Editado por: Ramsay
· votar
rhoadsvsvai Eu acho que o problema aí não é nem do Reaper, mas, sim do Ruimdows 10 que é o sistema operacional mais bugado já lançado pela Microsoft. Por isso, eu sugiro que formate o PC e instale ou Windows 7 ou o 8.1 que possivelmente o seu problema será resolvido.
Mas, antes de formatar, eu sugiro que experimente a DAW Ableton Live 9 Lite que, por ser proprietário de uma Scarlett 2i2, vc tem o direito de baixar, instalar e ativar gratuitamente.
|
makumbator Moderador
|
# mar/18
· votar
Ramsay
O windows 10 não é nem de longe o sistema mais bugado lançado pela Microsoft. Nesse quesito o windows 98 é quase imbatível.
Engraçado que comigo o windows 10 nunca trava, roda melhor que quando eu usava o win 7 e não tem realmente nenhum bug nele que eu perceba ou que me incomode.
Muita gente acha ele ruim, mas pra mim tem sido ótimo (não usei o 8, pulei do 7 ultimate para o 10 pro, tudo 64 bits)
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/18
· votar
Ramsay trocar o 10 pelo 8.1? o 10 é fantastico, tenho o original aqui e não tenho nada a reclamar do SO
|
Ramsay Veterano |
# mar/18
· votar
makumbator Funciona bem no seu pq vc deu sorte. Mas, dependendo da configuração, em pelo menos 50% das máquinas o Windows 10 dá treta e além disso não aceita drivers de softwares mais antigos.
|
makumbator Moderador
|
# mar/18
· votar
Ramsay
Muita gente tem sorte por aí então. No fórum da Steinberg boa parte dos usuários de windows usam o 10. A maioria lá não tem problema com ele (ou não mais do que teriam em outros). Sei que tem uma parcela que não se dá bem com ele, mas 50% parece ser exagero.
E tens uns softwares bem antigos no meu. Mas na parte de gravação é tudo 64 bits e mais recente. Das pessoas lá do fórum da Steinberg que tem problema graves, a maioria tem plugins de 32 bits (em ponte, pois nada mais da Steinberg aceita 32 bits nativamente) e interfaces muito antigas.
|
Ramsay Veterano |
# mar/18
· votar
rhoadsvsvai O Windows 10 é tão fantástico que faz o seu projeto pipocar, dar pops, e ainda apresentar distorções no playback??? Como diz o ditado "o pior cego é aquele que não quer ver". Então, toma tenência, formata e instala um SO decente e depois retorna.
|
makumbator Moderador
|
# mar/18
· votar
Ramsay
Não foi o SO que fez o reaper dele pipocar. É o plugin.
rhoadsvsvai
O plugin em questão é o virtual tape? Você tem a versão mais recente? Eu também utilizo esse plugin em 64 bits, mas acho que uso a versão vst 3. Mas não lembro de cabeça (se ele tem versão vst 3 então eu nem instalo o vst 2)
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/18
· votar
makumbator sim, é a 64bit vst3 que da problema, a 32bit funciona normal. Mas fazer o que, é o melhor simulador de fitas, pra sonoridade mais vintage que eu procuro não da pra deixar de fora, o kramer e o j37 não chegam nem perto.
|
makumbator Moderador
|
# mar/18
· votar
rhoadsvsvai
Pois é, no cubase pro o VTM sempre funcionou bem (uso ele e o VCC há anos, passando por muitas versões do Cubase). Quando tem versão vst 3 eu nem instalo a 2 (e muito menos 32 bits).
A sua versão é a mais recente?
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/18
· votar
makumbator acho que não....
|
makumbator Moderador
|
# mar/18
· votar
rhoadsvsvai acho que não....
Pode ser isso.
|
JJJ Veterano
|
# mar/18
· votar
Meu Windows 10 tá firme e forte. Tem que ver o que se instala nele...
|
Beto Guitar Player Veterano |
# jun/20
· votar
Desenterrando esse tópico...
Não manjo muito de DAWs e estava com vontade de aprender a mexer com Pro Tools. Até vi alguns tutoriais por aí, mas tem dois problemas: É caro pra dedéu e parece ser muito pesado, bom pra quem tem super máquinas...
Enfim, vendo alguns vídeos do Paulo Anhaia, vi que ele usa muito o Reaper e faz coisas incríveis com muita facilidade. Estou querendo aprender esse software. Alguém indica algum bom tutorial de iniciante in portuguese? O manuel in english é um pouco além do meu entendimento do idioma.
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# jun/20
· votar
Beto Guitar Player Há um novo canal chamado Reaper Brasil. Não sei se é daora porque quando eu preciso, leio o manual em inglês mesmo.
|
Beto Guitar Player Veterano |
# jun/20
· votar
acabaramosnicks Há um novo canal chamado Reaper Brasil.
Vi uns anúncios desse canal aparecerem enquanto estava vendo outros vídeos... Vou dar uma olhada com calma pra ver qualé quié.
|