Compro um Gabinete real para usar com Bias FX ?

    Autor Mensagem
    andrecsimoes
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: andrecsimoes


    Salve Pessoal, tudo bem?

    Recentemente, optei por montar meu setup de guitarra inteiramente digital com o Bias FX da Positive Grid, e tenho algumas dúvidas sobre equipamento e forma correta de fazer as ligações, espero que possam me ajudar!

    Atualmente possuo o seguinte setup: Minha guitarra ligada diretamente na interface de áudio (M-Audio M-Track Plus) com saídas para monitores KRK Rokit 5.

    No entanto, preciso de mais volume para poder ensaiar com o pessoal e também quero tirar o melhor timbre possível do Bias Fx, pensei em comprar uma caixa e surgiram as seguintes dúvidas:

    1 - No meu caso que o sinal sai processado direto da placa de som, qual o equipamento mais apropriado? uma caixa amplificada ou só um gabinete?

    2 - Minha interface possui as saídas principais L R e uma saída de fone, vou ter perda de qualidade do áudio se ligar a caixa na saída de fone(em mono)?

    3 - Onde terá o melhor timbre? Nos monitores de referência ou na caixa de guitarra?


    Abraços!

    Ningen
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    andrecsimoes

    1 - Eu compraria a caixa amplificada pra ter mais variedades de timbre e de uso geral. Sem falar que você teria que arrumar uma potência pra tocar o cabinet...
    2 - Pra que ligar na saída de fones se o LR é justamente pra isso?
    3 - Isso é muito relativo. Os dois irão modificar o som, cada um de uma forma diferente e melhorando/piorando em situações diferentes. Pra ficar com um bom som nos ensaios, monte o timbre na caixa que for usar no ensaio.

    Abç.

    Ismah
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    só um gabinete?

    Só um gabinete tu não faz nada...
    Precisa de um amplificador... Tem algumas legais dos tempos que Hi-Fi era moda...
    Polyvox de 2 canais e 80W sai por 350 pila em bom estado, tem menores por 250...
    Muitas dessas são parrudas e fazem o serviço, melhor que qualquer caixa...

    Minha interface possui as saídas principais L R e uma saída de fone, vou ter perda de qualidade do áudio se ligar a caixa na saída de fone(em mono)?

    Ligar em mono, somando L + R, vai deixar o que é comum entre L e R (mono) mais alto que o que é stereo... Todo efeito stereo vai ser afetado.

    Se tem a saída de fones, é para ligar FONES... Nada mais que isso.

    Onde terá o melhor timbre? Nos monitores de referência ou na caixa de guitarra?

    Isso é relativo. O que é melhor?
    Uma caixa ativa BOA, é mais linear que uma " caixa de guitarra ", logo é mais fiel ao que sai da interface (já com todas as simulações)...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Acho que já falaram tudo aí. Só pra reiterar...
    - Gabinete sem "potência", ou seja, amplificador, não faz nada.
    - O biasfx simula amplificador e caixa, logo, o ideal seria usar o sistema que mais se aproxime de flat.
    - Uma boa solução pro teu caso é uma caixa ativa.
    - Tocar nos monitores vai soar diferente do que tocando em uma caixa ativa (deveria ser ligeiramente diferente, mas pode ser muito diferente). É aconselhável ter presets diferentes exclusivos para tocar nos monitores e outros para tocar com a caixa ativa.

    andrecsimoes
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Bom dia pessoal! desde já agradeço, respondendo aos comentários:

    Tive a ideia de usar a saída de fones para deixar os monitores e a caixa ligados na interface ao mesmo tempo, para não ter que ficar trocando cabos quando estiver em casa. mas o ideal é trocar por uma interface com mais canais.

    Pelo que vcs já falaram, acho que amplificador seja a melhor opção, porem qual seria a forma mais apropriada para fazer a ligação com o sinal do Bias Fx:

    *Bias no Input do amp:
    Ligar a saída da placa de som no input do amplificador com os knobs neutros e sem distorção, o sinal será pré amplificado de novo? também terá o timbre modificado pois já veio timbrado do Bias ?

    *Bias no Fx Loop (Send Return):
    Conectar a guitarra no input do amp com os knobs neutros e sem distorção, e então conectar o Bias Fx no Send Return?

    *Bias Direto no Return:
    Ligar a saída da placa de som direto no return, não faço ideia se funciona, só pensei nisso pq o sinal não seria modificado pelo amp e irá direto para o auto falante?

    Vlw Pessoal, Abraços!!

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Cara, depende do amplificador. Vale dizer, acho que não ficou bem claro, que por amplificador não cabe somente um amplificador, mas também qualquer tipo de amplificador que não seja de guitarra, sendo assim "flat".

    Explicando melhor: o bias fx modula o sinal. Pega o sinal, mexe tudo nele, e transforma em outro sinal. Um amplificador de guitarra faz isso também. Se vc pegar um sinal já mexido e mandar pra um amplificador de guitarra e mexer tudo de novo, pode ser que o resultado não seja tão bom, logo, seria legal tem um amplificador flat, ou seja, que não altere muito o sinal que está vindo do biasfx. Outra coisa importante é que o falante da caixa de guitarra também tem uma curva de resposta de frequência que muda o som também, ou seja, faz parte do timbre. Se a idéia for ter um sistema flat, então talvez não seja muito viável usar um amp flat em um cab' de guitarra.
    Sendo o sistema flat, vc liga no input. Sendo na verdade um amp de guitarra normal, acredito que o biasfx por ser moderno seja compatível com o método de 4 cabos (pesquisar no google a respeito).
    Outros nomes vulgares e comuns para o mesmo tipo de equipamento: -potência, -potência de som, -power amp

    Sugestão:
    https://www.ehx.com/products/44-magnum

    andrecsimoes
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Grato acabaramosnicks vou pesquisar.

    e quanto usar o Bias Fx no Fx Loop de um amp Meteoro por exemplo?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    andrecsimoes
    Bom, eu não sou lá muito fã dos amps meteoro... mas ruim não vai ficar. O ideal é, ao invés de ligar direto no loop, ligar ao amp com o método de 4 cabos. Mas provavelmente é melhor ligar no loop do que ligar no input. Tem que testar pra ver o que fica melhor, mas é muito mais provável que o melhor seja no loop.

    andrecsimoes
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Vou pesquisar esse método de 4 cabos, meteoro usei de exemplo, não sei ainda qual vou pegar!!

    andrecsimoes
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    O Bais FX e nem minha interface de áudio são compatíveis com o método de 4 cabos, pelo que pesquisei o indicado é ligar o Bias direto no return do amp,

    Vou acabar pegando um amp de 30w que tenha fx loop mesmo.

    EduJazz
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Eu iria numa dessa aqui.

    Aliás, se der certo de arrematar um Kemper no final do ano, comprarei essa caixa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compro um Gabinete real para usar com Bias FX ?