Adler3x3 Veterano |
# set/17 · Editado por: Adler3x3
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Bem. Estudar teoria musical. Reservar um espaço de tempo para estudar todos os dias.
No seu caso para ser mais prático, como você usa o FL Studio que é uma excelente DAW, num simples post de fórum não dá para explicar tudo em detalhes, e outros aspectos teóricos e práticos, e pelo que pretende fazer eu te recomendaria fazer o seguinte: - vá fazendo por partes isto é por clips ou patterns, que pode ter um ou vários compassos; - comece por estudar progressões de acordes, de início vá pelas mais simples; - faça primeiro a harmonia, ou seja monte os acordes do instrumento que vai usar, e crie uma track para isto; - depois que fez por alguns compassos e esta soando bem, vá para a track com o instrumento solo, isto é que vai conter a melodia; - conforme a sucessão de acordes monte a sua melodia, tente experimentar, e mantenha o foco nas notas que fazem parte da escala; - depois pode montar a linha do baixo, e depois a bateria conforme o estilo; - noutros casos você pode depois que montou a sucessão de acordes, usar os recursos do Fl Studio para fazer arpegiadores, e com base no midi gerado, editar alterando as notas (tirando algumas fora,mantendo outros alterando o tempo etc...) e montar a melodia; O arpegiador vai te indicar quais notas estão dentro da harmonia do acorde, isto as notas que pode ser tocadas sem soar mal; - se tens um teclado como controlador tenta tocar nele para fazer as melodias, se não tem use o teclado virtual (usando o teclado do computador, da uma certa ensaiada) do FL Studio e grave a melodia, depois você edita e faz as correções necessárias por problemas de perfomance, e depois conforme o seu aprendizado sobre edição de midi se aprimorar, pode começar a trabalhar na humanização de midi, que é um outro procedimento, que aqui não cabe detalhar (velocidade, expressão, brilho, modulação e muitos outros, como também montar linhas de automação no FL).
Um bom site na internet que tem várias progressões de acordes podem te ajudar:
https://www.hooktheory.com/trends#node=1.b3.5/5&key=C
Agora o principal e ouvir, ouvir e ouvir, se soar bem tá bom. A principal ferramenta do músico é o seu ouvido. Como já foi dito não existem regras absolutas, e o melhor método e aliar a teoria e a prática, e ir em frente. Os acordes e notas do próximo clip ou pattern tem que guardar uma certa relação com o compasso anterior, mas seguindo o Bê a Bá das progressões de acordes mais usadas pelos músicos modernos, não tem erro. (como já foi dito, comece pelas progressões mais simples, e depois vá avançando). Claro o nível de volume tem que ser compatível com o compasso anterior, pois caso contrário fica quebrado, exceto se no compasso anterior terminou com um acorde que vai reduzindo o som até o final, e no compasso seguinte normalmente se começa uma outra seção da música. E aqui você tem que estudar sobre formas musicais.
Os resultados vão demorar um pouco para aparecer, mas com a virtude da persistência se chega lá.
Quanto aos efeitos, mixagem e masterização isto é um outro processo que na linha do tempo demora para aprender.
Mas o básico dos efeitos é saber usar, e como montar uma cadeia de efeitos, sejam nas tracks individuais, seja na master track. Tem efeitos que só se usa nas tracks individuais e tem efeitos que se usa somente na master track, ou em casos ambos. No geral a cadeia de efeitos é mais ou menos assim (não é uma regra absoluta: - No geral só atento para não abusar no uso de efeitos, tem que saber o que esta fazendo, usar com moderação, pois a música é uma arte. Assim apresento uma certa sequência do uso, não que seja a única, existem muitas variações, e também de longe não esgota o assunto. 01 equalização primeiro se faz necessário observar se tem que fazer alguma correção, normalmente o instrumento do Fl Studio não apresenta problemas, mas por questões de volume e outros pode apresentar problemas. E aí se faz o uso de um equalizador para corrigir o problema, isto é normalmente se corta os excessos. E depois se for necessário conforme vai se ouvindo a música pode ser importante destacar algumas frequências; 02- Reverb que deve ser escolhido conforme o estilo musical, atentar que muitas vezes o instrumento virtual já tem por si só o seu reverb. Mas os reverbs dos vários instrumentos musicais tem que combinar. Caso não combinem, tem que usar um reverb geral e desligar os reverbs dos instrumentos individuais para evitar conflitos; 03- excitadores de harmônicos, conforme o caso o instrumento pode ser enriquecido, mas no momento é melhor não usar; 04- compressores e outros efeitos de dinâmica, normalmente usado para se obter mais volume e consistência no instrumento entre outros detalhes que aqui não dá para detalhar, mas não se deve abusar pois a música pode perder a dinâmica, e este efeito pode destruir a sua música. 05-Imagem de estéreo Serve para obter um resultado com um som mais destacado de estéreo. Mas se você na mixagem já vai trabalhando com o pan na maioria dos casos não é necessário usar este efeito. E os próprios instrumentos virtuais na maioria dos casos já vem bem feitos e não é muito necessário alterar a imagem e o pan. 06- Maximizer e Limiter uma combinação de efeitos para que se aumente o volume um pouco mais, mas sem exageros. A dose tem que ser a certa, tem que ouvir, ouvir e ouvir a track individualmente e no conjunto. Estes efeitos são mais usados na Master.
Na Master: 01- equalizador; 02- reverb geral bem de leve 03- compressores e dinâmica 04- imagens de estéreo 05- e por ultimo um limiter 06- um analisador do espectro das frequências, serve para observar visualmente aonde podem tem problemas, de um lado os graves do outros os agudos, e os médios. O analisador em si não é um efeito, pois não altera o som (por isto na cadeia fica por último), mas sim demonstra graficamente o que esta acontecendo com a produção do áudio. Existem também muitos outros efeitos que não foram mencionados, muitos filtros também e o FL Studio tem filtros que não acabem mais. O FL tem muitos recursos. Estude também sobre as frequências.
Cuidado para não cair na armadilha da loudnesswar. Na questão de volume sempre observe o sinal do VU meter (nível de volume), que jamais pode ficar no vermelho, pois distorce o som. Lembre que a cada instrumento que você adiciona na música o volume por si só aumenta. No geral não deixe passar de -6, mas podem existir variações conforme a finalidade da mídia que você depois vai distribuir e mostrar as suas músicas, e no caso de uma masterização externa, sempre é bom deixar no espaço sonoro um campo para poder trabalhar, se ficar tudo lá em cima depois fica difícil consertar. Observe o formato da onda gerada em wav, se ficar muito parecida com um tijolo, com as frequências tudo lá no alto é sinal de que a música vai soar ruim e irritante, e a música sem dinâmica não é música.
Mais ou menos assim, não que seja o certo e o melhor, mas é uma boa sequência que funciona, não é a melhor nem a pior. Existem muitas variações aqui e cada caso é um caso, cada música é única. No começo use os presets, e sempre dê uma aliviada, isto é diminua um pouco, pois grande parte dos presets muitas vezes exageram na dos por uma tendência natural, e na dúvida se não sabe o que esta fazendo é melhor não fazer nada. E aos poucos numa longa jornada você vai aprender a usar cada tipo de efeito, use os efeitos do FL Studio que também são muito bons, mas cuidado, lembre "aqui a virtude da moderação deve prevalecer".
Pesquise no fórum ou na internet um livro da Izotop Ozone sobre mixagem e masterização, muito embora você não vai usar os softwares, este livro contém muitas dicas que podem ser usadas com os recursos que você já tem no Fl Studio, que repito é muito bom.
Então, todos os dias tem que: - estudar teoria musical; - praticar no seu instrumento favorito; - praticar no Fl Studio; - ler os manuais e sempre buscar tutoriais; - compor e compor músicas, com o tempo vai crescer; - observar como os outros músicos fizeram suas músicas no Fl Studio, para isto basta seguir os exemplos e baixar na Internet os arquivos de projetos, que tem uma grande quantidade aliada a uma boa base de estilos musicais. - monte no computador no editor de textos e planilhas um glossário sobre os termos técnicos e de teoria musical, vai copiando e colando as partes que você acha interessante, e de tempos em tempos imprima a versão mais atualizada, para deixar do lado computador, para fazer pesquisas e consultas enquanto vai fazendo a música no FL. E mais que um simples glossário, vá montando o seu livro sobre a teoria musical e prática em softwares, deixe tudo bem organizado, que vai facilitar o seu estudo.
E boa sorte, mas lembre só a força da perseverança te vai levar para a frente, sem esquecer das sutilezas da beleza da música, e com o aumento do conhecimento diário você vai chegar onde quer.
Para futuras consultas recomendo imprimir o presente post.
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