A linha do tempo da gravação elétrica do áudio

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Ismah


    Estou tentando ser breve, mas não é tão simples!!! Aqui dá para descobrir as origens de muita coisa, por exemplo porque algumas marcas são endeusadas no mercado de áudio...

    A história do áudio está bem direta no link abaixo, eu vou pontuar só algumas coisas, que referem-se a gravações elétricas.

    http://www.aes.org/aeshc/docs/audio.history.timeline.html

    NOTA AES significa Audio Engineering Society, autoridade máxima a muitos anos.

    Em 1851 é fundada a New York and Mississippi Valley Printing Telegraph Company, em Nova Iorque por Samuel L. Selden, Hiram Sibley e outros. Também New York & Western Union Telegraph Company foi comprada por Ezra Cornell - não descobri de quem.
    Inicialmente concorrentes ferozes, acabaram se unindo em 1856, e nascia a Western Union.

    1872 é fundada a WECo ou WE (Western Electric Company)

    A Bell Patent Association é estabelecida verbalmente em 1874 como detentora das patentes produzidas por Alexander Graham Bell e seu assistente, Thomas Watson.

    Ernst Siemens patenteia a cápsula eletrodinâmica. Nascia o conceito para o mic dinâmico.

    1875, "um acordo entre o inventor Alexander Graham Bell e dois homens, Gardiner Hubbard e Thomas Sanders, que concordaram em financiar o seu trabalho". Bell estava tentando inventar um telégrafo falante - um telefone." Nascia a AT&T (American Telephone and Telegraph Corp).

    1877 Gardiner Greene Hubbard, sogro de Alexander Graham Bell, organiza a Bell Telephone Company como uma empresa.

    NOTA: é bem confuso como tudo ocorreu. Nitidamente essas compras e vendas, tinham um homem de negócios por trás: o sogro do Sr. Bell. De todo modo, basicamente, a Bell Lab era o laboratório, e a WebCo e a AT&T as provedoras de telecomunicações.

    Clément Ader demonstra o primeiro sistema para criar som stereo em Paris do ano de 1881, usando tecnologia do telefone.

    1883 Emil Rathenau funda a Deutsche Edison-Gesellschaft für angewandte Elektricität em Berlin
    1887 a empresa acima passa a se chamar AEG (Allgemeine Elektricitäts-Gesellschaft).

    1892 é fundada a GE (General Eletric) em Nova Iorque.

    1897 é fundada em Londres a Wireless Telegraph and Signal Company Ltd. com intuito de difundir o Wireless Telegraph (rádio) de Guglielmo Marconi.

    1898 nasce a gravação elétrica, mas ainda é comercialmente inviável.

    1899 é fundada a Marconi Wireless Telegraph Company of America, uma subsidiária da inglesa.

    1901 é criada a Victor Talking Machine Company, uma das primeiras gravadoras americanas em Nova Jersey, EUA.

    1903 é fundada em Berlim, a Telefunken pela parceria da AEG e Siemens & Halske (atual Siemens AG - Siemens Aktiengesellschaft). Vale ler sobre a história, eles fizeram MUITA coisa, e VÁRIOS nomes conhecidos derivam dessa empresa.

    A The United Wireless Telegraph Company é fundada possivelmente entre 1900 e 1906

    1904 o engenheiro elétrico suíço, Ernst Alexanderson inventa o "Alexanderson alternator". Basicamente uma máquina rotatória, que gerava a tensão alternada viabilizando as transmissões de rádio. Os 50kHz que podiam ser gerados, eram bem acima do que se não. Este que passa ser testado em 1906 e usado a partir de 1910 para gerar as altas potências contínuas, permitindo as transmissões de áudio, e transoceânicas de telégrafo. Esse foi contratado pela GE para prover essa tecnologia, e depois dispensado na cara dura.

    Em 1916 o governo americano confisca todas as empresas de radiofusão em função da WWI.

    1917 Edward Christopher "E. C." Wente da Bell Labs/Western Eletric, publica um papper na Physical Review (revista científica) descrevendo um "instrumento uniformemente sensível para a medição absoluta da intensidade do som" - nasce o condensador.

    NOTA: é meio contraditório se o EC era da Bell Labs ou da WECo, "emprestado" pra Bell, ou o que...

    Com o fim da guerra, Marconi organiza uma campanha utilizando rádios amadores (não sei se "walkie talkies" da época ou rádios pirata), e em 1918 as empresas são devolvidas a seus proprietários

    1919 A Marconi Wireless Telegraph Company of America se reorganiza, e é vira a RCA (Radio Corporation of America).

    1922 Charles A. Hoxie demonstra pela primeira vez seu invento Pallophotophone, e faz a primeira gravação/reprodução opticamente do som gravado num filme de 35mm. É também a primeira vez na história que se usa overdub para gravar algo - mas porque não tinha gravador multipista!. Chegou a usar 12 canais ao mesmo tempo...

    Edward Charles (E.C.) Wente (não sei dizer se é o mesmo do mic condensador) e Albert Thuras criam o primeiro mic dinâmico, omnidirecional em 1928.

    http://mmrmagazine.com/4901-100-years-of-the-condenser-microphone.html

    A primeira vez que se usou um misturador, ao que se sabe, data de 1929, no cinema de Hollywood. Se colocavam vários mics pelo set, e usava um mixer para somar todos eles. Todos artesanais para ir acertando o volumes de cada microfone do set.
    A RCA usava mixers em 1930 para suas transmissões de broadcasting. Então as consoles nascem entre 23 e 30... Mas são mixers, só com controles de volume, fabricados de forma artesanal.

    1925 RCA trabalha no desenvolvimento de microfones ribbon (fita).
    Também nesse ano a Bell Telephone Laboratories Inc é estabelecida como um braço da AT&T em parceria com a WECo (braço fabril da primeira).

    O'Neill patenteia em 1926 uma fita de papel coberta com óxido de ferro

    1927 Surge a CBS (Columbia Broadcasting System)
    E a JVC (Japan Victor Corporation) como uma subsidiária da americana Victor Talking Machine Co. uma das primeiras gravadoras do mundo.
    É lançado "The jazz singer" primeiro filme falado.

    Dr Georg Neumann funda a Neumann em Berlim no ano de 1928, passa a fabricar seus condensadores, começando pelo modelo CMV 3. Note essa foto, existem milhares de outras fotos do Reich, onde o CMV 3 aparece. Era a maior concorrente da Telefunken no quesito microfones.

    Também o Dr. Harold Black da Bell Labs, patenteia o princípio do feedback negativo

    1929 Harry Nyquist publica os fundamentos para o teorema de sampling, a base para todo processamento, o Teorema de Nyquist.

    É desenvolvido o "Blattnerphone" para gravações magnéticas usando uma fita de metal.

    Alan Blumlein, da EMI (Electrical and Musical Industries), patenteia a teoria do stereo em disco e filme, em Londres, ano de 1931.
    https://www.youtube.com/watch?v=KD3HBbtN9ak

    Enquanto isso em Nova Iorque EUA, Arthur Keller funcionário da Bell Labs experimenta um cortador de disco estéreo vertical-lateral.

    Passa a ser vendido o primeiro microfone dinâmico Western Electric 618-A.

    1932 O primeiro ribbon cardioide é patenteado pelo Dr. Harry F. Olson da RCA, usando um eletro-imã invés de um imã permanente (cerâmico).

    A gravação elétrica se torna comercialmente viável em 1933.
    No mesmo ano a AEG inventa o "Magnetophon" K-1 com base no trabalho de Eduard Schüller. A BASF por sua veze, cria as fitas de óxido de ferro sobre uma camada de filme plástico para o AEG K1. No ano seguinte a BASF realiza a primeira gravação da London Philharmonic Orchestra.

    A fita era principalmente usada para levar mensagens para lá e para cá na WWII pelos alemães. Ainda que interceptada a mensagem, não havia forma de transcodificar. E pela espionagem industrial acabou nos EUA em 1945, e foram levados 2 unidades do AEG K1, onde começaram a gravar de fato música.

    Nesse mesmo ano, Snow, Fletcher, e Steinberg nos Bell Labs, fazem a primeira transmissão stereo.

    Von Braunm-hl e Weber patenteiam o condensador cardioide.

    Walt Disney encontra-se com o maestro Leopold Stokowski no final de 1937 no Chasen's, um notável restaurante de Hollywood. Stokowski era um entusiasta por métodos novos e aprimorados de reprodução de som e já havia participado em gravações de som estereofônicas experimentais em 1931 e 1932 e uma demonstração ao vivo e de longa distância de som multicanal um ano depois.

    Acabou sendo a primeira gravação audiofônica, e comercial, gravada em 8 canais.

    1938 Benjamin B. Bauer da Shure Bros, projeta a cápsula de um único elemento para produzir um padrão de captação cardioide, chamado Unidyne, modelo 55.

    Walt Disney junta seus engenheiros, com engenheiros da RCA e criam o Fantasound. Um sistema de reprodução (não sei se gravação) de 8 canais.

    Quem quiser ler tem uma transcrissão de um papper de 1941 vou editar mais tarde aqui

    http://www.widescreenmuseum.com/sound/fantasound1.htm

    1940 Disney lança "Fantasia", e é a primeira vez que temos estereofonia no cinema.

    FIM DA PARTE 1.

    Casper
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Caro Ismah:

    Excelente tópico. Aguardando
    a segunda parte.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Agora que descobri que só posso editar 24hs depois :'(

    Casper
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Casper
    · votar


    Evolution of Recording

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A linha do tempo da gravação elétrica do áudio