Autor |
Mensagem |
gabrielcaetano Membro Novato |
# abr/17
Gostaria muito de aprender a ler e escrever música. É um desejo antigo. Estive pensando: partitura é essencial na produção musical - gravação, composição, mixagem? Vocês conhecem muitos produtores estabelecidos que usam essa habilidade ativamente?
Obrigado
|
sandroguiraldo Veterano |
# abr/17
· votar
gabrielcaetano Saber ler inglês é essencial pra um engenheiro? Creio que seja o mesmo caso. Essencial, no sentido de "impossível de realizar sem" não creio que seja, mas com certeza ajuda e muito...
|
Jabijirous Veterano |
# abr/17
· votar
gabrielcaetano
Meu velho, saber ler e escrever música é fundamental. Você se comunica melhor e ganha mais tempo. Fundamental não significa obrigatório. Temos diversos produtores que não sabem nem o que é um pentagrama e ganharam diversos grammys.
Existe diversos tipos de produtores; os que produzem uma banda, os que criam uma música para uma banda, os arranjadores e etc.
O negócio é estar preparado para o mercado de trabalho com diversas ferramentas.
|
Lelo Mig Membro
|
# abr/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar
gabrielcaetano
Cara "produtor musical" é algo muito genérico em termos de função.
Se for operar/controlar/palpitar na parte técnica, masterização, equalização e etc, é mais útil ter inglês fluente do que ler e escrever partitura. (fluente mesmo, não boqueta)
Se sua ideia é na praia de arranjo e composição, aí tudo muda de figura. Não é só ler e escrever música é, principalmente, tocar satisfatoriamente bem um instrumento e ter muita noção de vários... e principalmente saber passar suas idéias e conceitos para os outros. Se conhece razoavelmente a teoria, consegue demonstrar na prática em algum instrumento o que deseja e se comunicar musicalmente bem e com propriedade, partitura é um plus a mais, mas não essencial. Até porque, ler/escrever prá valer mesmo, sem catar milho e titubear, é uma minoria. A maioria lê meia dúzia de notas numa clave de Sol e se acha o Mozart.
Hoje em dia, devido a imensa gama de facilidades no mundo das gravações, ler/escrever partitura não é mais essencial como foi num passado.
Ter boas idéias e capacidade de expressa-las é o diferencial.
|
gabrielcaetano Membro Novato |
# abr/17
· votar
Poxa, gente. Foi bom o conselho. Obrigado.
Estou focando na produção digital: gravar, mixar e, eventualmente, masterizar. Outra parte do trabalho que eu gostaria de fazer é no sentido de assessoria musical aos músicos iniciantes, mais como um serviço à comunidade do que um serviço individual pago.
Eu gostaria de ser bem versátil: já canto e toco há 10 anos. Comecei meu home studio agora e venho estudando produção musical desde o ano passado. Meu foco é trabalhar para ajudar o artista a criar sua obra - chegar, tirar do papel, gravar, criar, sair fora da caixa.
Por isso estive me perguntando sobre a importância de ler e escrever música e, claro, ser fluente.
|
Lelo Mig Membro
|
# abr/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar
gabrielcaetano
"Por isso estive me perguntando sobre a importância de ler e escrever música e, claro, ser fluente."
Vai ser importante prá você... Para seus clientes, não! Porque excetuando grandes studios com músicos profissionais e etc., a grande maioria das bandas/músicos que entrarem em seu estúdio não sabem ler nem Gibi da Mônica, o que dirá partituras.
Então, sua capacidade de mostrar as concepções de arranjo que você criou/imaginou, de expressar suas ideias num teclado, por exemplo, serão de muito mais valia.
Escrever teu arranjo numa pauta prá maioria de seus "clientes" vai ser só motivo de (óooohh, o cara manja!!!).... mas não servirão prá nada porque os caras não leem.
|
Ismah Veterano |
# abr/17
· votar
Dos grandes produtores do país que eu acompanho um pouco, nunca ouvi que nenhum deles saiba ler ou escrever partitura... É claro que é uma excelente ferramenta! Ter o domínio disto, só tende a te aumentar o leque de possibilidades, mas não é só saber ler, tem que bater o olho, ler e conseguir visualizar o que está acontecendo.
Sei de bandas que todo mundo está no metrônomo, ouvindo seu instrumento, então não há ensaio prévio, pois se guiam única e exclusivamente pela partitura.
|