Vazamentos No microfone do Cantor.

    Autor Mensagem
    Felipe Dantas
    Membro Novato
    # abr/17


    Olá pessoas
    Ontem Fiz uma gravação ao vivo de um show, porem o microfone do cantor pegou muito o som dos outros instrumentos, ficou vazando muito.
    Tem algum plugin ou truque que tire um pouco desses vazamentos?

    Ningen
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    Felipe Dantas

    Isso é, de certa forma, normal.

    Um expander, ou mesmo um gate, pode ser uma boa. É preciso fazer testes e ouvir qual soa melhor.

    E a mixagem deve ser feita sempre visando o som final.. Nada de ficar solando tracks... Afinal, é provável que haja vazamento por todos os lados, sendo som ao vivo.

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Ningen
    E a mixagem deve ser feita sempre visando o som final.. Nada de ficar solando tracks... Afinal, é provável que haja vazamento por todos os lados, sendo som ao vivo.

    Exatamente! A parada é checar se tá havendo distorção de fase, e se não tiver, mixar pensando no conjunto final.

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Felipe Dantas Vazamentos nem sempre atrapalham. Pense na mix final, somente.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Felipe Dantas

    Gravando voz em estúdio já vaza som do fone no mic para os mais perfeccionistas, num show com todos tocando vaza mesmo. Se quiser, eu deletaria na mão as partes em silencio do vocal (não esqueça de colocar um fade in e fade out em todos os trechos para evitar pops). Mas talvez na mix nem faça tanto milagre, pois som ao vivo a ideia é essa mesmo, todo microfone pega de tudo um pouco.

    Como falaram, veja como fica na mix geral e alinhe a fase de todos os mics, isso é mais importante nesse caso que os vazamentos na minha opinião.

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Agora não tem lá mui o que fazer, mas tem mui pra se fazer na hora de captar... Acrílico na bateria, amplificadores inclinados o máximo que der ou fora do palco...

    Mas é melhor mesmo tocar no fone quando a ideia é captar o sinal.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/17
    · votar


    eu deletaria na mão as partes em silencio do vocal (não esqueça de colocar um fade in e fade out em todos os trechos para evitar pops)

    Eu iria por este roteiro também.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Já disseram tudo de importante que havia pra ser dito (eu acho)

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    LeandroP
    Iversonfr

    Mas aí... Se são 2 horas de gravina, quem se habilita a isso? Deve obviamente, existir automação para fazer essa tarefa, mas o gate faria esse serviço tranquilamente.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    Ismah
    Se são 2 horas de gravina, quem se habilita a isso?

    Se isso fosse minha banda, eu me habilitaria sem nem pensar duas vezes se fosse pra ficar bom, sem problema algum pois gosto de mexer com isso por mais que demore alguns fins de semana. E ainda passaria o vocal pelo melodyne se precisasse. Da sim pra por um gate mas acho que vocal fica melhor na mão.

    Porém realmente acho isso desnecessário, pois querer se preocupar com vazamento de mic em gravação de show ao vivo é querer enxugar gelo. Eu colocaria um gate em peças da batera que é algo mais definido e o resto usaria do jeito que veio. Se for pra ficar com muita frescura faz um overdub logo de uma vez, exemplos em dvds de bandas famosas é o que não falta.

    Obs: não sou profissional, é apenas minha opinião de hobbysta de como faria.

    Ismah
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Tecnicamente eu só sou metido, já que meu trabalho geralmente não é a mixagem. Também não existe só UMA ROTA, então estamos todos certos, apenas com formas diferentes de trabalhar. hehehe

    Realmente, gate é para transientes, como bem disse, tambores de bateria...

    Porém ele não deixa de ser uma automação do botão de volume, que zera quando o sinal reduz de valor X, e funciona bem. Costumo deixar lá no fundinho em todos os mics, para tirar algum ruído de fundo quando não está em uso, e claro, dar ao menos uma atenuada nos vazamentos (reduz chance de microfonia).

    Uma ideia maluca (like a Sylvia Massy), é usar um compander!

    Comprimindo se terá uma maior uniformidade dos picos, se o expander tem a mesma regulagem ele vai elevar novamente o volume, mas a partir de um ponto X apenas, que deverá ficar acima do noise floor...

    Créditos ao sr Schaeffer, que criou o transmissor Schaeffer-Vega.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vazamentos No microfone do Cantor.