Ajuda em busca dessa sonoridade

    Autor Mensagem
    ajudasonoridade
    Membro Novato
    # fev/17


    Boa noite para todos,sou músico amador e usuário do FL Studio,porém com a chegada do meu macbook migrarei para o Pro Tools.
    Eu queria saber qual é o tratamento de mixagem que esse cantor provavelmente aplicou nessa música aqui:
    https://bfachada.bandcamp.com/track/os-2-no-polib

    1. Essa sonoridade meio ''vintage'' seria por causa e somente pelo microfone? Eu uso um MXL 990. Eu acredito que se deve ao fato de algum estilo de compressor mas eu não sei bem o que é.

    2. Pra adquirir essa característica no piano eu devo aumentar o decay e mexer no ''molho'' do reverb? Sempre que faço isso ainda não me aparece ''abafado'' o suficiente

    3. O "ruído" da gravação pode ser feito sinteticamente? Ou teria alguma configuração pra obter essa sonoridade?

    4. Existe algum compressor que faça esse trabalho todo assim? O que mais me interessa mesmo é o tratamento na voz (nem o delay e o reverb inteiramente mas sim esse aspecto ''abafado'')

    Agradeço de coração a todos que puderem ajudar,muito obrigado!

    Ismah
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Se fosse assim fácil estaríamos feitos kkk

    1. Essa sonoridade meio ''vintage'' seria por causa e somente pelo microfone?

    Não, mas ele é um elemento imprescindível.

    Pra adquirir essa característica no piano eu devo aumentar o decay e mexer no ''molho'' do reverb? Sempre que faço isso ainda não me aparece ''abafado'' o suficiente

    Quanto mais reverb. mais agudo a sonoridade tende a ser. Mas ali o segredo é o piano, não o processamento. Tem cara de ser um ePiano mais moderno, talvez de fins da década de 80, pra começo de 90. Dá uma conferida nos timbres do XP80, tem muita coisa parecida... !

    https://www.youtube.com/watch?v=7sGiYiHxHdU

    O "ruído" da gravação pode ser feito sinteticamente? Ou teria alguma configuração pra obter essa sonoridade?

    Isso pode ser tape noise, como pode ser o scratch do vinil na hora que foi digitalizado o arquivo.
    Fácil de se obter com simuladores.

    Existe algum compressor que faça esse trabalho todo assim? O que mais me interessa mesmo é o tratamento na voz (nem o delay e o reverb inteiramente mas sim esse aspecto ''abafado'')

    O que tu busca é um som low-fi. Mas não tem mágica, aqui e nem em nada mais. É todo o conjunto da obra: compressor, eq, reverb (aposto que é o Lexicon)... Não espere um plugin e um preset que te trará essa sonoridade.

    Sem ofensas, mas está faltando comer muito feijão ainda amigo, então bora meter a cara, e fazer. Precisando estou aqui.

    ajudasonoridade
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Ismah,muito obrigado pela atenção e dicas super valiosas,eu jamais iria pensar no Roland XP-80,infelizmente terei que simular ele através de sample já que não tenho aquisição no momento,muito obrigado! Estou determinado a ter o que quero! Fica bem

    Ismah
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Dei só um exemplo... Existem aos milhares teclados com sons semelhantes na época. Pergunta lá pros tecladistas, se não me engano esse som é caracterizado por um tipo específico de síntese.

    waltercruz
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Oi, dei uma ouvida aqui.

    Incrivelmente, acho que a maior parte do que você quer na voz dá pra conseguir com equalização. O que eu ouço na voz é bem equalização dando um roll-off nos agudos, delay tipo fita e um reverb com cara de vintage.

    Se eu pudesse sugerir dois plugins para conseguir um som parecido, seria o PSP Echo (delay) e o PSP 2445 (reverb).

    O piano é bastante reverb tb.

    O ruído alguns plugins simuladores de fita (como o Waves Kramer Tape) acabam acrescentando.

    ajudasonoridade
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Walter,obrigado pela dica,eu só não entendi bem o que seria um roll-off mas vou dar uma pesquisada aqui,muito grato pela valiosa indicação de plugins!

    Ismah
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    "Queda"...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda em busca dessa sonoridade