Estalos na gravação com Mac

    Autor Mensagem
    carrascosa9
    Veterano
    # jan/17


    Prezados,

    Antes de gravar com um Macbook Pro, fazia em um pc, e depois de um tempo começaram estalos mais ou menos do meio da música para frente. Troquei para o Mac e gravei sem problemas por um bom tempo, Há alguns dias começaram os estalos, que aparecem no áudio gravado em muito pouco tempo e se pode ver que só acontecem onde tem som gravado, nos espaços das frases musicais não rolam os ruídos, e eles vão aumentando a quantidade no decorrer da gravação, virando uma "chuva de granizo"
    Uso uma interface Guitar Link (Arcano) e pensando em vir daí o problema, troquei na mesma hora por outra igual e zerada que tinha por aqui, e o problema continuou. Já pesquisei muito aqui e pela intentet, mas nada encontrei que falasse exatamente sobre isto. Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    carrascosa9
    aparecem no áudio gravado em muito pouco tempo e se pode ver que só acontecem onde tem som gravado

    Isso geralmente é o computador não dando conta. Não sei no Mac, mas no windows é só dar ctrl-alt-del e sair fechando todos os programas e processos pra liberar o computador. Se quiser testar, siga os passos desse tópico que fiz há algum tempo atrás. Abs!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/316995/

    Ningen
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    carrascosa9

    Aqui no meu Windows melhora quando desativo o leitor de cartões e webcam que imagino que congestionam o usb.

    francisco2004
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    carrascosa9

    Também uso Mac. Isso parece ser problema de latência da placa de som. Ela pode estar configurada para gravar a 48KHz com um tamanho de pacote inferior a 512 amostras, e aí pode começar a gerar estalos. Quanto menor o tamanho de pacote, maior a chance de surgirem estalos. No entanto, um tamanho de pacote baixo garante uma baixa latência (útil para quando você estiver aplicando efeitos em tempo real, somo simuladores de amplificadores, ou quando precisar do feedback nos headphones, por exemplo, numa trilha de voz sendo gravada sobre uma trilha de violão... você não vai querer ouvir sua voz com atraso enquanto canta). Mas basicamente o problema aumenta quando você usa efeitos digitais. Alguns efeitos são pesados e acrescentam latência à reprodução, podendo gerar esses cliques.

    Se você está enfrentando esse problema na hora de ouvir música (ao abrir arquivos mp3, por exemplo), pode ter a ver com instabilidade no barramento USB mesmo. Por exemplo, se você estiver com a webcam ligada (como disse o Iversonfr), isso talvez possa gerar instabilidade na hora de reproduzir áudio. Pior ainda: você está usando um SSD externo que está comendo toda a banda USB3. Aí não tem jeito, a saída é desconectar o SSD e só usá-lo depois de realizar o trabalho com áudio... ou então comprar uma interface Thunderbolt (que geralmente são muito caras).

    Outra possibilidade: por um acaaaso você um dia entrou no menu Utilitários->Configurações MIDI e mudou a taxa de amostragem de reprodução da sua interface, digamos, para 96KHz. Então, quando você ouvir um mp3 de 44100Hz, o Mac, por trás dos panos, vai fazer um upsampling do mp3 para que o som chegue aos seus ouvidos em 96KHz. Dependendo da idade do seu Mac e de outras coisas que estejam sendo processadas no seu computador, ele pode estar penando para fazer essa conversão em tempo real e entregando ruído.

    Sei lá... só chutes, mas espero que possa ajudar.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Eu também voto em barramento congestionado.

    francisco2004
    o problema aumenta quando você usa efeitos digitais

    Desculpe, entendi o que tu quis dizer, mas foi a melhor piada que eu li nos últimos anos rsrs

    francisco2004
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Ismah
    Desculpe, entendi o que tu quis dizer, mas foi a melhor piada que eu li nos últimos anos rsrs


    É, eu poderia ter dito apenas "efeitos" para não parecer que eu estava iniciando uma disputa do tipo "digital x analógico". O que eu quis dizer é que efeitos em tempo real adicionam a latência do processamento do efeito. Estou meio enferrujado nisso, mas há 10 anos cheguei a mexer com detecção de pitch (detectar a nota musical, basicamente) no meu TCC e analisei a latência de alguns algoritmos... algo bem simples, nível de graduação mesmo, mas cheguei a ver algumas coisas na prática.

    Na época, o meu sistema era bem mais espartano: um notebook Positivo com processador Celeron e 512MB de RAM (já era uma máquina meia boca para 2007), uma guitarra strato, um adaptador MIDI-USB "indústria brasileira", mas que funcionava bem e um teclado Casio no final para uma noção qualitativa dos algoritmos de detecção de notas. Usei a biblioteca Juce C++ que era boa para programar coisas com áudio na época (e acredito que hoje ainda seja). Analisei vários tamanhos de janelas, a precisão e o tempo de processamento de cada algoritmo (uns três bem simples no domínio tempo e o velho Fourier no domínio frequência). Uma das consequências de aumentar a janela de amostragem era aumentar o tempo de processamento dos dados e, consequentemente, a latência de saída do som. Por isso que eu falei dos "efeitos digitais"...

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    francisco2004

    Não por isso, mas é que todo processamento dentro de um computador é digital, simulações analógicas também... rs

    carrascosa9
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Agradeço à todos pelas respostas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estalos na gravação com Mac