Checklist para gravação

    Autor Mensagem
    vinibassplayer
    Veterano
    # set/15


    fala galera! seguinte... alguem tem um exemplo de tabela/checklist para acompanhar gravação em estúdio?
    que separa cada instrumento por faixa, vai sendo marcado o q já foi gravado e talz, tipo:(exemplo grotesco)
    data X > linha de baixo > musica X > intro e refrão gravados > falta estrofes e final

    ajudem ae!!
    vlws

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Pra que isso?! Grava lá e deu...

    vinibassplayer
    Veterano
    # set/15
    · votar


    minha banda ta pra entrar em estudio, queremos fazer da forma mais profissional possível, já entrar sabendo como as coisas funcionam. pra isso.

    kazu keyboard
    Veterano
    # set/15
    · votar


    vinibassplayer
    desconheço qualquer check list... o negocio é entrar e gravar, se for pago por hora, ai é bom estar ciente do que vai gravar, quando vai gravar, e aproveitar o momento da melhor maneira possivel...mas isso é voce que comanda, nao tem check list pra isso. Qualquer coisa anota no papel, Tal faixa ficou devendo o baixo, tal faixa ficou devendo riffs de guitarra.

    Iversonfr
    Veterano
    # set/15
    · votar


    vinibassplayer

    O que mais separa as crianças dos adultos é saber tocar direito com o click, faça todos da banda treinarem com ele caso não estejam acostumados. Saber a música sem precisar ficar parando toda hora pra relembrar também ajuda. No mais é entrar e gravar, não se preocupe com pormenores.

    Adler3x3
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Bem.
    Eu acho importante ter controles de projetos.
    Neste tópico se iniciou uma discussão:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/273211/

    vinibassplayer
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Iversonfr
    naó é questao disso, é pra manter a organização e saber o q fazer na hora certa, pra evitar perda de tempo e de grana. a parte musical ta de boa heheheehhe

    Adler3x3
    vo ler aki. vlw ;)

    JJJ
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Seguem algumas dicas básicas:

    Ensaiem BEM PRA CACETE as músicas, antes de entrar no estúdio de gravação.

    Instrumentos que precisam ser afinados tem que estar em PLENAS condições (cordas decentes, tarraxas que seguram, afinador à mão, etc.).

    Decidam ANTES como será feita a gravação (todo mundo junto, um por um, só a cozinha depois o resto, a base toda depois a voz e solos, etc...).

    Quando forem tocar, SILÊNCIO antes e depois da música.

    Se lembrar de mais alguma coisa, falo aqui.

    vinibassplayer
    Veterano
    # set/15
    · votar


    JJJ
    vlw as dicas, bro!

    Wade
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Minha banda tá pra entrar em estudio também e acho de fundamental importância o máximo de organização possível.

    Pra tu ter uma ideia, o Kurt Cobain era neurótico com isso. Planos de ensaios detalhadíssimos, agenda de ensaios que não podia ser descumprida. Ordem certinha do que gravar, quando gravar, onde gravar e como gravar. Ele dizia que uma banda só consegue chegar onde quer chegar se TODOS os membros souberem exatamente o que estão fazendo e tiverem pleno controle sobre isso. E se ensaiar pelo menos 4 vezes por semana.

    É estranho porque no palco ele passava uma ideia de desleixado e morreu com essa concepção. mas ele levou o Nirvana muito, mas muito a sério. Muito mais que o Krist e o Grohl.

    Enfim. Existem dois caminhos:

    Gravar por música - "Música A está sendo gravada". Ok. Gravam todos os instrumentos dela e quando tudo estiver pronto, passam pra próxima.

    Gravar por instrumento - "Bateria e baixo vão ser gravados". Ok. Grava-se a bateria e o baixo de todas as músicas do disco. Depois guitarras de todas as musicas, depois vocais de todas e assim por diante.

    Eu prefiro a primeira maneira, porque obriga toda a banda a estar presente em todas as sessões de gravação, o que eu acho muito importante. Esse negócio de "dia de guitarras" e aí vai só o guitarrista pro studio uma bosta.

    Uma dica que dou é: se tiverem algo já gravado (obviamente com click, no tempo certinho da musica) pra usar como guia, já adianta um bom tempo. Não vão precisar gravar as guias no estúdio. Já podem começar com as gravações definitivas.

    Iversonfr
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Wade
    Gravar por música - "Música A está sendo gravada". Ok. Gravam todos os instrumentos dela e quando tudo estiver pronto, passam pra próxima.

    Não conheço estúdio pelo menos na minha região que faça isso. É mais ineficiente, consumindo mais tempo. Se o estúdio é um estúdio normal com apenas 1 aquário de tamanho mediano, compensa montar a bateria, microfonar tudo, testar posicionamento e logo gravar o máximo de batera que conseguir. Ficar cada hora entrando um no aquário pra gravar é muito improdutivo.

    Também toda vez que vai muita gente no estúdio, perde-se tempo. Ficam dando pitaco, conversando, etc. Eu já prefiro que venha só o baixista, se concentre no que está fazendo e grave tudo num dia. Uma guia simples violão/voz no click certinho é fundamental, e realmente pode ser feita em casa para economizar estúdio, boa dica.

    Wade
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Iversonfr
    Sim. Depende muito da estrutura do estúdio. Esse método é mais demorado justamente porque não é prático. Se a banda paga por hora, vai sair bem mais caro. Só disse que EU prefiro assim.

    Também toda vez que vai muita gente no estúdio, perde-se tempo. Ficam dando pitaco, conversando, etc.

    Já eu acho que isso é bom. As músicas nasceram em coletivo, em meio a tudo isso (conversa, pitaco, a banda junta se ouvindo...) e foram ensaiadas também assim. Acho que a gravação também deveria estar em meio a isso. Pra manter o espírito da coisa.

    Mas sim, vai depender de muitos fatores. Dinheiro, tempo e paciência do produtor.

    A dica das guias senti na pele. Gravamos uma demo de 4 músicas e perdemos muito tempo gravando as guias SEM CLICK, porque segundo o produtor, não era necessário. Resultado: músicas saindo do tempo.

    Como temos todas as músicas no Guitar Pro, exportei os MIDIs do click + instrumentos de leve no fundo pro baterista gravar por cima. E daí seguimos pelo baterista.

    JJJ
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Engraçado... vi vários aí falando em "click" e me bateu uma curiosidade:

    Tá todo mundo viciado em "click"? O batera que segura o ritmo de forma consistente não existe mais? Só eu detesto click???

    Eu curto é o fluir natural de uma música, com "accelerandos" e "ritardandos" ao sabor das partes distintas. Imaginem Stairway to Heaven ou Bohemian Rhapsody gravadas com "click"... Não existiriam (ou ficariam uma merda).

    EduJazz
    Veterano
    # set/15
    · votar


    JJJ

    Na teoria concordo contigo... mas já toquei/gravei com cada batera desregulado...

    Wade
    Membro Novato
    # set/15 · Editado por: Wade
    · votar


    JJJ
    Na teoria é lindo, mas na prática é bem diferente. As vezes funciona, as vezes não. Não é questão de vício, é garantir que na gravação, que é o cartão de visita da banda, tudo esteja perfeitamente audível. Ao vivo está lá a visceralidade. Tocar com click ao vivo mais atrapalha que ajuda. Aí sim. Mas a gravação é algo a parte. É algo trabalhado, polido. Pra mostrar a música da forma mais clara possível.

    E acredito que as gravações antigas ficariam sim melhores se tivessem sido gravadas com click. Acho que não foram mais por uma questão de desinformação/inviabilidade na época do que por gosto.

    Quando os pequenos atrasos ou adiantamentos no tempo são intencionais, ok. Mas sair do tempo sem isso ser relevante para o conceito da música, acho prejudicial. E se pode ser evitado, que seja evitado.

    Sem contar que é um saco fazer mixagem corretiva em gravação fora do tempo, por mais milimetrica que seja a escapadinha.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    JJJ
    Eu curto é o fluir natural de uma música, com "accelerandos" e "ritardandos" ao sabor das partes distintas. Imaginem Stairway to Heaven ou Bohemian Rhapsody gravadas com "click"... Não existiriam (ou ficariam uma merda).

    Verdade... Porque hoje em dia poucos bateras mandam bem pra isso...

    O conceito de música é redondo, compressor, eq deixando tudo sempre igual, e blá blá blá... Aí vem o Queen, mixa a 96dB e faz um show do caralho.

    Wade

    Beatles discordam!

    Wade
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Ismah
    Beatles discordam!

    ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Checklist para gravação