Windows 10 - licenças de software

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# jun/15 · Editado por: JJJ


Pessoal, esse tópico não é pro pessoal da perna de pau, do olho de vidro e da cara de mau, ok? rs

A Microsoft está anunciando seu novo SO como um "serviço" (?) gratuito. Quem usa Windows 7 ou 8 já deve ter visto o simbolozinho do Windows ali embaixo no task bar (não viu ainda? dá uma olhada que ele tá lá...).

Pois é, a M$ resolveu dar o Win 10 de presente... Meio estranho, mas vá lá... não é esse o problema aqui.

Minha questão (motivo desse tópico) são as licenças de software de áudio instalado. Como ficam? Um upgrade de SO costuma levar alguns softwares não só a bugar (isso é outro problema que também podemos tratar aqui depois), mas a dar aquele aviso bacana de software não autorizado e tal.

Eu estou 100% legalizado com o Win 8.1 e meus softwares de áudio, não estou a fim de ter problemas com as licenças!

Alguma ideia de como vai ficar isso?

strinbergshredder
Veterano
# jun/15
· votar


JJJ
Interessante a questão! Também tenho meus programinhas lá com meu W 8.1, e não quero que aconteça o mesmo que vc teme.

Acompanhando!

renatocaster
Moderador
# jun/15
· votar


Talvez esses links possam ajudar...

http://www.microsoft.com/pt-br/windows/windows-10-faq?ocid=win10_auxap p_context

http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10_1-win_upgr ade?auth=1

MauricioBahia
Moderador
# jun/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Na boa, eu tenho medo. DETESTO atualizar sistemas operacionais quando são lançados. O motivo é que eu vou acabar tendo que fazer zilhões de updates e corre o risco de algum programa ou hardware parar de funcionar ou mesmo funcionar travando, o que é bastante desagradável

Tô fora. Nem de graça! Ainda mais vindo da Microsoft que, com todo o respeito, tem um passado bastante tumultuado no que se refere à monopólios. Lembram do que aconteceu com o Netscape? Bem, essa questão não é bem o foco do tópico.

Abs e boa sorte!

ps. meu pai recebeu essa mensagem de atualização grátis e me questionou. Eu respondi: "Pelo amor de Deus, não faça nada! Tá tudo funcionando bem, não é? Então deixa assim que tó ótimo! Pra que arrumar problema?". O motivo é que depois o pepino ia sobrar pra mim! O.o

Jabijirous
Veterano
# jun/15
· votar


Amigo, antes de mudar o sistema operacional, veja se os seus programas são compatíveis com o o novo windows 10. Assim você não vai perder tempo e nem a cabeça!

Ainda fico com o windows 7, não tenho problema com ele!

JJJ
Veterano
# jun/15 · Editado por: JJJ
· votar


renatocaster

Bons links. Num deles, uma dúvida dentro do tema aqui:

PERGUNTA (de um usuário lá):
"como ficará meus arquivos e meus softwares instalados no meu win 8.1 quando atualizar para o win 10 , os arquivos do meu HD vinculado ao Windows se mantem intactos ? programas, videos, musicas, fotos e jogos ?"

RESPOSTA (do moderador do fórum deles):
"Após analisar sua pergunta, entendo que possui dúvidas a respeito da atualização do sistema para o Windows 10.
Os seus arquivos e programas não serão afetados com a atualização. Caso haja alguma incompatibilidade com um programa específico, o assistente de instalação do Windows lhe avisará se deseja ou não continuar com a instalação do Windows 10."

Resposta "padrão". Realmente existe esse "assistente", já de muitas versões pra cá. Mas ele só costuma dizer se o software é compatível, não creio que diga nada quanto às licenças. Então, voltamos à estaca zero...

MauricioBahia
Na boa, eu tenho medo. DETESTO atualizar sistemas operacionais quando são lançados.

Eu entendo e sempre tive esse mesmo sentimento.
No entanto... as coisas evoluem e acho que eu mudei um pouco com isso. Principalmente depois do iPad. Eu nem esquento com ele, atualizo sempre e nunca deu problema com os apps.
Aí vão dizer "Ah, mas a Apple é diferente!"
É, tudo bem...
Mas eu mudei de um Vista velho direto pro Win 8.1 e deu tudo certo também... (se bem que eu não tinha tanto software legal instalado - que é o meu problema aqui...).
Estou pensando em dar esse "voto de confiança" pra Microsoft. Quem sabe os caras aprenderam a fazer upgrades sem ferrar os softwares? (e avisaram aos desenvolvedores para se prepararem para o upgrade sem dar zebra...)
Só não quero arriscar muito... hehehe

MauricioBahia
Moderador
# jun/15
· votar


JJJ

Legal testar, ver qual é e tal. Acho muito válido e corajoso! Mas meu computador tem uns 4 anos (ou mais) e logo penso que há uma leve chance de, por causa de um novo SO, ter que atualizar algo e gastar alguma grana. Isso não está nos meus planos! Afinal, "preciso" gastar no Digitech Trio! hehehe

Enfim, prefiro aguardar alguns meses. À propósito, ainda uso o Windows 7!

:D

Jube
Veterano
# jun/15
· votar


É batata que vai dar pau nas licenças e haverá necessidade de revalidar elas sendo bem otimista, já que até mesmo se você instala a mesma versão encima da outra, as licenças já não são mais reconhecidas.

Testei o windows 10 nas fases de testes que a Microsoft liberou e achei legalzinho, mas é batata também que vai vir com uma dor de cabeça ou outra. Vou instalar apenas em uma vm do meu servidor e continuarei com o windows 7 mais um tempo no meu pc com daw.

BJKGUITAR
Veterano
# jun/15
· votar


Tudo que é novidade, é novidade... Difícil manutenção, sem nada em fóruns..É igual comprar um vídeo game da nova geração: Muitas atualizações até chegarem em algo usável.

Aconselho a atualizar sempre, só que mais pra frente...

PS.: O valor do windows 10 saiu hoje cara...realmente ainda é muito cedo!

Adler3x3
Veterano
# jun/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Acho que ainda é muito cedo para avaliar bem.
Mas logo, logo vai poder testar, use primeiro o windows 10 num programa virtual.
Agora é um incomodo, alguns produtores atualizam as versões para o novo sistema, mas demora um certo tempo, alguns nem são atualizados, e outros cobram uma taxa a parte.
É a obsolescência que no mundo virtual esta cada vez acontecendo mais cedo.
E o maior problema pode ser os drives de hardware.
Assim se for fazer um upgrade do sistema operacional tem que se preparar para isto.
O Windows é obsoleto já faz tempo.

Os usuários tem que ser unir para exigir um item muito importante, que se chama compatibilidade.
E caso o sistema não seja compatível com os seus programas, simplesmente não compre o novo sistema, e notifique o motivo a faixa azul.

Agora é uma piada este windows 10, cadê o 9? pulou do 8 para o 10.
Eta monopólio picareta, que tá com os dias contados.

Ramsay
Veterano
# jun/15
· votar


Na resposta à 3ª pergunta eles falam:
"Essa atualização gratuita será oferecida por um ano depois que o Windows 10 estiver disponível. Após fazer a atualização, o Windows 10 é seu."

O problema é que o Windows 10 só é seu se for por atualização.
Um arquivo com o S.O pra baixar e fazer uma instalação do zero eles não vão fornecer.
Eu vou passar essa e continuar com o bom e velho Windows 8.1 Pro 64 bits.
Engraçado que eles estão fazendo essa oferta até para os Windows Jack Sparrow.

krixzy
Veterano
# jun/15 · Editado por: krixzy
· votar


JJJ
Cara, acho que ainda é cedo, veja se os seus programas tem drives pro windows 10 antes de atualizar, porque se não é capaz de vc ter problemas com funcionamento além das licenças.

MauricioBahia
Na boa, eu tenho medo. DETESTO atualizar sistemas operacionais quando são lançados. O motivo é que eu vou acabar tendo que fazer zilhões de updates e corre o risco de algum programa ou hardware parar de funcionar ou mesmo funcionar travando, o que é bastante desagradável

Somos 2, eu instalei o 8.1 aqui e nunca atualizei nada, deixo o windows update sempre desativado, na semana passada fui inventar de atualizar, foi tanta atualização e no fim só deixou o PC lento na hora de iniciar o windows, no fim formatei e deixei desatualizado mesmo, funciona suave.


E já tem disponível o CD/DVD de instalação do windows 10? Acho que não, esse papo de windows novo de graça ta mais pra pegadinha de pega cobaia, pra testar e encontrar problemas pra ser corrigido antes do lançado do DVD pra venda.

makumbator
Moderador
# jun/15
· votar


krixzy
E já tem disponível o CD/DVD de instalação do windows 10?

Final não, mas a versão anterior à final tem online.

esse papo de windows novo de graça ta mais pra pegadinha de pega cobaia, pra testar e encontrar problemas pra ser corrigido antes do lançado do DVD pra venda.

Os early adopters são sempre cobaias. Nem tem como não ser assim. Afinal, só se descobrem bugs usando o software.

Eu já reservei as duas cópias originais do windows 10 a que tenho direito. Mas só vou instalar de cara no segundo computador pra ver como se comporta. Depois coloco no principal se tudo o que uso funcionar com ele.

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


makumbator
só vou instalar de cara no segundo computador pra ver como se comporta. Depois coloco no principal se tudo o que uso funcionar com ele.

Precisamente, caro colega! Meu notebook (que tem algumas licencinhas menores) será minha cobaia!

Calime
Veterano
# jun/15
· votar


Usando o Win 7 Ultimate e feliz por aqui. Só atualizo qdo precisar fazer a formatação. Pra mim nesse caso vale a máxima: "em time que está ganhando não se mexe!"

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jun/15
· votar


eta pessoal de bem. to gostando de ver.

mais pra frente dependendo da repercursão vou testar pra ver se melhorou em algo em relação ao 8.1

nunca fiz esse lance de atualização direta de SO. Pra mim o velho repartir o HD, fazer backup, format + install All é muito mais jogo e mais seguro.

entamoeba
Membro Novato
# jun/15
· votar


Já li que tem gente perdendo o HD por causa de uma das atualizações do Windows 10.

makumbator
Moderador
# jun/15
· votar


entamoeba

Como se nem teve atualização ainda? O que existem são versões betas e release, que obviamente devem ser instaladas esperando alguns bugs.

Lelo Mig
Membro
# jun/15
· votar


Tô com a bandeirinha no canto inferior direito... dedo no gatilho, pronta prá instalar.

Mas, como atualmente estou só com este Note, tô esperando o makumbator instalar o dele e postar aqui se tá tudo rolando 100% ou bugando!

entamoeba
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: entamoeba
· votar


makumbator

Aqui, como em vários outros lugares, eles falam em "atualizações". Pode ser que eles estejam enganados, mas acho pouco provável, já que se trata de um fórum especializado.

Não estou conseguindo achar onde vi o que afirmei. Mas havia mais de um relato sobre o problema. Assim que tiver um tempinho vou procurar!

Eu vou esperar até o último minuto para baixar essa bagaça! Ainda vem muito bug por aí. Quem é usuário antigo de Windows já viu esse filme!

makumbator
Moderador
# jun/15 · Editado por: makumbator
· votar


entamoeba

Mas isso é versão preview amigo. Elas existem pra isso, serem usadas no dia a dia dos usuários experientes que se propõem a testá-las(algo muito mais amplo que os testes controlados do fabricante) e apontarem bugs para serem corrigidos antes da versão final. É praxe.

Quem instala versão beta (principalmente de SO) tem que estar ciente que podem acontecer problemas graves, e até catástrofes como perda total de dados. É algo inerente ao teste. Em todos os lançamentos é assim. Isso não é para consumidor final.

Leia o item "importante" para ver a recomendação da própria Microsoft sobre essa versão:

http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/preview-iso

Eu reitero: Não existe ainda versão definitiva do Windows 10, muito menos atualizações para algo que nem foi lançado. Sites que apontem para links disso são fraudes.

entamoeba
Membro Novato
# jun/15
· votar


makumbator
Desculpe, cara. Só agora cliquei no ícone e vi que não dá para baixar o Windows 10 agora, apenas para reservar. Achei (sei lá porque - mas essa história tá tão esquisita que estou acreditando em tudo) que eles estavam disponibilizando versões beta para o usuário comum. Não é o caso.

makumbator
Moderador
# jun/15 · Editado por: makumbator
· votar


entamoeba

Não tem do que se desculpar! Os usuários comuns (como eu e você) até podem baixar esse ISO e testar, desde que inscritos no programa Windows insider da Microsoft, mas seria por conta e risco (e após concordar que bugs monstros podem ocorrer nos testes!).

Jabijirous
Veterano
# jul/15 · Editado por: Jabijirous
· votar


Steinberg lançou uma nota sobre a compatibilidade do windows 10. Ainda diz para não baixar o windows que é para esperar os resultados da Steinberg.

http://www.steinberg.net/en/newsandevents/news/newsdetail/article/wind ows-10-compatibility-3256.html

Lelo Mig
Membro
# jul/15
· votar


Todos

Ouvi na CBN, que quem tem Win 7, 8 e 8.1, na máquina, devidamente licenciado, e apareceu o aviso na barra
pode instalar FREE, em até 1 ano.

Após este prazo, só pago

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Jabijirous

Pois é... Essa é minha preocupação. Daqui a pouco vou ter que trocar de computador por causa do Windows 10. O.o

Meu PC tem uns 4 anos e me atende tão bem com o Windows 7 original que não vejo a menor necessidade de atualizar.

Hoje em dia, muitas empresas criam necessidades pra vender coisas que não precisamos. Uma teia de interesses pra gerar lucro que acaba nos deixando reféns.

Abs

Jabijirous
Veterano
# jul/15
· votar


MauricioBahia
Estou no mesmo barco, só que meu pc é tem 5 anos indo pra 6 e o processador está dando um banho ainda. Não vou mudar tão cedo, penso em comprar outro e deixar esse pra slave ou como master, pois tenho 24gb de memória e um i7 930. O que me limita é a memória, preciso de mais kkkkk

makumbator
Moderador
# jul/15
· votar


Lelo Mig
Ouvi na CBN, que quem tem Win 7, 8 e 8.1, na máquina, devidamente licenciado, e apareceu o aviso na barra
pode instalar FREE, em até 1 ano.

Após este prazo, só pago


Sim, apareceu há algum tempo já. A gente vai poder baixar a partir de 29 de Julho (pelo menos essa é a data informada). Mas não precisa instalar logo de cara, pode deixar baixado e instalar depois. Mas o prazo pra ser grátis é esse mesmo (1 ano a contar da data da liberação).

JJJ
Veterano
# jul/15
· votar


MauricioBahia
Hoje em dia, muitas empresas criam necessidades pra vender coisas que não precisamos.

Bem-vindo à era da informação!

Jabijirous
pois tenho 24gb de memória e um i7 930. O que me limita é a memória, preciso de mais kkkkk

24 giga e quer mais? Cara guloso... hehehe

Sobre o texto da Steinberg:
"We recommend that you do not upgrade to Windows 10 until final testing results are available as it might turn out that some Steinberg products need to be updated to ensure full compatibility."

Que precisem de algum update, tudo bem. É perfeitamente aceitável. Meu maior medo é que as licenças não reconheçam a máquina quando mudarmos o SO, pensando que é pirataria...

Jabijirous
Veterano
# jul/15
· votar


JJJ

Rapaz, a produça em midi aqui é pesada kkkkk quanto mais memória melhor kkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Windows 10 - licenças de software