Gravação "Vintage" blahh

    Autor Mensagem
    Slash_1989
    Veterano
    # mar/15


    Gravei um amigo meu recentemente e ele pediu para que a música soasse bem vintage, cheia de chiados e com pouca definição...

    O resultado foi esse, aguardo críticas e sugestões!

    https://soundcloud.com/danilohfaria/plum-mario-rocha

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Slash_1989

    Show de bola! A música é boa também, gostei!

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Slask_1989

    Tai gostei, da música e da gravação, me soou bem por aqui, se é vintage não sei dizer.

    Fernando
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Bacana, me lembrou Ellioth Smith. A voz dobrada, o violão e tal.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    Slash_1989

    Massa!

    Não sei qual é a do vintage... Mas a música ficou legal.

    Senti o chiado meio genérico... Não me lembrou aquele "antigo"...

    Ouvi nos fones.. Depois ouço com mais calma..

    ogner
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Slash_1989
    Bem bacana, mas o violão gravado com essa qualidade toda e o chiado, não enganaram..hehehe!!

    Pra soar vintage acho que o todo deveria seguir a linha "vintage", sei lá como...hehehehe!!!

    Menos "brilho" ???

    Muito legal a musica e gravação...Resultado final, independente do "vintage" ficou bem legal!!

    Vc ta mandando benzão nas gravinas!!! o/

    MMI
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Slash_1989

    A mim também não pareceu vintage... Mas não importa, se o cara que gravou gostou, é o que importa. Ficou bom.

    Como você fez isso e tratou para parecer vintage?

    Slash_1989
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Slash_1989
    · votar


    Fernando
    Bacana, me lembrou Ellioth Smith. A voz dobrada, o violão e tal.

    Foi a referência que ele me passou! =)

    ogner
    Então, falha minha. Eu pedi a referência pra mixar e não pra gravar, então acabei usando condensadores ao invés de um sm57.
    Depois fiquei brincando com o lo-fi pra tirar o brilho e a definição do violão, mas acabei não abusando tanto na mix final, o que deu essa alta definição disfarçada de podrera.

    MMI
    Foi como eu disse... Falhei em não pedir referências antes da gravação, então tive que estragar o som digitalmente. A definição do violão e o nível do ruido foram escolhidos pelo cara, tem uns versões anteriores bem mais sujas.
    Eu usei basicamente o tape machine da slate com o noise reduction zerado, e o VCC simulando o RC Tube, que também deu uma filtrada nos agudos. Na verdade, desliguei o noise reduction de todos plugins que usei, e (não lembro), devo ter usado o lo-fi sutilmente em algum stem.
    Fora isso, evitei mexer muito nos agudos, passei a mix final pelo meu compressor valvulado da ART e só usei um limiter pra aumentar um pouquinho o volume. Apesar que agora eu sinto falta de uma comprimida maior no master buss...

    MMI
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Slash_1989

    É... Você tem toda razão, o termo "gravação vintage" pode significar um monte de coisas e seria preciso referências. Como eu te disse, importa que o sujeito gostou, então está nota 10.

    Talvez a minha opinião do significado de gravação vintage seja diferente da sua que pode ser diferente da dele. Minha referência quando penso em gravação vintage seria uma música sem overdubs, 1 ou 2 microfones na sala no máximo pegando tudo, que provavelmente eu escolheria um de fita (gravação com som vintage eu ligo automaticamente a um ribbon), mas não seria ruim um condensador - não usaria um SM57 não, se fosse um dinâmico poderia sugerir um Heil PR30 que é interessante, mas seria das últimas opções. A composição teria que ir nesse caminho também, mas não sei se colocaria chiado. Na minha cabeça limitada eu pensaria que o extremo da gravação vintage seria por exemplo um original do Robert Johnson, mas eu iria muito mais num caminho do "Sessions for Robert Johnson" do Clapton. Mas este seria o esquema, zero de plugin de ambiência, sem overdubs, sem multitracks.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação "Vintage" blahh