Autor |
Mensagem |
Slash_1989 Veterano |
# mar/15
Gravei um amigo meu recentemente e ele pediu para que a música soasse bem vintage, cheia de chiados e com pouca definição...
O resultado foi esse, aguardo críticas e sugestões!
https://soundcloud.com/danilohfaria/plum-mario-rocha
|
Jabijirous Veterano |
# mar/15
· votar
Slash_1989
Show de bola! A música é boa também, gostei!
|
Adler3x3 Veterano |
# mar/15 · Editado por: Adler3x3
· votar
Slask_1989
Tai gostei, da música e da gravação, me soou bem por aqui, se é vintage não sei dizer.
|
Fernando Veterano
|
# mar/15
· votar
Bacana, me lembrou Ellioth Smith. A voz dobrada, o violão e tal.
|
RafaelBernatto Veterano |
# mar/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar
Slash_1989
Massa!
Não sei qual é a do vintage... Mas a música ficou legal.
Senti o chiado meio genérico... Não me lembrou aquele "antigo"...
Ouvi nos fones.. Depois ouço com mais calma..
|
ogner Veterano
|
# mar/15
· votar
Slash_1989 Bem bacana, mas o violão gravado com essa qualidade toda e o chiado, não enganaram..hehehe!!
Pra soar vintage acho que o todo deveria seguir a linha "vintage", sei lá como...hehehehe!!!
Menos "brilho" ???
Muito legal a musica e gravação...Resultado final, independente do "vintage" ficou bem legal!!
Vc ta mandando benzão nas gravinas!!! o/
|
MMI Veterano
|
# mar/15
· votar
Slash_1989
A mim também não pareceu vintage... Mas não importa, se o cara que gravou gostou, é o que importa. Ficou bom.
Como você fez isso e tratou para parecer vintage?
|
Slash_1989 Veterano |
# mar/15 · Editado por: Slash_1989
· votar
Fernando Bacana, me lembrou Ellioth Smith. A voz dobrada, o violão e tal.
Foi a referência que ele me passou! =)
ogner Então, falha minha. Eu pedi a referência pra mixar e não pra gravar, então acabei usando condensadores ao invés de um sm57. Depois fiquei brincando com o lo-fi pra tirar o brilho e a definição do violão, mas acabei não abusando tanto na mix final, o que deu essa alta definição disfarçada de podrera.
MMI Foi como eu disse... Falhei em não pedir referências antes da gravação, então tive que estragar o som digitalmente. A definição do violão e o nível do ruido foram escolhidos pelo cara, tem uns versões anteriores bem mais sujas. Eu usei basicamente o tape machine da slate com o noise reduction zerado, e o VCC simulando o RC Tube, que também deu uma filtrada nos agudos. Na verdade, desliguei o noise reduction de todos plugins que usei, e (não lembro), devo ter usado o lo-fi sutilmente em algum stem. Fora isso, evitei mexer muito nos agudos, passei a mix final pelo meu compressor valvulado da ART e só usei um limiter pra aumentar um pouquinho o volume. Apesar que agora eu sinto falta de uma comprimida maior no master buss...
|
MMI Veterano
|
# mar/15
· votar
Slash_1989
É... Você tem toda razão, o termo "gravação vintage" pode significar um monte de coisas e seria preciso referências. Como eu te disse, importa que o sujeito gostou, então está nota 10.
Talvez a minha opinião do significado de gravação vintage seja diferente da sua que pode ser diferente da dele. Minha referência quando penso em gravação vintage seria uma música sem overdubs, 1 ou 2 microfones na sala no máximo pegando tudo, que provavelmente eu escolheria um de fita (gravação com som vintage eu ligo automaticamente a um ribbon), mas não seria ruim um condensador - não usaria um SM57 não, se fosse um dinâmico poderia sugerir um Heil PR30 que é interessante, mas seria das últimas opções. A composição teria que ir nesse caminho também, mas não sei se colocaria chiado. Na minha cabeça limitada eu pensaria que o extremo da gravação vintage seria por exemplo um original do Robert Johnson, mas eu iria muito mais num caminho do "Sessions for Robert Johnson" do Clapton. Mas este seria o esquema, zero de plugin de ambiência, sem overdubs, sem multitracks.
|