Músicas com problemas de equalização?

Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # mar/15

Amigos... Um dilema me surgiu usando um plug-in (Equo, nativo do FLS) que baseado num analisador de espectro, equaliza a track, adicionando o que falta e tirando o que sobra (pensando em um sinal flat).

Vejam bem, passei numa track que usava como referencial, e fruta que caiu... O que veio a tona ficou melhor... Mas MUITO melhor que a original, veio a tona também uma dinâmica muito escondida.

Ou será que estou ficando surdo? - Lembrando que as perdas se dão nos agudos inicialmente...

Para tirar a teima digam qual soa melhor. Seguem as tracks da música Pra tocar seu coração, da banda DeFalla (pretendo testar com outras músicas bem mais batidas)...

DeFalla - Pra tocar seu coração
    gufavaretto
    Veterano
    # mar/15
    · votar

De fato a diferença é monstruosa.
    A segunda parece um celular reproduzindo.
    A primeira tem uma dinâmica muito melhor, tudo ficou melhor, a guitarra, a batera, a voz e etc.
    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar

A segunda, na minha opinião, tá muito aberta! É tanto agudo que chega a doer os ouvidos. A primeira é bem encorpada e pra mim tá perfeita (nada genial, apenas comum, correto).

Essa segunda me lembra a época que eu tocava batera com protetor. Quando tirava, ouvia os agudos assim, muito brilhantes, estourando os tímpanos!
    Adler3x3
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar

Bem supõe-se que a primeira é a original e é na segunda que foi aplicado o plugin.

Na verdade não gostei de nenhuma.
    Mas se fosse escolher a primeira me pareceu melhor.
    A segunda parece a primeira com o som meio sufocado, tem mais agudos mas parece reprimida.
    Muito embora me pareceu o uso excessivo de compressores.

A música é bem legal tá bem produzida também, mas pode ficar melhor.
    Mas depois de certo tempo de audição, que ouvii mais vezes, me confundi e não saberia dizer qual é a melhor.
    Talvez por que ouvi hoje a tarde, quando já estava cansado.
    Esta coisa de eq é complicada mesmo, depende muito do gosto.
    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar

Atendendo as observações, adicionarei um "LPF" @ 16KHz, deixando o 16KHz e 12KHz flat, e o 22KHz em 0% (marca em porcentagem não dB). Posto os resultados ainda hoje.

Adicionei algumas tracks lá ainda para tira teima.
      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   

Tópicos relacionados a Músicas com problemas de equalização?