Pré-amp, o mistério!

    Autor Mensagem
    fedrizze
    Veterano
    # jan/15


    Boa tarde gralera! \o

    Gostaria da opinião sincera de todos os experts que quiserem contribuir :p

    Vou explicar um pouco da minha situção para melhor entender a questão. Atualmente eu tenho uma placa de áudio Delta 1010lt (PCI 8i/o), estive pensando em vender ela para comprar uma placa de audio external, a princípio as algum das Fast Tracks. Mas andei lendo alguns posts na internet e vi que um bom pré-amp poderia sanar o meu problema de qualidade de som, pois estou gravando com uma mesa de Behringer de 4 canais meio "fulerage", o pré dela não é das melhores, então quando gravo a guitarra ou contra-baixo com ela, deixa a desejar.

    Enfim, estiver pensando em vender essa mesa de som e comprar um "bom" pré-amp valvulado, para dar um "brilho" legal na guitarra e aquele "corpinho grave" para o baixo.

    Estive pensando em 2 pré-amps, o MIC200 da Behringer com outra válvula e o Tubepre V2 da PreSonus.

    Agora a questão é, vale a pena fazer isso ou realmente troco a placa de áudio ?!

    Também, se alguém tem algum outro pré-amp para indicar, fico muito grato!

    Obrigado por tudo!

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Estive pensando em 2 pré-amps, o MIC200 da Behringer com outra válvula e o Tubepre V2 da PreSonus.

    Você vai trocar peixe morto por cachorro manco...

    Agora a questão é, vale a pena fazer isso ou realmente troco a placa de áudio ?!

    Pega logo uma placa de áudio decente!

    ogner
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Você vai trocar peixe morto por cachorro manco... (2)

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Você vai trocar peixe morto por cachorro manco... [3]

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    4 pro cachorro manco, sem dúvidas.


    MAS:

    O principal problema de gravar guitarra e baixo, é a impedância. Se sua mesa não tem um canal com Hi-Z, o que você precisa é um DI. Há opções baratas (dá até para fazer um em casa).

    A solução mais prática e funcional é trocar tudo por uma interface, já tem tudo isso, vai te dar mobilidade, mais qualidade, etc, etc.

    kazu keyboard
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    fedrizze
    compre um pré descente entao. Não vai de cachorro manco que é foda. A behringer é mal falada por questao de durabilidade, mas evidente que esses prés nao vai te add muita coisa na troca. Mas poucos sabem que a behringer tem um pré fodastico, top de linha da marca (nao da pra compara com um Avalon ou Universal), mas ja vi esse pre trabalhar lado a lado dessas duas marcas tops e não fica muito pra traz nao. O modelo é o T1953 ...pesquise...abraços

    fedrizze
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: fedrizze
    · votar


    @ogner, @ogner, @Ismah
    Entendi o recado :P
    Qual interface vocês me indicariam para pegar um som legal? Sempre fui muito com a cara das Line 6, mas é meio difícil encontrá-las.

    @shoyoninja
    Eu tenho um Direct Box também da Behringer, só tinha ele para quebrar o galho quando ia sair tocar em algumas Pub's. Não sei se vai der ideal.

    @shoyoninja
    Valeu pela dica do pré! Apesar de ser difícil encontrá-lo para comprar. Vi que um pré de boa qualidade é bem mais caro que uma interface boa.

    Para deixar bem mais claro o que eu estou procurando, queria usar VST's para atingir um timbre legal com o baixo e guitarra, já que não tenho dinheiro e nem local para montar uma acústica e equipamentos para gravação de altíssima qualidade.

    Um exemplo de um timbre:


    Eu creio que esse timbre eu consiga obter com um pouco de esforço.

    Também, algo assim (o timbre de baixo me agrade bem):


    Que exige um pouco mais do meu conhecimento.
    Não sou o melhor expert em musica, não mexo a muito tempo posso não ter o ouvido bem treinado para diferenciar o que posso, o que não posso, o que é bom e o que não é bom. Por isso peço desculpas.

    Mas o princípio maior é esse, conhecimento :)

    Obrigado novamente a todos que me ajudaram!
    (se precisaram de ajuda em programação, as ordens! lol)

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu gravo o meu baixo (Yamaha TRBX 305 com captadores humbuckers cerâmicos YGD) na interface Focusrite Scarlett 2i2. Ela tem conexão INST já com a impedância prontinha para instrumentos de cordas.
    O timbre fica fantástico!! Quando se escuta uma gravação parece que o baixo está sendo tocado ali ao vivo.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Um assunto que é totalmente minha praia, apesar de eu ser mal visto aqui por alguns, tenho experiencia pra afirmar que:

    Placa de som melhorzinha que a delta 1010 ou qualquer interface dessas fast track não vai te trazer um bom melhor.

    Não vai atrás que a delta 1010 tem som ruim porque quem fala isso é alguem que quer no mínimo se engrandecer com sua fastrack, quem fala isso não fala a verdadade, é um problema mais psicolôgico.

    Aconselho esperar e quando puder compre uma Apollo.

    Mesa de som barata yamaha, beringer, staner, até mesmo as mackie tem som de preamp geralmente simples demais não são nem flat as vezes, o que seria o minimo esperado, algumas mesas são tão estranhas que ao sinal de audio passar pelo equalizar o som fica com uma gordura a mais ou a menos nos medios.

    As vezes pra diminuir ruidos e ficar dentro de padrões elas tem um agudo mais abafado.

    Pré amplificador valvulado bom é caro, a coloração desse preamplificadores valvulados top de linha de prateleira não tem tanta coloração no som como alguns penssam, são feitos para ter um som padrão e não um som bom.

    Cor no som não vem apenas através de válvulas.

    Um prézinho chulé, ralé desses válvulados que não tem transformadores de áudio pois possuem saidas e entradas com circuitos integrados as vezes de qualidade duvidosa, vão enfeitar o seu rack mas esquentar som é outra história.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    fedrizze

    Está sabendo que é pouco provável que seja um baixo analógico, certo?

    fedrizze
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: fedrizze
    · votar


    @El_Cabong
    Focusrite Scarlett 2i2, vou pesquisar sobre ela, já me recomendaram uma vez ela e a Line 6 UX2. Obrigado pela dica!

    @Hendrix Gallagher Straits
    Toda sabedoria e ajuda é bem vinda meu caro :)

    algumas mesas são tão estranhas que ao sinal de audio passar pelo equalizar o som fica com uma gordura a mais ou a menos nos medios.

    Você matou a charada meu caro. No caso da minha mesa Behringer (UB 1204 Eurorack), tanto guitarra quanto baixo ela "abafa", não dá para sentir aqueles "médios bonitos" ao gravar, simplesmente fica "morto". Já tentei de várias maneiras acertar por EQ ou até mesmo por simuladores (Amplitube, Guitar Rig, até mesmo com pack de impulses).

    Placa de som melhorzinha que a delta 1010 ou qualquer interface dessas fast track não vai te trazer um bom melhor.

    Eu estive pensando em pegar uma placa de áudio de 700~900 reais. Algo como a que nosso amigo El_Cabong citou (Focusrite Scarlett 2i2) ou até mesmo a Line 6 UX2 (não sei se a UX2 vale muito a pena, por ser difícil de achar).

    Estive correndo atrás de um pré-amp, e não acha muita opção no mercado, só vejo esse Tube Pre da PreSonus, e aquele Arcano (run to the hills). E se ambos são "cachorro manco", não vale a pena o investimento.

    @Ismah
    Sinceramente, já passou muitas vezes por minha cabeça que pode ser VSTi pelo motivo de não ter dinâmica. Tanto o baixo, quando a bateria (que é mais óbvio ser VSTi).

    Mas a ideia é chegar em um timbre parecido ou perto deste com um instrumento mesmo.

    Mais uma vez, obrigado por tudo pessoal! A ajuda de vocês está sendo fundamental para mim :)

    Se há mais alguma dica, apesar de ser mais do que exato que vale mais a pena vender minha placa e minha mesa e comprar uma boa interface. Pois estive pesquisando pré-amps que realmente valem a pena se investir, o preço é bem alto (na casa de 1700~2000).

    shoyoninja
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    fedrizze
    Use o DI primeiro antes de gastar.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    fedrizze

    Compressão não é hipótese?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pré-amp, o mistério!