Cubase 5 - Mudar timbre pela tecla numérica

    Autor Mensagem
    cabo.gel
    Veterano
    # dez/14


    Olá galera, boa noite..
    sou novo por aqui e gostaria de saber se tem como mudar os timbres pelas teclas numéricas do computador usando o Cubase 5. Estou algum tempo atrás disso mas ñ tenho obtido sucesso..

    Se alguém poder me ajudar, ficarei muito grato!

    Obrigado desde já!

    esdras_63
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Mudar timbre do que exatamente? Você está querendo tocar ao vivo com ele e mudar o timbre através do seu instrumento através de um toque na tecla numérica?

    cabo.gel
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: cabo.gel
    · votar


    Mudar timbre do que exatamente? Você está querendo tocar ao vivo com ele e mudar o timbre através do seu instrumento através de um toque na tecla numérica?

    Isso mesmo...
    gostaria de mudar o timbre utilizando o teclado numérico do notebook. Na verdade até comprei um teclado numérico USB, mas não tenho ideia como fazer isso.

    Toco ao vivo com banda mas mudo o timbre através das setas ▲▼ do teclado do notebook, porém fica muito ruim trabalhar desse jeito.

    Vc poderia me dar uma luz como posso fazer isso no Cubase 5?

    Abraços!

    esdras_63
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Eu já toquei ao vivo com o Cubase e realmente nunca consegui achar nada parecido. Tive que ir mutando a pista e abrindo a outra que ia usar toda vez. O certo ao meu ver seria configurar um botão que ao pressionar acionaria uma trigger que mutaria a pista atual e soltasse a com o outro timbre, mas acho que não é possível no Cubase. Até tem como mapear botões em midi para quando pressionados fazer determinada função como somente mutar a faixa, mas ainda não vi nada a respeito de realizar várias funções...

    makumbator
    Moderador
    # dez/14
    · votar


    cabo.gel

    Basta criar um atalho nas preferências, ou mesmo um macro que congregue vários comandos em uma única tecla se for necessário mais de uma ação simultânea.

    A princípio o teclado numérico no Cubase está configurado para navegar entre os marcadores ( e para retornar ao início da sessão no 0). Mas basta mudar.

    Não lembro se no Cubase 5 era igual aos mais recentes (uso o mais atual, 8 Pro), mas com certeza já tinha macro e alteração de teclas de atalho.

    Consulte o manual dele pra saber aonde exatamente fica essa opções no Cubase 5.

    esdras_63
    O certo ao meu ver seria configurar um botão que ao pressionar acionaria uma trigger que mutaria a pista atual e soltasse a com o outro timbre

    Acho que com macro dá pra fazer isso. Basta programar as ações no editor de macro do Cubase.

    cabo.gel
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Olá amigos, obrigado por me dar uma luz...

    mas ainda estou perdido...

    gostaria de saber se realmente é possivel selecionar cada track do meu vst para que possa selecionar a partir do teclado numérico do notebook..

    morri de pesquisar e não obtive sucesso..

    makumbator
    Moderador
    # dez/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    cabo.gel

    Explique exatamente o que quer fazer. Você deseja selecionar quantos e quais canais? E fazer o que com eles depois de selecionados? Se possível explique com detalhes o que deseja.

    Procure no manual do Cubase 5 sobre macro. Aqui um vídeo demonstrando o editor macro e as alterações de atalhos de teclado (em inglês e feito no Cubase 6):

    https://www.youtube.com/watch?v=TafjXFqba7Y

    cabo.gel
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: cabo.gel
    · votar


    Explique exatamente o que quer fazer. Você deseja selecionar quantos e quais canais? E fazer o que com eles depois de selecionados? Se possível explique com detalhes o que deseja.

    Então...
    No meu projeto do Cubase, eu tenho uma lista de MIDI Track da qual estou usando VST intrument usando com o meu controlador.

    Na minha lista de MIDI Track , tenho:
    - Piano
    - Organ
    - Strings
    - Pads

    Gostaria q cada MIDI Track fosse representado por uma tecla numérica do notebook.

    Exemplo:
    Caso pressionasse a [tecla 1] do notebook, sempre selecionasse o MIDI Track Piano.
    Caso pressionasse a [tecla 2] do notebook, sempre selecionasse o MIDI Track String.
    E assim por adiante...

    Como eu toco com banda ao vivo, eu tenho que mudar os timbres rapidamente. E atualmente estou usando as setas do teclado do notebook para mudar o timbre. Então me surgiu a necessidade de mudar os timbres rapidamente por apenas as teclas numéricas do notebook para facilitar o trabalho.

    Deu para entender?

    Obrigado desde já amigo...

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    cabo.gel

    Qual controlador vc esta usando?? ja pensou em usar seus VST's em um Host ao inves de Daw?? Se for usar DaW aconselho o Fruit Loops, com ele sei que vc consegue endereçar as mudanças pelo proprio teclado controlador.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cubase 5 - Mudar timbre pela tecla numérica